Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como evoluir na carreira profissional em apenas 6 passos

como evoluir na carreira profissional

Assim como o mercado de trabalho está em constante progressão, saber como evoluir na carreira profissional, hoje, é fundamental para a maioria dos candidatos e colaboradores.

Afinal, é difícil achar alguém que queria permanecer estagnado no mesmo patamar profissional durante anos a fio.

Entretanto, progredir dentro de uma carreira específica requer planejamento e ação, tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

Por isso, definir uma meta concreta e organizada não só é recomendado mas é, também, essencial para um desenvolvimento metódico e linear ao longo dos anos.

Hoje, vamos abordar o que é a progressão no mercado de trabalho e como evoluir na carreira profissional em apenas 6 passos.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

 

Confira!

O que é progressão de carreira?

Antes de iniciar o passo a passo de como evoluir na carreira profissional, é importante entender o que é e como funciona a progressão de carreira.

A progressão na carreira nada mais é do que o processo de “subir a escada” durante a vida profissional. 

Ou seja, é avançar num cargo, ser promovido, encontrar novos desafios, novos empregadores e, até mesmo, novas oportunidades.

Apesar de certos profissionais considerarem como progressão de carreira apenas mudanças de emprego ou empregador, qualquer mudança estrutural também pode ser considerada uma evolução profissional.

Afinal, a progressão na carreira não é simplesmente apenas sobre encontrar um emprego novo e melhor mas, também, sobre:

  • Receber um aumento salarial;
  • Adquirir novas responsabilidades adicionais;
  • Mudar de cargo dentro em uma empresa; 
  • Deixar um empregador e iniciar o próprio empreendimento ou marca.

6 passos de como evoluir na carreira profissional

Atualmente, apesar de não existir uma fórmula secreta, há um grande número de elementos que podem contribuir para uma progressão de carreira bem-sucedida e eficiente. 

Compreender a estrutura e metodologia por trás de como evoluir na carreira profissional é crucial para traçar uma meta e seguir com ela a longo prazo.

Abaixo estão 6 passos de como evoluir na carreira profissional de maneira eficaz e duradoura!

1 – Defina os objetivos e trace um plano

Ao iniciar o planejamento de como evoluir na carreira profissional, traçar um plano de metas bem fundamentado e realista deve ser o ponto de partida.

É impossível progredir sem saber aonde está indo, principalmente quando o assunto é o desenvolvimento pessoal ou profissional.

Por isso, é de extrema importância que o profissional reserve um tempo para reconhecer suas vontades e objetivos, traçando um plano de como alcançá-los.

2 – Encontre um mentor

O segundo passo de como evoluir na carreira profissional é encontrar alguém que possa se tornar um mentor.

Além de auxiliar com conselhos e feedbacks pessoais, um mentor é capaz de ampliar a rede de networking, criando conexões valiosas com outros profissionais.

Ter um mentor durante importantes mudanças de carreira é fundamental, já que oferece uma oportunidade de maior aprendizagem e uma trajetória profissional mais simplificada e direta.

3 – Leve feedbacks em consideração

O terceiro passo de como evoluir na carreira é levar em consideração os feedbacks que são recebidos ao longo da trajetória profissional.

Seja em uma entrevista de emprego, seja em uma avaliação de performance, os feedbacks são cruciais para identificar traços que podem ser alterados ou melhorados.

Ter a oportunidade de entender exatamente o que está dando certo e o que não está dando é extremamente valioso para a delimitação de novos objetivos e metas.

4 – Desenvolva habilidades efetivamente

O próximo passo de como evoluir na carreira profissional é investir no desenvolvimento efetivo de novas habilidades e competências.

Analise as metas profissionais a longo prazo e desenvolva novas habilidades baseadas nos novos objetivos de carreira.

Uma das melhores maneiras de aprimorar competências existentes e adquirir novos conhecimentos é através do estudo, como uma especialização ou pós-graduação.

Se os objetivos profissionais envolverem a ascensão na carreira de Engenharia Eletrônica, por exemplo, investir em uma pós-graduação EAD em Engenharia pode ser uma boa alternativa.

Desta maneira, é possível progredir nas metas e objetivos traçados ao mesmo tempo que mantém a estabilidade profissional atual.

5 – Esteja envolvido na indústria

Outra maneira de evoluir na carreira profissional é estar envolvido na indústria de interesse.

Cada um tem uma opinião diferente em relação à criação de redes de networking, mas é impossível negar sua importância durante o desenvolvimento profissional.

Comparecer em eventos da indústria, fazer parte das redes sociais de outros profissionais e construir relações duradouras é fundamental durante a criação de um networking eficaz.

6 – Seja proativo 

Por fim, tanto com as responsabilidades atuais quanto com os colegas e supervisores, é crucial ser proativo em relação à carreira e à trajetória profissional.

Não existe coisa pior do que simplesmente fazer o mínimo durante o expediente de trabalho e esperar que alguma oportunidade caia do céu.

Para evoluir na carreira, é necessário buscar e criar oportunidades para si mesmo, obtendo visibilidade e sendo vocal em relação às próprias conquistas. 

Por isso, não basta apenas que os esforços e conquistas sejam notados pelos líderes e supervisores, sendo necessário que haja um esforço pessoal quanto a  quaisquer progressos na carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades