Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Engenharia de Tráfego: o que você encontra nesse curso?

Conceito de tecnologia de transporte para indicar engenharia de tráfego

O curso de pós-graduação em Engenharia de Tráfego chega para capacitar profissionais e mostrar que, cada vez mais, é preciso trazer melhores soluções e condições de deslocamentos urbanos, bem como pensar na segurança das pessoas no ambiente de trânsito. É uma área que envolve diversos aspectos que devem trabalhar juntos.

Para conhecer mais sobre essa especialização, o blog do Portal Pós convidou a Mariana Mello, que é coordenadora acadêmica de pós-graduação, para contar detalhes do curso. Então, confira a entrevista e veja tudo o que essa área tem para oferecer. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Conheça o curso de pós-graduação em Engenharia de Tráfego

Blog Portal Pós: O que o aluno encontra no curso de Engenharia de Tráfego? 

Mariana: Conceitos básicos, aspectos sociais, econômicos e tecnológicos da Engenharia de Tráfego. Assim, para começar, são apresentadas as características dos sistemas de transportes, assim como as técnicas mais usadas no tratamento e solução de problemas de Engenharia de Tráfego. Da mesma forma, o aluno encontrará técnicas para projeto, avaliação operacional e desempenho de tráfego. 

Blog Portal Pós: Em relação ao conteúdo programático, o que os alunos podem esperar?

Mariana: O conteúdo do curso inclui a disciplina de Sistemas de transportes, que apresenta os sistemas de transporte de uma forma integrada, visando a aplicação de uma abordagem multidisciplinar na resolução de problemas. Oferece também o conteúdo de gerenciamento de projetos e Business intelligence (BI). 

O curso contempla assuntos bastante técnicos como tecnologia e gerenciamento de tráfego, segurança viária, Polos geradores e mitigação de impactos no tráfego, Projetos de engenharia de tráfego, além de Políticas públicas de mobilidade urbana, acessibilidade e sustentabilidade.

Blog Portal Pós: Como coordenadora de um curso EAD, qual é o seu papel na vida acadêmica dos alunos? 

Mariana: Guiar todos os alunos e fornecer as melhores ferramentas possíveis para que eles atinjam seus objetivos de crescimento profissional. Como engenheira, professora e coordenadora, meu papel é desenvolver raciocínio lógico nos alunos. Isso é para que eles finalizem o curso com novos conceitos e possam desenvolver a habilidade de raciocínio de resolução de problemas para que fiquem preparados para novos desafios.

Além disso, é essencial que a coordenação esteja atenta às tendências de mercado e planeje um curso recheado de assuntos atuais e certeiros para a capacitação dos profissionais. 

Blog Portal Pós: Como é feito o atendimento realizado pelos tutores?

Mariana: Os tutores são professores que estão à disposição para todas as dúvidas dos alunos. Assim, são personagens essenciais na vida acadêmica, apoiando as atividades realizadas no ambiente virtual e atendendo o aluno nas suas dúvidas por meio de ferramentas de comunicação.

Blog Portal Pós: As aulas são 100% virtuais? Como é a estrutura oferecida para os alunos da modalidade EAD?

Mariana: O desenvolvimento das disciplinas do curso se faz no ambiente virtual, onde o aluno cumprirá 40 horas por disciplina e encontra o conteúdo das disciplinas organizados em temas/webaulas. Para cada um deles, o aluno realizará um conjunto de atividades:

  •  Leitura de textos de fundamentação teórica;
  • Acesso às videoaulas;
  • Aprofundamento dos seus conhecimentos, acessando elementos extratextuais;
  • Desafio Profissional, com resolução para autoestudo;
  • Realização de questões de autoestudo, para verificação de seu desempenho.

Blog Portal Pós: Como o curso de Engenharia de Tráfego pode contribuir para o desenvolvimento do aluno?

Mariana: O curso de Engenharia de Tráfego provê as ferramentas necessárias para que os profissionais coloquem em prática em seu dia a dia os conhecimentos adquiridos no curso, com plena autonomia e desenvoltura crítica, para propor soluções de tráfego adequadas nas esferas de trabalho pública e privada.

Blog Portal Pós: Como está o mercado de trabalho na área?

Mariana: Esse é um mercado de trabalho em expansão, principalmente dado o nosso contexto histórico de desenvolvimento urbano, de valorização da qualidade de vida e, mais recentemente, de pandemia. Imagine quantos projetos de tráfego são necessários para que a gente atinja em algum momento a sustentabilidade nos nossos deslocamentos, com segurança e eficiência.

Veja alguns números que temos certeza que podemos melhorar: estima-se, por exemplo, que, em 2019, os paulistanos tenham perdido uma média de 154 horas em congestionamentos, enquanto no Brasil, em 2018, foram contabilizadas 23,4 mortes por 100 mil habitantes em acidentes de trânsito. Assim, trata-se de um mercado de trabalho com oportunidades nas esferas pública e privada.

Blog Portal Pós: Quais são os conhecimentos e habilidades que o profissional que deseja atuar nessa área precisa desenvolver? 

Mariana: Os profissionais precisam compreender os fenômenos sociais, econômicos e ambientais relacionados à urbanização e intensificação do tráfego nas cidades. Além de identificar e integrar os diversos sistemas de transportes, com suas características físicas, técnicas e operacionais. Precisam também avaliar e desenvolver cenários conceituais ou práticos envolvendo os sistemas de tráfego nas cidades, sabendo como estruturar o problema, a metodologia para coleta de dados e análise dos resultados.

O curso de Pós-graduação em Engenharia de Tráfego será lançado no fim deste mês e se destina a engenheiros, arquitetos, urbanistas, geógrafos, tecnólogos, administradores, gestores públicos ou outros profissionais que trabalhem nos meios público ou privado e demais interessados no tema. Então, quer saber mais? Assista no YouTube do Carreira em Pauta a aula inaugural que conta com a participação da Mariana e mais duas professoras do curso. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades