Ir para o conteúdo
Curiosidades

5 filmes brasileiros de sucesso e reconhecidos mundialmente

imagem com claquete e pipoca para ilustrar texto sobre filmes brasileiros

Ainda que muitas pessoas prefiram buscar filmes de outros países, sobretudo as produções Hollywoodianas, o cinema brasileiro é um dos maiores do mundo e já passou por fases importantes desde que começou a rodar os primeiros curtas em 1896, no Rio de Janeiro. Entre os movimentos mais marcantes da história do país está o Cinema Novo, que compreendeu o período de 1960 a 1970, com o qual foram produzidos consagrados filmes brasileiros de grande repercussão internacional.

Nesta época, os filmes faziam uma crítica à desigualdade social do Brasil, tendo como referências do exterior os movimentos modernos: Neorrealismo Italiano e a Nouvelle Vague Francesa. Produções como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha, “Vidas Secas” (1963) de Nelson Pereira dos Santos e “Os Fuzis” (1964) de Ruy Guerra fizeram parte da primeira fase do Cinema Novo. Os três estão na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Outro filme de destaque no Brasil é “O Pagador de Promessas” (1962), de Anselmo Duarte, único longa nacional a conquistar a Palma de Ouro, prêmio do Festival de Cannes, na França – um dos mais importantes e reconhecidos festivais de cinema do mundo. Na época, também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1963, sendo o primeiro filme da América do Sul a ser indicado à premiação. A produção, realizada na Bahia, foi estrelada pelos atores Leonardo Villar e Glória Menezes.

Leia também: 4 filmes do Oscar 2021 para aprender sobre diversidade e inclusão

Nas últimas décadas, o cinema brasileiro também tem feito sucesso no cenário internacional. Como destaque em premiações, “Central do Brasil”, de Walter Salles, rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. “Cidade de Deus”, do Fernando Meirelles, é outro filme que ganhou visibilidade mundial, sendo considerado um dos mais importantes da história. O drama recebeu quatro indicações ao Oscar, o de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia. Veja mais sobre eles a seguir:

5 filmes brasileiros de sucesso no Brasil e no mundo

1 – Central do Brasil (1998)

O filme conta a história de Dora, aposentada que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, localizada no Rio de Janeiro. Desta forma, ela conhece Josué, filho de uma de suas clientes que, em decorrência de um acidente, acaba falecendo. Assim, Dora abriga Josué, mesmo contra a sua vontade. Juntos, eles vão ao nordeste à procura do pai do garoto, iniciando, assim, uma aproximação que fará ambos se conhecerem mais e criarem um laço de afeto pelo caminho.

2 – Cidades de Deus (2002)

Ambientado no Rio de Janeiro, Cidade de Deus conta a história de Buscapé, menino pobre, negro e criado em meio à violência das favelas cariocas. Por viver rodeado pelo crime e pelas armas, em um cenário de perigo e medo constantes, Buscapé percebe que esse pode ser o seu destino também. Por isso, ele resolve trilhar a carreira de fotógrafo aproveitando o seu talento no manuseio da câmera e no olhar apurado. Assim, ele começa a registrar o lugar onde vive e a rotina da população.

3 – Tropa de Elite (2007)

O filme de José Padilha mostra a vida do Capitão Nascimento, que lidera uma equipe dentro do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) na cidade do Rio de Janeiro em meio à corrupção no Brasil, à violência urbana e questões familiares. De forma direta e chocante, a produção provoca reflexões em relação à sociedade brasileira e seu sistema. O longa gerou grande repercussão e está entre os filmes nacionais de maiores bilheterias. No quesito premiação internacional, levou o Urso de Ouro, no Festival de Berlim, e ganhou o Festival Hola Lisboa, ambos na categoria de Melhor Filme.

4 – Que Horas Ela Volta (2015)

Lançado primeiro no exterior, no Sundance Film Festival, nos Estados Unidos, e dirigido por Anna Muylaert, o filme narra a história de Val, uma pernambucana que se muda para São Paulo com o objetivo de oferecer melhores recursos à sua filha Jéssica. Porém, anos mais tarde, Jéssica pede o apoio da mãe para ir a São Paulo prestar vestibular e acaba se hospedando na casa dos patrões. A convivência, no entanto, será de muita tensão e desconforto, gerando um debate entre as diferentes classes sociais. Além dos EUA, o filme foi premiado no Festival de Berlim, no Festival de Cinema de Lima, entre outros.

5 – Bacurau (2019)

Na cidade fictícia de Bacurau, em Pernambuco, após a morte de dona Carmelita, acontecimentos estranhos começam a ser notados. Estrangeiros chegam na cidade, drones voam pelos céus e carros são alvos de tiros. Assim, a população local, ao se dar conta de que está sendo atacada, decide se reunir para se defender. O filme, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, além de ter sido capa na revista francesa Cahiers du Cinéma, uma das mais importantes do mundo sobre cinema, venceu o Festival de Cannes, na categoria Prêmio do Júri, o Festival de Munique e o Festival de Lima, como Melhor Filme, entre outras premiações.

E você, já assistiu a algum desses filmes brasileiros? O cinema nacional é muito rico e repleto de produções de qualidade, tanto antigas quanto recentes. Aproveita e vem conferir o curso de Produção Multimídia com Ênfase em Audiovisual, que está na lista de cursos de pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades