Planejamento tático: veja o que é, função e qual o foco

planejamento tático

Você já ouviu falar em planejamento tático? Essa é uma peça essencial para garantir o sucesso de uma empresa, servindo como a ponte entre as visões de longo prazo e as ações práticas necessárias para alcançá-las. 

Preparamos este artigo com os fundamentos e as estratégias por trás desse tipo de planejamento. Além de entender o conceito na prática, aqui você vai encontrar insights valiosos para aprimorar suas habilidades na área e contribuir de forma significativa para o crescimento e sucesso da sua organização. 

O que é planejamento tático?

Quando falamos sobre planejamento tático, estamos nos referindo à elaboração de estratégias e planos de curto e médio prazo que são direcionados para alcançar os objetivos de uma empresa. 

Enquanto o planejamento estratégico define as diretrizes gerais e os objetivos de longo prazo da organização, o tático é um planejamento mais específico e detalhado, focando em como esses objetivos serão alcançados.

Na prática, esse tipo de planejamento envolve definir ações específicas em áreas como produto, preço, distribuição e promoção. É no planejamento tático que se define uma nova campanha publicitária, por exemplo, ou o investimento em determinado canal de comunicação.

Qual o foco do planejamento tático?

Podemos dizer que o foco desse planejamento é facilitar a implementação eficaz das estratégias definidas no planejamento estratégico. O objetivo é permitir que a empresa consiga alcançar seus objetivos de curto e médio prazo da maneira mais eficiente possível, sempre alinhada com sua visão de longo prazo.  

Em termos práticos, o planejamento tático precisa:

Definir metas

É papel do tático estabelecer quais serão as metas de curto prazo a médio prazo para que a empresa consiga alcançar seu objetivo. A partir dessas metas, será possível acompanhar e mensurar o progresso do planejamento operacional, que busca atender o planejamento estratégico. 

Alinhar processos

O planejamento operacional precisa de um caminho para atingir os objetivos. É papel do plano tático alinhar quais serão os processos para isso. 

Estabelecer prazos

Definir os prazos para a realização das metas também é um dos focos do tático. Aqui, vale dizer que o planejamento tático também precisa ser uma visão maleável dos prazos, já que algumas estratégias podem mudar no percurso para atingir melhores resultados. 

Definir ferramentas e recursos

Outro ponto importante é a definição de quais ferramentas serão utilizadas para atingir os objetivos da empresa e como os recursos serão alocados. 

Qual a função do planejamento tático?

A função do plano tático também está relacionada às estratégias do planejamento estratégico, buscando as melhores formas de atingir os objetivos de curto e médio prazo. Algumas das suas principais funções: 

Traduzir objetivos em ações específicas

Uma das funções do plano tático é transformar os objetivos estratégicos em planos de ação concretos e detalhados, identificando as atividades específicas que devem ser realizadas para alcançar esses objetivos.

Coordenar recursos

O plano tático também coordena e aloca os recursos disponíveis, como pessoal, orçamento e tempo, de maneira eficiente, buscando sempre maximizar o impacto das iniciativas de marketing.

Estabelecer metas intermediárias

Também é função do tático estabelecer as metas de curto e médio prazo, que servirão como marcos importantes para alcançar os objetivos estratégicos de longo prazo.

Otimizar o uso de ferramentas 

Esse planejamento também identifica as ferramentas mais adequadas para atingir as metas estabelecidas e definindo estratégias de como a empresa pode otimizar o seu uso.

Implementar e executar atividades

Outro ponto essencial é que o tático desenvolve planos e cronogramas para executar as estratégias. Na prática, atribui responsabilidades e garante que todas as atividades sejam concluídas dentro do prazo e do orçamento.

Acompanhar e monitorar 

Por fim, mas não menos importante, é função do planejamento tático acompanhar o progresso das metas e iniciativas estabelecidas. A equipe deve monitorar as métricas de desempenho e fazer ajustes conforme necessário para garantir atividades alinhadas com os objetivos estratégicos e, o mais importante, gerando resultados positivos.

Conheça nossos cursos de pós-graduação

Em um mercado tão competitivo como o de hoje, é preciso buscar formas de se diferenciar e se destacar profissionalmente. A pós-graduação é um caminho para isso! Além de oferecer uma visão atualizada do mercado, nossos cursos proporcionam conhecimento aprofundado na área e desenvolvem as principais habilidades que você precisa para chegar mais longe. 

Em uma pós-graduação em marketing, por exemplo, você aprende mais sobre planejamento tático e outras estratégias para fazer uma empresa atingir seus objetivos. Quer saber mais? Confira as opções de pós Unopar!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!