Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como usar as redes sociais a seu favor na hora de buscar emprego

A digitalização mudou muitos processos em nosso dia a dia, inclusive a forma como os recrutadores nos encontram e vice-versa. Com a digitalização da contratação, as redes sociais se tornaram vitrines que, se usadas de forma adequada, podem alavancar carreiras e trazer novas oportunidades.

As redes sociais, em especial o LinkedIn, permitem que o recrutador analise os candidatos muito além das competências técnicas. É possível, por exemplo, identificar soft skills necessárias para um cargo, saber como o candidato se comporta socialmente e conhecer seus interesses pessoais.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

O que fazer com as redes sociais ao procurar emprego?

Se você está buscando recolocação profissional, um novo emprego, uma posição na sua área de atuação ou mesmo está passando por uma transição de carreira, fique atento às dicas que preparamos para você:

1. Mantenha seu perfil profissional completo

Pode parecer clichê, mas essa dica vale ouro. Complete seu perfil profissional com todas as informações solicitadas, seja verdadeiro e faça uma descrição pessoal simples, mas que, ao mesmo tempo, entregue ao recrutador o melhor do seu perfil. Peça, também, recomendações para pessoas e empresas com as quais já trabalhou. Isso ajudará você a se destacar.

Não se esqueça de manter todas essas informações atualizadas. Hoje, mais do que nunca, os recrutadores encontram candidatos nas redes sociais e não podemos deixá-los escapar por esquecer de atualizar o perfil com aquele curso importante.

2. Siga pessoas e empresas do seu interesse profissional

Seguir perfis do seu interesse profissional pode te ajudar a ter contato com aquela vaga dos sonhos.  Isso porque as empresas, recrutadores e líderes costumam postar posições abertas em seus times e essa pode ser a sua chance de se candidatar. O contrário também é válido: você pode ser encontrado por alguma interação e receber um convite para uma entrevista. 

Leia também: Como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn?

3. Seja visto

A melhor forma de ser encontrado pelos recrutadores é aparecendo. Para isso, os algoritmos das redes sociais precisam entender que você é uma pessoa participativa e que publica conteúdos relevantes. Uma boa maneira de ser visto é interagindo com as suas conexões ou seguidores. Então, curta, comente, compartilhe, publique e participe de grupos. Quanto mais presente você for, mais chances de ser notado.

4. Tenha cuidado

É muito importante interagir nas redes sociais, mas é preciso ter cautela quando se está utilizando essa ferramenta para buscar emprego. O que importa é a qualidade das publicações e as interações positivas que você vai obter delas.  Por isso, vale o alerta: tenha muito cuidado com erros de português e evite assuntos polêmicos.

5. A foto conta muito

Nas redes sociais, seja ela qual for, as imagens podem falar mais do que mil palavras sobre você. Se o seu intuito é utilizá-las profissionalmente, pense em como você gostaria de ser visto pelo recrutador. É importante que a sua foto de perfil tenha boa qualidade e transmita quem você é como profissional. Isso não significa, necessariamente, uma foto de terno ou roupa social se o seu nicho profissional não exigir. Às vezes, fotos mais descontraídas também podem ser eficientes para chamar a atenção do recrutador.

6. Utilize os recursos de mídia

Use e abuse dos recursos de mídia. Poste sobre suas conquistas, experiências e certificações. Vale também aquele trabalho que você fez e foi um sucesso. Esse tipo de postagem vai te ajudar a ter mais alcance e a ser lembrado pelas pessoas.  Além disso, algumas redes sociais, como o LinkedIn, contam com um espaço específico para você destacar essas conquistas.

7. Crie alertas de busca

Se você tem interesse em um cargo ou em uma empresa específica, peça para que a sua rede social faça um alerta em caso de novas postagens. Esse recurso não só te ajuda a estar por dentro dos assuntos do ramo, te deixando mais preparado para uma entrevista de emprego, como também pode te avisar rapidamente sobre novas vagas.

As redes sociais têm todas as condições para serem aliadas na hora de buscar um emprego. Tudo vai depender de como você as utiliza. Confira os cursos da Unopar EAD para turbinar o seu currículo e continue acompanhando o blog para mais dicas profissionais como essa! 

Conheça nossas faculdades