Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ter uma boa imagem profissional? Veja 5 passos essenciais

Qualquer colaborador já deve ter parado para analisar a própria postura no ambiente de trabalho e se perguntado como ter uma boa imagem profissional.

Afinal, estabelecer uma imagem profissional sólida auxilia na manutenção de relacionamentos positivos dentro da empresa e na apresentação adequada entre os colegas e superiores.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Atentar-se à maneira de vestir-se, falar e se comportar entre os colegas é fundamental para manter uma imagem profissional, transmitindo confiabilidade e segurança em seu trabalho.

Hoje, vamos descobrir 5 passos fundamentais de como ter uma boa imagem profissional e apresentar-se de maneira consistente e respeitável na empresa.

Confira!

O que é uma boa imagem profissional

A imagem profissional diz respeito à maneira como alguém se comporta no ambiente de trabalho e em outras situações corporativas.

O modo como interagem com os supervisores, a linguagem utilizada com os colegas e, até mesmo, a roupa que utilizam durante o expediente fazem parte da imagem profissional de um candidato.

No total, existem quatro elementos que compõem uma imagem profissional:

  1. Estilo comunicativo;
  2. Comportamento e atitude;
  3. Comunicação não verbal;
  4. Estilo de roupas e vestimentas.

Qual a importância de sua imagem profissional? 

A imagem profissional está intrinsecamente conectada à maneira como outros colegas, supervisores ou clientes percebem um colaborador.

Afinal, a primeira impressão é a que fica!

E não há nada mais decepcionante do que adquirir uma impressão negativa de um profissional devido a seu estilo comunicativo ou por conta de seus trajes e vestimentas. 

Transmitir uma boa imagem profissional é fundamental para estabelecer uma presença respeitável e segura no escritório, gerando confiança nos colegas e admiração nos supervisores.

Como ter uma boa imagem profissional em 5 passos

Apesar da necessidade de se apresentar bem ser algo bastante conhecido entre a maioria dos colaboradores, entender exatamente como se portar no ambiente de trabalho pode ser um desafio e tanto.

Devido à quantidade de elementos que compõem a postura de um profissional, saber quais medidas são eficazes ou não na hora de aprimorar tal postura não é tarefa fácil.

Confira abaixo os 5 passos que separamos sobre como ter uma boa imagem profissional!

1 – Atente-se às primeiras impressões

Um dos primeiros passos de como ter uma boa imagem profissional é sempre estar atento às primeiras impressões no ambiente de trabalho.

As primeiras impressões costumam ser formadas rapidamente e podem afetar diversos cenários profissionais, como entrevistas de emprego e reuniões de negócios.

Ao estar atento à aparência física, à linguagem corporal e ao estilo comunicativo durante  situações como essas, é possível projetar uma imagem profissional mais positiva.

2 – Vista-se de acordo com a ocasião

Outro passo importante de como ter uma boa imagem profissional é vestir-se de acordo com a ocasião.

Ou seja, na maioria das vezes, de maneira profissional e adequada ao ambiente de trabalho.

Embora seja importante se vestir de maneira confortável e condizente com o próprio estilo, estar de acordo com as regras da empresa – tanto as escritas quanto as sociais.

Além disso, é uma boa ideia manter as roupas sempre limpas e sem rasgos ou furos, estendendo sua vida útil e demonstrando capricho e compostura.

3 – Estabeleça seu estilo comunicativo

Um passo extremamente importante de como ter uma boa imagem profissional é estabelecer seu estilo comunicativo, seja ele verbal, seja ele corporal.

Utilizar um padrão de fala claro e preciso, por exemplo, é essencial para transmitir uma mensagem de maneira segura e objetiva.

Além disso, prestar atenção na linguagem corporal e no próprio comportamento perto de outras pessoas é crucial para emanar uma imagem profissional e confiável.

4 – Seja pontual e organizado

Outro passo importante de como ter uma boa imagem profissional é aprimorar suas habilidades de organização e pontualidade.

Chegar a tempo para reuniões, entrevistas e quaisquer eventos relacionados ao trabalho demonstra responsabilidade e um forte senso de profissionalismo aos colegas e superiores.

Além disso, manter um estilo de vida organizado, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal, é fundamental para lidar com as próprias responsabilidades de maneira mais leve e prática.

5 – Aprimore sua inteligência emocional

Por último, um dos passos mais importantes na hora de considerar como ter uma boa imagem profissional é aprimorar a inteligência emocional.

A inteligência emocional permite perceber os humores e preocupações de colegas ao redor, permitindo a adequação da linguagem verbal e não verbal de acordo com suas necessidades.

Conseguir acomodar as necessidades dos outros e deixar o ambiente confortável para todos demonstra uma enorme capacidade de liderança, transmitindo uma imagem profissional e segura.

Melhore sua imagem profissional com uma pós-graduação

Agora que você já conhece os principais passos de como ter uma boa imagem profissional, que tal elevar sua postura no trabalho ao próximo nível com uma pós-graduação?

Além de ser um investimento para a vida toda, uma especialização acadêmica no currículo gera muito mais autoridade entre os colegas e admiração entre os superiores.

Através de cursos Anhanguera, é possível concluir uma pós-graduação em 6 ou 10 meses, de maneira flexível e totalmente online!

Não perca a oportunidade de aperfeiçoar sua carreira com um curso de especialização!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades