Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como é a pós-graduação em Segurança de Redes? Saiba tudo!

imagem com símbolo de segurança para ilustrar texto pós-graduação em segurança de redes

Ao pensar em Segurança de Redes já associamos com a internet e tudo que guardamos nesse imenso espaço. Muitos são os medos de perder dados e documentos importantes, sofrer algum golpe ou cair em um dos ataques cibernéticos. Por isso, empresas buscam por profissionais que tenham feito pós-graduação em Segurança de Redes para, assim, conseguir dar um suporte e segurança ainda maior na organização.

Mas, o que é essa segurança? Essa é uma maneira de deixar o ambiente seguro contra vulnerabilidades. De acordo com a ISO (International Standardization Organization – Organização Internacional para Padronização), a vulnerabilidade na computação é sobre qualquer fraqueza que dá para violar no sistema e nas informações que ele guarda. 

blog banner desconto em pós-graduação

E sabemos que existem diversas maneiras para invadir a segurança de um sistema, além de ameaças que diversas empresas recebem. Por isso, é importante manter a área de Segurança de Redes para dar um suporte ainda maior ao restante da equipe de tecnologia. Continue lendo se você pensa em se especializar nesse assunto, mas ainda não sabe sobre o que é o curso e por que investir nessa área!

Por que se especializar em Segurança de Redes?

De acordo com um estudo realizado pela IDC, uma das maiores empresas na área de segurança de redes e informações, mais de 40% das empresas consultadas não têm noção sobre controle de informações e nem sabem como proteger seus dados.

Essa pesquisa ainda mostrou que 15% das companhias afirmam ter certeza sobre o que querem proteger. Isso mostra que essa área possui diversas oportunidades, que vão surgindo de acordo com a necessidade da organização.

Para ser um especialista em segurança de redes, é necessário dominar três assuntos que são essenciais nessa área:

  • Programação e desenvolvimento de sistemas;
  • Gestão de segurança;
  • Administração de redes e projetos.

Compreender tudo isso te ajudará a ocupar os mais diversos cargos do setor de tecnologia, além de ser considerado um profissional especialista e multifuncional na área de TI. 

3 dicas para se tornar um especialista em Segurança de Redes

Até aqui você já entendeu a importância dessa área para as empresas e que esse é um setor que tem crescido constantemente. Ou seja, oportunidade é o que não vai faltar se você seguir por este caminho. Mas, como ser um especialista neste assunto? Pensando nisso, trouxemos x dicas que vão te ajudar nessa missão:

1 – Tenha certificações específicas

Esses certificados são essenciais para profissionais de todas as áreas de TI e é possível obtê-los em testes. Para quem deseja atuar com a segurança de redes, existem algumas importantes como certificações em roteadores e switches, cabeamento estruturado e rede física, e sistemas operacionais.

2 – Participe de fóruns

Esses fóruns são ambientes ótimos para tirar dúvidas, conhecer novas tecnologias e trocar experiências com outras pessoas. Nesses grupos, é possível trocar experiências e saber quais problemas mais comuns que cada um enfrenta. Os fóruns ajudam em momentos em que você não sabe como agir e como solucionar um novo problema.

3 – Mantenha-se atualizado

Essa é uma área onde as coisas mudam a todo instante e, por isso, você deve conhecer as principais tendências. Isso vai te ajudar a se destacar entre tantos concorrentes. Leia artigos, busque por cursos livres e especializações. Isso vai te ajudar a manter-se atualizado, além de  conhecer todos os protocolos, sistemas, segurança e muito mais.

banner sobre e-book com tendências de programação e desenvolvimento

O que é a pós-graduação em Segurança de Redes?

Considerada uma das áreas que mais cresce no mercado e na Tecnologia da Informação, a pós em Segurança de Redes vai te ajudar a entender as principais tecnologias em uso e tendências no cenário nacional e global. A seguir, vamos responder às principais dúvidas sobre o curso:

Quem pode fazer a pós?

O curso foi pensado para profissionais com bacharelado em Engenharia da Computação, Cientistas da Computação, Tecnólogos em Análise de Sistemas, Desenvolvimento WEB, Banco de Dados, Analistas na área de gestão de TI. Empreendedores que tenham interesse em implementar ferramentas e soluções para problemas e gestão de Segurança da Informação também podem cursar essa pós.

O que vai aprender durante o curso?

O objetivo desta especialização é atualizar e ajudar no desenvolvimento de atividades específicas, como elaboração de estratégias inovadoras adaptadas para as constantes mudanças dos cenários econômicos, tecnológicos e sociais. O intuito é formar gestores de segurança da informação com perfil proativo, dinâmico e crítico com capacidade para atuar no mercado.

Durante o período de estudo, o estudante será capaz de:

  • Identificar as melhores práticas de identificação de riscos e implantação de controles;
  • Implantar núcleo de Segurança de Redes, além de entender quais as atividades precisam ser executadas para garantir um ambiente seguro;
  • Definir e implantar arquiteturas rígidas para resolução das vulnerabilidades;
  • Utilizar a tecnologia, processos e pessoas para proporcionar melhores formas de proteção e minimizar possíveis riscos.

Além disso, a grade do curso conta com diversas disciplinas, desde ​​Análise de dados até Governança em TI, e Infraestrutura e conectividade de redes. O curso pode ser feito em 6 meses (de forma intensiva) ou em 10 meses.

Cursar a pós-graduação em Segurança de Redes pode abrir várias portas e te dar oportunidade de trabalhar em diversas áreas da Tecnologia da Informação. Conheça os cursos de pós-graduação de 6 meses e MBA e mude o rumo da sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades