Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Trocar de emprego: como saber se é o momento certo?

imagem com dois ícones de homens para ilustrar texto sobre trocar de emprego

O sucesso pessoal e profissional está no topo das vontades do ser humano. Afinal, ser feliz é tudo o que se quer, mas nem sempre a regularidade e a estabilidade do dia a dia são sinônimos de realização. Com isso, talvez seja a hora de trocar de emprego. Antes disso, faça algumas reavaliações da empresa e tome a decisão de forma assertiva, com o objetivo de trazer realização.

E convenhamos: não é somente o ambiente de trabalho que faz com que as pessoas queiram ou não permanecer no mesmo emprego, mas fatores como notabilidade da empresa em questão, salário alto e benefícios. Então, tudo deve ser colocado na balança na hora de decidir mudar o seu caminho. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Então, quando trocar de emprego?

Confira alguns sinais de que está na hora de começar o envio de currículos!

A empresa não se mostra sólida

Salários atrasados, decisões internas ruins que prejudicam o time e perda de clientes e fornecedores. Tudo isso contribui e muito para que você consiga ver que o futuro da empresa não chegará tão longe. Fique atento a esses sinais.

Você tem pouca visibilidade do que acontece no seu setor

Se os trabalhos que começaram a chegar tendem a vir de acordos firmados em que você não estava presente ou ciente. Ou, ainda, ou se você não sabe qual a razão para estar fazendo algumas compras, planilhas, relatórios e levantamentos, mesmo depois de questionar os superiores, talvez seja a hora de você trocar de emprego.

Receber uma proposta irrecusável

Nós sabemos que a ascensão financeira não é tudo, mas muitos profissionais preferem lidar com o desconforto de mudar o local de trabalho e abandonar a função para fazer algo similar por um valor mais alto ou até mais benefícios. Claro que o dinheiro sempre será um peso grande na hora de decidir sobre a saída da empresa, mas primeiro pondere bem se o aumento na carga horária, estresse ou dificuldades valerá a pena.

Estresse prejudicial para a saúde

Como dissemos há pouco, a sua saúde tanto física quanto mental deve vir antes de qualquer oportunidade de emprego. O primeiro sinal de que tem algo de errado é não ter vontade de ir trabalhar e ficar torcendo para a sexta-feira chegar, mesmo ainda sendo terça-feira. Tudo isso são sinais de desânimo e tristeza e que, caso você decida continuar por esse caminho, podem levar à depressão.

Crises de ansiedade, excesso no consumo de estimulantes, como café, momentos de choro no mínimo contato com o trabalho e síndrome de burnout, um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, são cada vez mais comuns no ambiente profissional.

Você não sabe para onde está indo

Uma empresa sem plano de carreira pode deixar qualquer um perdido. Caso você comece a perceber que não tem espaço para crescer onde você está ou que o seu superior não tenha nenhum plano de promoção para você, está na hora de atualizar o seu portfólio e começar a procurar um novo emprego.

Problemas de comunicação

Mesmo depois de ter várias conversas com a sua equipe e com o seu chefe, os problemas de comunicação continuam acontecendo? Uma comunicação falha pode acabar com todos os processos internos da empresa, fazendo com que o ambiente e as entregas fiquem mais estressantes a cada dia.

Leia também: Comunicação não-violenta: o que é e como colocá-la em prática

Quando falar com a sua equipe, tenha certeza de que foi claro e abra espaço para dúvidas, além de manter o hábito de formalizar os processos por e-mail para que nada seja perdido e a comunicação seja ainda menor. Mesmo firme, seja gentil e educado para evitar desgastes desnecessários.

Falta de mudança de área

Se você está desempenhando a sua função há alguns anos e não vê uma nova oportunidade em breve, está na hora de olhar para a sua área com mais atenção. Funcionários estagnados tendem a ser menos valorizados na hora de entrevistas de emprego, justamente porque passam a ideia de que não inovaram na posição em que estavam.

Horas desperdiçadas

Deslocamento e jornadas de trabalho podem não parecer importantes em um primeiro momento, mas podem se tornar um incômodo no futuro. Passar horas para chegar no ambiente profissional te impedem de gastar o seu tempo e energia com coisas que poderiam ser mais bem aproveitadas, como um hobby ou até mesmo alguns minutos de sono a mais pela manhã.

Depois dessa reavaliação, sentiu que está na hora de trocar de emprego? Então, vamos procurar por novas oportunidades! No atual momento do mercado profissional, se especializar na sua área já é um grande destaque para os recrutadores. Faça uma pós on-line, turbine o seu currículo e aumente as suas chances de entrar no emprego dos seus sonhos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades