Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual é o maior erro que precisamos evitar ao planejar a carreira?

planejar a carreira

O planejamento é o principal segredo para alcançar as nossas conquistas, e isso também se aplica na vida profissional. Mas você já parou para pensar qual é o maior erro que precisamos evitar ao planejar a carreira

Afinal, a tarefa de estabelecer as metas a curto e longo prazo para a nossa jornada no mercado de trabalho não é fácil, e está sujeita a diversos desafios.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O primeiro passo para planejar a carreira sem abrir margem para erros no futuro é fazer uma autoanálise para entender melhor os próprios pontos fortes e as próprias limitações, ou seja: ter em mente as habilidades e, o mais importante, as áreas a que se tem afinidade. 

Quanto mais você tiver certeza de que gosta de uma determinada área ou função, mais fácil tende a ser o aprendizado — e, por sua vez, a execução tende a ser melhor. 

Ter a convicção de que você tem mais a ver com a área de humanas do que a área de exatas, por exemplo, já ajuda a estreitar o leque de opções de áreas a ingressar.

O que não fazer ao planejar a carreira?

Tendo isso em mente, é preciso entender que os erros mais básicos de planejamento já começam a partir do momento em que se ignora as próprias aptidões. Ninguém disse que é fácil trabalhar com o que gosta, uma vez que há uma série de desafios, já que uma carreira estruturada pode muitas vezes não compensar financeiramente em seu início. 

No entanto, ignorar por completo as suas habilidades e a sua paixão é um hábito que impacta negativamente a longo prazo.

Como já mencionamos, o planejamento está totalmente relacionado com a elaboração de metas, e não prestar atenção nos possíveis destinos que a sua jornada profissional pode levar também acaba sendo prejudicial.

Em vez de seguir sem estabelecer metas, tente pensar pelo menos a curto prazo o que lhe deixaria satisfeito em relação ao trabalho em si, como as promoções que estão ao alcance. 

É difícil saber como as coisas estarão daqui dez anos, e não é exatamente justo exigir isso de si mesmo, mas ter um foco ajuda a não estagnar na sua função e a evoluir de forma mais estruturada.

Tão importante quanto estabelecer algumas metas (sejam as de curto, médio ou longo prazo, mas que pelo menos te forneçam um norte do que você pretende com a função que exerce) é pesquisar o mercado de trabalho que rodeia a área para a qual se pretende ingressar. 

Como é a demanda? Existe muita concorrência nesse nicho? Qual a base salarial? É difícil crescer nessa área? O que fazer para se destacar nessa função? São questões que devem ser pelo menos parcialmente respondidas antes que se inicie um curso ou antes que se candidate a uma determinada vaga.

A pesquisa impede que se tenha surpresas desagradáveis e desilusões no meio do caminho. Por isso, vale conversar com alguém que já faz parte daquela área ou está estudando para isso.

Abandonar o networking também é um erro comum que atinge os profissionais de diversas áreas, uma vez que a premissa essencial de manter uma rede de contatos é conseguir indicações para possíveis oportunidades, e quando se está satisfeito com a função atual, esse objetivo fica deixado de lado.

Acontece que manter uma boa relação com as pessoas de sua área pode ajudar também na progressão em sua carreira, e há sempre um degrau a mais para se percorrer. 

Além disso, determinados contatos podem te manter informado sobre o setor e até ajudar a encontrar maneiras de aumentar suas habilidades. Ou seja: manter o networking em dia só traz benefícios.

Os maiores erros de planejamento

Ter uma ideia sobre onde você quer chegar é importante, mas prender-se a essas metas a ponto de não conseguir lidar com desvios no seu caminho profissional e mudanças de ideia é um erro e tanto. 

Compreenda que os desafios devem surgir e que está tudo bem não acontecer tudo naquele mesmo cronograma que você estabeleceu. Não desista, por exemplo, se a promoção não acontecer dentro do período desejado. 

Nesses casos, é bom possuir um plano B, ou encarar a situação de fora para entender qual o melhor a ser feito dentro daquele contexto. Mesmo no campo profissional, a frustração faz parte.

O maior erro ao planejar a carreira, no fim das contas, é não se permitir aprender. Os erros e os acertos acontecem justamente para ensiná-lo, e todos nós estamos em constante aprendizado.

Por isso, inclusive, é muito importante se atualizar e buscar cursos para aprimorar as habilidades, além de workshops e oficinas dentro da sua área. O primordial, no entanto, é continuar os estudos, independente do cargo que exerce naquele momento: investir no currículo acadêmico nunca é demais, e a pós-graduação é a opção ideal para te ajudar nisso, tornando-o apto a garantir suas conquistas.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades