Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Precisa de ferramentas de estudo online? Confira 7 opções!

ferramentas de estudo online

Está precisando se organizar na hora de estudar? Utilizar ferramentas de estudo online é uma forma de manter a organização das anotações e entregas, além de facilitar a pesquisa de conteúdos. 

Existem opções para diferentes objetivos: fazer anotações, organizar prazos e entregas, fazer pesquisas e compartilhar conteúdos. Tem até ferramenta para ajudar a focar nos estudos! 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Confira algumas opções abaixo e escolha quais mais se encaixam às suas necessidades! 

7 ferramentas de estudo online

1 – Evernote

O Evernote é uma ferramenta que facilita a vida dos estudantes por oferecer um espaço simples e fácil para fazer anotações. É possível fazer resumos, anotações e lembretes relacionados à aula. Há ainda espaço para anotar ideias e trabalhar melhor nelas depois. 

A vantagem do Evernote é que ele pode ser sincronizado em todos os seus dispositivos: smartphone, computador ou tablet. Dessa forma, ele se transforma em uma espécie de “caderno virtual” para você acessar quando e onde quiser. Também é uma maneira mais rápida de consultar as anotações. 

2 – Trello

O Trello é bastante conhecido no mundo corporativo, mas você sabia que ele pode ser muito útil para organizar os estudos? A ferramenta facilita a visualização de tarefas e entregas que você precisa fazer. Você ainda consegue adicionar a data e hora limite, assim você não perde prazos importantes. 

É possível organizá-lo da forma que for mais eficiente para as suas necessidades. Você pode separar as entregas por disciplinas, professores e prioridade. O controle e organização vão ficar mais simples e otimizar a sua rotina. 

No caso de trabalhos em grupo, por exemplo, você consegue adicionar os membros participantes e colocar descrições e orientações para que cada um saiba exatamente o que fazer, deixando tudo mais fácil e organizado. Além disso, é possível anexar arquivos para complementar o conteúdo e ajudar a realizar a tarefa em questão. 

Outra vantagem é que o Trello pode ser sincronizado com o seu e-mail, enviando alertas quando o prazo de alguma entrega estiver se aproximando.

3 – Google Drive

O Google Drive é um recurso online completo que vai facilitar a organização e otimizar os seus estudos. Ele tem um grande espaço de armazenamento de arquivos online. Nessa “nuvem”, seus documentos ficam salvos e disponíveis para você acessar de qualquer computador ou celular.

Ele permite criar e salvar os mais diversos formatos de arquivos: fotos, texto, planilhas, apresentações, PDFs, áudios, etc. Tudo isso pode ser organizado por pastas conforme o seu critério. Assim, você deixa em um mesmo lugar suas anotações, trabalhos e atividades para entrega, além de material complementar. 

Uma das facilidades dessa ferramenta do Google é que você pode facilmente compartilhar esses arquivos com alguém sem que a pessoa tenha uma conta no Google. 

4 – MindMeister

Os mapas mentais são um recurso utilizado por vários estudantes. É uma espécie de resumo, mas mais visual, que facilita a compreensão dos assuntos e ajuda na organização das informações. Com o MindMeister, você consegue fazer mapas mentais online. O que facilita todo o processo, já que permite editar, atualizar e consultar as anotações com mais facilidade.

Basicamente, você define os tópicos do assunto que está estudando e faz ligações para assuntos derivados. É uma forma de visualizar o conteúdo e organizar as informações mais importantes. O diferencial do recurso online é que você ainda consegue adicionar anexos, links e comentários para complementar o estudo.

Leia também: O que é o Google Trends: conheça a ferramenta e como usá-la

5 – Todoist

Como o próprio nome sugere, o Todoist é uma ferramenta que organiza a sua lista de “to do’s”, ou seja, tudo aquilo que você precisa fazer. Em formato de lista, você coloca tudo o que precisa fazer em cada dia da semana. Assim, com tudo à mão e fácil acesso, será mais fácil concluir as tarefas do dia. Depois, é só dar um “check” no que foi feito! 

Você ainda pode automatizar uma tarefa para ela aparecer todos os dias, semanalmente ou mensalmente. Por exemplo: toda quarta-feira, às 19h, ler um artigo sobre determinado assunto. 

6 – Google Acadêmico

Quem estuda está constantemente fazendo pesquisas, principalmente de artigos acadêmicos para complementar os estudos e entregas de trabalhos. Você sabia que o próprio Google tem uma ferramenta para facilitar a tarefa? Pois é! 

O Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa exclusiva para materiais acadêmicos. Além do tema que deseja pesquisar, você pode filtrar a pesquisa por relevância, data e idioma. Existe ainda a possibilidade de salvar os artigos para consulta na aba “Minha biblioteca”, agilizando a pesquisa e consulta. 

7 – Pomodoro Timer

O Pomodoro Timer é um recurso para quem deseja colocar o método Pomodoro em prática. A técnica consiste em ficar 25 minutos completamente focado em uma tarefa e, depois, fazer uma pausa de cinco minutos. Acredita-se que essa é uma forma de se concentrar mais e, consequentemente, aumentar a produtividade. 

No Pomodoro Timer, você consegue configurar os intervalos e aplicar o método sem precisar recorrer ao celular e correr o risco de se distrair com notificações. 

Agora que você já conhece todas essas ferramentas de estudo online, é hora de tirar os planos do papel e fazer uma pós-graduação EAD para se especializar em uma área e se desenvolver profissionalmente.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades