Por que fazer uma especialização? 6 motivos para convencer você

por que fazer uma especialização

Se você já se graduou na universidade pode estar se perguntando por que fazer uma especialização e se realmente vale a pena investir nesse tipo de curso. Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fato que o diploma de graduação é importante, mas já não é mais considerado um diferencial.

Hoje, para se destacar e ter acesso às melhores oportunidades, é desejável que você seja um especialista. Quer entender o que é uma especialização e por que vale a pena investir nesse tipo de pós-graduação? Confira a seguir!

banner calculadora de salário

O que é uma especialização?

Especialização é uma modalidade da pós-graduação lato-sensu, ou seja, é voltada para a prática do mercado. Aqui, o foco é desenvolver habilidades que serão aplicadas diretamente na rotina do trabalho, diferente dos cursos de mestrado e doutorado que são focados na teoria e na pesquisa.

A especialização é ideal para profissionais que queiram tornar-se experts em alguma área que já tenham estudado durante a graduação. Enfim, a especialização é uma excelente escolha para quem quer ser um especialista e não tem tempo a perder.

Por que fazer uma especialização?

Esse tipo de pós-graduação é o melhor caminho para quem deseja se aperfeiçoar e abrir portas para uma carreira de sucesso.

Veja a seguir os principais motivos para fazer uma especialização.

1 – Manter-se atualizado

Não importa qual seja a indústria ou área de atuação, o fato é que todas elas estão sendo impactadas pela tecnologia e pelas transformações digitais e sociais. Com todo esse dinamismo, os profissionais que estiverem por dentro das novidades serão os mais valorizados.

Os cursos de especialização contam com professores que são atuantes no mercado. Com isso, a grade curricular e todo o conteúdo do curso são constantemente atualizados para que o aluno estude aquilo que encontrará na realidade do seu trabalho.

Além disso, durante a especialização também são estudadas as tendências e movimentações que acontecerão na área. Dessa forma, os profissionais conseguem se preparar para as mudanças que ainda estão por vir.

2 – Valorizar o seu currículo

Se você tem acompanhado a divulgação de vagas no LinkedIn, deve ter visto que a quantidade de pessoas que se candidatam para cada vaga é grande.

Diante de tantas candidaturas, só se destacam os currículos mais qualificados, e isso inclui aqueles que possuem um curso de especialização.

Ao ver que o profissional cursou ou está cursando uma pós-graduação, os recrutadores entendem que ele possui habilidades que podem ajudar a empresa a atingir resultados e reconhece no candidato o interesse pelo aperfeiçoamento.

3 – Ter acesso a salários melhores

Até aqui, já foi possível perceber que quem tem uma especialização no currículo é muito mais valorizado, e isso se confirma quando o assunto é remuneração.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Semesp mostrou que profissionais com certificado de pós-graduação chegam a receber salários até 150% mais altos do que aqueles que têm apenas o diploma de graduação.

Com isso, podemos dizer que fazer uma especialização te levará a outro nível na sua carreira em que você será reconhecido como um expert e remunerado como tal.

Concorda que esse é um bom motivo para te convencer se você ainda não sabe por que fazer uma especialização?

4 – Aumentar o networking

Quem está no mercado de trabalho já sabe a importância de ter uma boa rede de contatos.

O curso de especialização é uma oportunidade para ampliar o seu networking, afinal, você terá contato com dezenas de pessoas que têm os mesmos interesses e que estão espalhados por diversas empresas de diferentes indústrias.

Em outras palavras, criar conexões com esses profissionais te ajudará a se tornar mais conhecido na sua área, ser indicado para vaga de empregos e ampliar as oportunidades na sua carreira.

5 – Melhorar seu desempenho no emprego atual e ter acesso a novas oportunidades

Enquanto cursar a graduação te dá uma visão mais ampla e teórica sobre a área escolhida, a especialização permite que você aplique o que está aprendendo no seu trabalho, o que te ajudará a se destacar no cargo que já ocupa.

Além disso, cursar uma pós-graduação te dá um nicho para atuar, o que mostra aos empregadores que você tem habilidades relevantes em uma determinada área. As empresas desejam bastante profissionais com esse perfil, afinal, uma pessoa especializada saberá como trazer mais resultados e solucionar problemas específicos.

Uma demonstração disso é o perfil que elas desejam para cargos com maior responsabilidade. Segundo um levantamento do site VAGAS, 70% dos anúncios das vagas para os níveis pleno, sênior ou para cargos de gestão exigem pós-graduação.

6 – Ter um certificado em pouco tempo

A maioria dos cursos tem carga horária mínima de 360 horas e podem ser cursados em 4, 6 ou 10 meses. Isso significa que você pode conquistar o seu certificado de especialização em menos de um ano e começar a acelerar a sua carreira em pouquíssimo tempo.

Agora, você já sabe por que fazer uma especialização. Esperamos que esses motivos possam te convencer de que investir em uma pós-graduação é o melhor caminho para crescer profissionalmente e atingir seus objetivos de carreira. Confira ainda por que estudar nas nossas instituições de ensino: 

  • Certificado digital reconhecido pelo MEC e em um dia útil após o fim do curso;
  • Tutoria com profissionais preparados para apoiar você em toda a jornada;
  • Flexibilidade para estudar online, quando e onde quiser, em 4, 6 ou 10 meses;
  • Amplo portfólio com mais de 350 opções alinhadas às necessidades do mercado.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!