Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

8 maneiras de criar uma plataforma online de sucesso

conexões online para ilustrar texto sobre plataforma online

Você sabe o que as empresas como Airbnb, Amazon, Google e Uber, por exemplo, possuem em comum?

Ambas foram construídas através de um modelo contemporâneo de negócio que ressignifica toda cadeia de valor que conhecemos da velha economia: trata-se do modelo de plataforma.

A priori, com a chegada da Era Digital, as plataformas ganharam uma escalabilidade sem precedentes, e setores inteiros se viram diante dessa transformação global.

O que vimos hoje é o desenvolvimento de organizações com enorme alcance, velocidade, conveniência e eficiência, graças às tecnologias e à internet associadas.

Em termos empresariais, uma plataforma online pode ser pensada para conectar produtores, consumidores, recursos e a comunidade que interage com esse mesmo ecossistema.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Diferencialmente dos sistemas tradicionais, as empresas com sistemas online se beneficiaram dos baixos custos de distribuição, e isso lhes permitiu visar e atender vários mercados com um investimento muito menor.

E as evidências dessa nova fase de aberturas estão por toda parte: no setor de transporte local, hospedagem, captação de talentos, produção editorial, streaming, entre outros.

Mas o que faz essas plataformas terem tanta vantagem competitiva frente às empresas tradicionais, mesmo aquelas mais eficientes?

Neste artigo, vamos entender melhor o funcionamento delas e instigar você a dar os primeiros passos na criação de um negócio sob este pilar.

O Poder das Plataformas

 Antes de detalharmos o mundo das plataformas, cabe aqui apontar que o sistema empregado pela maioria das empresas tradicionais é conhecido como pipeline.

Na prática, ele tem como base a cadeia linear de valor, onde fornecedores estão em uma extremidade e consumidores em outra, durante todo o processo antes de um cliente decidir por finalizar uma compra.

Já para demonstrar o poder das plataformas, ao invés de avançar em uma via de mão única, diferentes tipos de usuários conectam-se e interagem entre si.

Assim, a transferência de valor pode ser criada, modificada, trocada e consumida de diversas formas e em diversos lugares, graças às conexões facilitadas e aos recursos disponibilizados por cada plataforma.

Plataforma: A Revolução da Estratégia

No livro “Plataforma: A Revolução da Estratégia”, Geoffrey Parker, Marshall Alstyne e Sangeet Choudary, aprofundam o estudo sobre este modelo de negócio que possibilita a economia compartilhada ao trazer à tona fontes de fornecimento e oferta inéditas como:

  • Consumo de valor: ao promover um novo comportamento do consumidor;
  • Controle de qualidade: ao impulsionar a colaboração da própria comunidade de usuários.

Ficou claro agora qual é o principal motivo pelo qual essas novas empresas vêm superando com tanta velocidade as tradicionais?

Segundo os autores, grande parte do valor da plataforma provém da comunidade que lhe deu origem e à qual servem.

E mais: toda essa revolução da estratégia nasce para ser acessível, agregadora e atrativa, a fim de que usuários encontrem espaços para o desenvolvimento, crescimento e curadoria dos conteúdos, através de modernas e espontâneas formas de uso.

Leia também: Balanced Scorecard: 4 dicas para aumentar o desempenho da sua empresa

Plataforma: Vantagens Competitivas

 As vantagens geradas pela plataforma online são inúmeras e causam uma significativa transformação no modelo de negócios das empresas.

Vejamos alguns benefícios gerados pela sua criação:

  • Ganhos de espaço no mercado

 Ao aderir uma plataforma para o seu negócio e captar um número maior de usuários, consequentemente, sua vantagem competitiva aumenta frente às outras empresas.

Hoje, o consumidor é digital e as compras online estão crescendo rapidamente: com R$ 161 bilhões de faturamento, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em comparação ao ano de 2020 e bateu recordes em 2021, de acordo com a pesquisa da Neotrust, empresa responsável por monitorar 85% do e-commerce do país.

O que reforça a ideia de que as empresas precisam começar a se adaptar às novas formas que os consumidores buscam seus produtos.

  • Redução de custos

 Mais uma vantagem associada à nova economia gerada pela plataforma online: redução de insumos, funcionários, despesas operacionais e espaços físicos para receber os clientes, utilizados em um empreendimento físico.

Além, é claro, dos custos, de uma empresa digital em relação à física, serem referentes ao baixo custo de investimento inicial, maior controle de atividades internas administrativas, como o controle de estoque, número de vendas e do faturamento mensal.

  • Automação de processos

Com a automatização de processos, uma série de funções, que antes das plataformas precisavam de várias etapas para serem realizadas, já são feitas com uma maior velocidade para a empresa e maior comodidade para os clientes.

Um dos maiores casos de automatização é a Amazon, que para melhorar seu processo de vendas de livros, criou o Kindle, um produto para leitura digital.

E para efetuar a aquisição de novos livros, o usuário, em poucos cliques, escolhe a obra, realiza o pagamento online e o material está disponível em seu dispositivo instantaneamente, com menos tempo de espera e pessoas envolvidas.

  • Facilitação do relacionamento entre clientes e empresas

Atualmente, não basta apenas vender produtos e serviços, o importante é inspirar e manter um relacionamento com o cliente.

E com a tecnologia das plataformas, essa comunicação tornou-se mais uma ágil ferramenta para auxiliar nessa fidelização.

Mais do que isso: permite que as empresas tenham uma maior variedade para a escolha de canais na hora de aproximar a sua marca dos clientes, como as redes sociais, sites, blogs ou e-mails.

Como lançar uma Plataforma Online?

 Chegamos a última parte da série sobre plataformas!

Cabe aqui ressaltar que o maior desafio de uma plataforma é criar a sua rede de interação, geralmente conectando produtores e consumidores.

Pense no iFood, por exemplo, o que seria dele sem os restaurantes?

Como também o Youtube, o que seria dele sem os Youtubers produzindo conteúdos, ou sem os usuários que visualizam e interagem com os vídeos?

Logo, para uma plataforma ser bem-sucedida, ela precisa contar com os dois lados da rede construídos.

Confira a seguir 8 maneiras estratégicas de criar uma plataforma de sucesso, para cada organismo organizacional distinto do outro.

1 – Crie um negócio que atraia uma grande audiência de usuários e depois transforme em plataforma. Case de sucesso: Amazon – começou como um negócio tradicional e depois se transformou em plataforma.

2 – Conecte-se a uma base de usuários de uma grande plataforma existente. Case de sucesso: Airbnb – antes de criar sua própria plataforma, eles publicavam as disponibilidades de quartos no Craigslist.

3 – Desenvolva conteúdos rapidamente para sua plataforma ganhar autoridade no mercado. Case de sucesso: Google – quando criou o Android, eles não tinham uma quantidade de apps suficientes para serem atrativos ao mercado.

4 – Atraia usuários chaves (consumidores ou produtores) através de incentivos. Essa é uma estratégia com custo de aquisição mais alto, porém funciona. Case de sucesso: Rappi  – desde o início distribuiu créditos para que os consumidores fizessem seu primeiro pedido na plataforma.

5 – Crie um produto/serviço que beneficie apenas um lado da sua rede, depois migre para o modelo de plataforma e conecte o outro lado. Case de sucesso: OpenTable  –  uma plataforma que conecta consumidores e restaurantes através de uma ferramenta de gestão de reservas.

6 – Crie uma rede de produtores que leve seus próprios consumidores.Case de sucesso: Skillshare  – uma plataforma educacional que atrai professores influentes e especialistas em suas áreas, e permite que eles realizem cursos on-line com facilidade, como consequência, eles levam seus alunos para dentro da plataforma.

7 – Faça ações de marketing que atraiam um alto volume de tráfego de uma só vez. Case de sucesso: Tinder – foi lançado em uma festa de universidade, e após isso viralizou entre jovens, multiplicando seu número de usuários em tempo recorde.

8 – Utilize uma comunidade pequena para validar sua plataforma, e depois comece a expansão em massa. Case de sucesso: Uber – foi lançado inicialmente para a cidade de São Francisco (EUA).

Em conclusão, provocar essa “virada de chave”, em um mundo das plataformas que já funciona de forma exponencial, está longe de ser simples.

Logo, a colaboração, eficiência e empoderamento são ingredientes que enobrecem a expansão das plataformas, junto com o aprofundamento da essência do seu negócio e da melhor estratégia escolhida para a mudança da sua empresa.

Autor: Presleyson Lima

Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor.

Conheça nossas faculdades