Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em TI e área de dados: 20 opções

conceito de tecnologia para ilustrar texto sobre pós-graduação em TI

A área de TI precisa, cada vez mais, de profissionais qualificados. Uma pesquisa do Google for Startups em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) mostra que, no Brasil, entre 2021 e 2025, a demanda por novos talentos na área será de 800 mil. Com isso, quem deseja se destacar precisa investir em uma pós-graduação em TI

Além disso, em um cenário cada vez mais competitivo, cursar uma especialização na área de Tecnologia é a oportunidade ideal para conquistar visibilidade e se manter atualizado no mercado de trabalho. A boa notícia é que existem diversas opções capazes de proporcionar conhecimentos específicos e aprofundados, como veremos a seguir.

Como a pós-graduação em Tecnologia pode abrir portas para oportunidades na área?

Uma pós-graduação nesse nicho cria especialistas altamente qualificados, que são valorizados pelas empresas em busca de talentos especializados. Além disso, a tecnologia é um campo em constante evolução e uma pós-graduação permite que os profissionais se mantenham atualizados com as últimas tendências e avanços tecnológicos. 

Abaixo, apresentamos alguns motivos que ressaltam a pós-graduação como uma possível ponte entre os profissionais da área e uma carreira bem sucedida:

1 – Título de especialista

Uma das vantagens da pós-graduação voltada para a área da tecnologia é abrir a possibilidade para que o profissional se torne um especialista em uma área específica. Essa evolução faz com que ele seja altamente procurado por empresas que precisam de conhecimento profundo em um determinado campo.

2 – Competitividade

Podemos observar, ainda, que a pós-graduação torna o profissional mais competitivo em relação a candidatos com apenas diplomas de graduação. O acúmulo de experiência e conhecimento, na prática, faz a diferença.

3 – Acesso a professores e especialistas

A pós-graduação oferece acesso a professores com ampla experiência de mercado, proporcionando uma educação de alta qualidade. Isso impacta no desenvolvimento profissional, com a possibilidade de aprender com um corpo docente que se preocupa, de fato, com o conhecimento que é transmitido.

4 – Reconhecimento

Algumas certificações de pós-graduação são amplamente reconhecidas e valorizadas no mercado. Em paralelo, profissionais com pós-graduação ganham salários mais altos do que aqueles com apenas diplomas de graduação, o que só faz ressaltar o reconhecimento e a credibilidade.

Pós-graduação em TI e área de dados: veja 20 opções

No que diz respeito à área da tecnologia, há um amplo portfólio de pós-graduações, prontas para elevar as habilidades do profissional e desencadear diversas oportunidades. Confira as melhores opções:

  1. Gestão e Governança de Tecnologia da Informação
  2. MBA em Gestão de Tecnologia da Informação
  3. Tecnologias para Aplicações Web
  4. Tecnologia e Segurança de Blockchain e Smart Contracts
  5. Tecnologia, Inovação e Transformação Digital
  6. Tecnologia JAVA
  7. Tecnologia da Informação Aplicada a Gestão Financeira
  8. Business Intelligence, Big Data e Analytics – Ciência de Dados
  9. Administração de Banco de Dados
  10. MBA em Privacidade e Proteção de Dados
  11. Gerenciamento e Visualização de Dados para Negócios
  12. Análise de Dados
  13. DevOps
  14. Desenvolvimento Front End
  15. Desenvolvimento Back End
  16. Desenvolvimento Web Full Stack
  17. Gestão Ágil e Desenvolvimento de Software
  18. Desenvolvimento de Aplicações Mobile
  19. Inteligência Artificial e Machine Learning
  20. Data Center e Computação em Nuvem

Uma das vantagens é que o curso pode ser concluído em 4, 6 ou 10 meses, com total flexibilidade. Isso aumenta ainda mais o leque de opções para o aluno interessado.

Os conhecimentos acompanham as últimas tendências e avanços tecnológicos de cada área, o que — conforme já mencionamos antes — representa valor inestimável ao profissional que se enquadra nesse nicho.

Os cursos também contam com suporte da tutoria, em que o estudante tem a possibilidade de enviar dúvidas e pedir ajuda aos tutores do curso, que são profissionais especialistas na sua área. Dessa maneira, surge a oportunidade de interagir e receber aconselhamento de profissionais altamente capacitados.

Agora que sabe os benefícios da pós-graduação em TI, não hesite em começar a pós em tecnologia e marcar a sua presença no mercado! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades