Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação de 6 meses vale a pena? Saiba tudo!

mulher estudando para ilustrar texto sobre pós-graduação de 6 meses vale a pena

Profissionais que investem em suas carreiras estão sempre em busca de novos conhecimentos para ajudá-los a se desenvolver. Muitos, inclusive, querem continuar os estudos e se questionam se a pós-graduação de 6 meses vale a pena. Fazer uma especialização é um importante passo para progredir no campo de atuação, mas exige comprometimento.

Por isso, as pessoas pensam duas vezes antes de continuar os estudos, com medo de não conseguir conciliar com o trabalho, não ter tempo para estudar ou não achar que podem arcar com os gastos da pós. s

Mas o mercado hoje é amplo e existem muitas oportunidades que cabem na agenda e no bolso de todos, fazendo com que uma pós-graduação valha a pena sim, especialmente uma que dure seis meses. 

Transformando a carreira em seis meses

Para muitos, além do aspecto financeiro, outra característica que pesa na decisão de fazer uma especialização é o tempo. A pós é uma porta de entrada para novas oportunidades profissionais, na mesma área ou em outra, e dois anos pode ser muito tempo para conquistar uma nova posição. 

Portanto, estudando em seis meses, os profissionais estão aptos para se tornarem competitivos mais rapidamente. Digamos, por exemplo, que um colaborador saiba de uma oportunidade dentro da organização, mas a vaga estará disponível em menos de um ano e, para ocupá-la, ele precisa de uma especialização. 

Com o formato de seis meses oferecido por nossas instituições, é possível adquirir o conhecimento necessário dentro de um tempo que permita ser competitivo na nova vaga. 

Mas não só isso, uma pós-graduação de seis meses permite que um profissional dê novos rumos para a carreira. Se sentir estagnado ou então perceber que sua ocupação não tem mais o propósito imaginado é normal. As pessoas passam muito tempo no mercado de trabalho e é comum perder o encanto com a profissão. 

Caso queira buscar um novo caminho, o profissional pode realizar uma pós em poucos meses e adquirir conhecimentos específicos em uma nova área e transformar a carreira

Mesmo quem quer se manter na carreira, porém busca cargos mais elevados pode contar com a pós-graduação para se tornar um especialista e, logo, competir por posições mais avançadas. 

Vantagens da pós-graduação de 6 meses

Vale a pena se dedicar a uma especialização de seis meses, e vamos mostrar a seguir o porquê: 

Agilidade

Como falamos, muitos profissionais estão insatisfeitos com o período atual da carreira e buscam um novo emprego, uma promoção ou até mesmo uma nova carreira. Antes de fazer uma mudança, é preciso se planejar e o que muitos perceberão nesse processo é que, para alcançar seus objetivos, vão gastar muito tempo. 

Os seis meses de estudo podem agilizar esse processo e torná-los aptos para essa mudança em menos de um ano.

Flexibilidade

Para se dedicar aos estudos e conciliar com a carreira é preciso ter disciplina, separar horas da semana para estudar e fazer atividades relacionadas às aulas. Mas, com uma pós-graduação EAD, fica mais fácil aliar os estudos com a rotina, já que o formato online permite que o aluno estude nas horas que forem mais convenientes. 

Currículo de destaque

O mercado é competitivo e, mesmo que as boas oportunidades estejam disponíveis, a quantidade de profissionais em busca de recolocação é grande. Portanto, se diferenciar e ter um currículo de destaque é essencial para chamar atenção na hora do recrutamento e seleção. 

A pós-graduação oferece essa possibilidade ao mostrar para o recrutador que:

  • Você é um especialista e estudou para ter um nível de conhecimento avançado em relação à sua área de atuação;
  • Você é esforçado e entende a importância de continuar estudando e se aprimorando para seu desenvolvimento profissional.

Capacidade de inovação

A inovação é almejada pelas organizações que querem se manter competitivas. E, claro, um produto inovador é o sonho de cada um. Mas há muitas formas de inovar, inclusive internamente, melhorando processos que agilizam o dia a dia e oferecem mais produtividade para os setores. 

Com uma pós-graduação, os profissionais têm a oportunidade de aperfeiçoar habilidades e aprender coisas novas que permitirão que eles inovem. Além disso, o contato com outras realidades, cases de sucesso e outros aprendizados que vão ampliar sua visão sobre como realizar determinadas atividades. 

Como escolher o curso ideal?

Outra dúvida que vem acompanhada do desejo de cursar uma especialização é qual caminho seguir. Alguns profissionais têm mais facilidade em chegar a essa conclusão por ser uma progressão natural de seu trabalho. 

Ou seja, o dia a dia, os interesses e as atividades desenvolvidas na empresa mostraram o caminho e eles já sabem o que precisam estudar para seguir na carreira. Para outros, a ideia da pós vem de um desejo de mudança, sem necessariamente ter um destino definido. 

Nesse caso, siga esses passos para definir um curso: 

  • Dentro da sua área, veja qual segmento se destaca e quais as tendências profissionais;
  • Se a intenção for buscar uma nova profissão, entenda quais as carreiras em alta e as oportunidades que a pós-graduação oferece.

Agora que você já sabe que pós-graduação de 6 meses vale a pena e como escolher, encontre a melhor opção para o seu futuro nas nossas instituições e comece agora a definir seu futuro. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades