Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como fazer um planejamento financeiro para realizar a pós-graduação?

Chega um momento em nossas carreiras que, para alcançar cargos mais altos e melhorar as possibilidades, é preciso se especializar. Com a demanda cada vez maior por profissionais qualificados, esse é o momento ideal para encaixar uma pós-graduação na rotina. Mas, para isso, organização e planejamento financeiro são imprescindíveis. 

Para que o dinheiro não seja um obstáculo entre você e os seus sonhos de carreira, o ideal é colocar tudo na ponta do lápis, analisar de maneira minuciosa as possibilidades e planejar. Para te ajudar a ter mais clareza sobre as possibilidades de fazer uma pós-graduação, separamos algumas dicas. Confira!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como fazer um planejamento financeiro?

Diagnóstico financeiro

A chave para o sucesso de qualquer planejamento financeiro é saber o que acontece com o seu dinheiro todo mês. Para isso, comece se perguntando:

  • Quanto eu ganho?
  • Do que eu ganho, qual quantia é fixa, ou seja, você pode contar todos os meses?
  • Quanto eu gasto por mês com despesas essenciais?
  • Quanto eu gasto por mês com despesas não essenciais?
  • Eu estou pagando juros do cartão de crédito ou tarifas altas de cheque especial, por exemplo? Se sim, quanto?
  • Eu estou conseguindo guardar dinheiro todo mês?
  • Quanto eu poderia guardar se eu economizasse com as minhas despesas não essenciais, juros ou tarifas?

Anote tudo. Pode ser em um papel, em uma planilha no computador ou até em algum aplicativo no celular. O melhor método é você quem escolhe, porque o importante mesmo é ter controle sobre tudo o que entra e o que sai de sua conta bancária mensalmente.

Metas realistas

Faça metas, mas seja pé no chão. Após fazer o diagnóstico do seu orçamento, procure pelos cursos de pós-graduação que você deseja fazer, veja com quais deles você mais se identifica e anote valores, condições de pagamentos e bolsas que a universidade oferece.

Junto com a sua planilha, pense em quanto tempo você irá levar para organizar suas finanças de modo que o ingresso na pós-graduação não signifique um comprometimento no seu orçamento essencial, nem um endividamento a longo prazo. Se não for possível começar agora, espere e se organize. Esse tempo é o que vai garantir que você consiga começar e terminar sua especialização com tranquilidade.

Controle de gastos

Aprenda a controlar seus gastos. Essa é uma lição valiosa não só para quem deseja fazer uma pós, mas também para quem planeja ter uma vida mais equilibrada. São aquelas pequenas coisas que, às vezes, parecem supérfluas, mas que no acumulado do mês podem “detonar” o seu orçamento.

Uma boa maneira de evitar gastos desnecessários é se perguntando:

  • Eu preciso disso?
  • Eu posso gastar com isso agora?
  • Se eu comprar isso agora, vou comprometer meu orçamento e meus sonhos?

Essas três perguntas não só nos ajudam a pensar e nortear nossas decisões como também a não agir por impulso. 

Banner do e-book Guia prático de planejamento financeiro pessoal

Aprenda a poupar

O sucesso financeiro está no hábito de poupar. Não existe investimento que seja tão efetivo quanto o nosso autocontrole e a nossa persistência em guardar dinheiro. No começo, quando as finanças estão um pouco bagunçadas, essa tarefa pode parecer difícil. Por isso, dê preferência em eliminar aqueles gastos que atrapalham e comprometem o seu orçamento mensal, como as dívidas.

Mesmo que a quantia no final do mês pareça pouca, guarde-a e faça desse hábito uma meta. Conforme a vida financeira vá se ajeitando, você pode aumentar o valor guardado, até que ele seja suficiente para você realizar seus objetivos.

Renda extra

Às vezes, mesmo com planejamento e controle de gastos, a renda total acumulada pode não ser suficiente para colocar as contas em dia. Mas, isso não significa que o sonho da pós-graduação morreu, apenas que é o momento de arregaçar as mangas um pouquinho mais.

Pense em coisas no seu dia a dia em que você seja bom e que possam ser transformadas em renda extra. Desde a fabricação de doces caseiros até trabalhos freelancers na sua área de atuação. Essa dedicação especial pode ser a saída que faltava para você dar um passo ainda maior na carreira.

Lembre-se sempre: um esforço maior, hoje, pode significar um grande passo no futuro amanhã. 

Gostou do conteúdo? Agora, aproveite para conhecer os cursos oferecidos pela pós-graduação Unime e invista na sua carreira. Com a Unime, você obtém a certificação de especialista em 6 ou 10 meses com a pós-graduação EAD. Faça o seu planejamento financeiro e realize a tão sonhada especialização.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades