Pós-graduação na área de psicologia: conheça 5 opções

pós-graduação na área de psicologia

Ter uma especialização é uma excelente maneira de direcionar a sua carreira, e a boa notícia é que os cursos de pós estão disponíveis para todas as áreas. Inclusive, se você é psicólogo, saiba que existem diversas opções de pós-graduação na área de psicologia para você escolher.

Tendo em vista que a graduação em psicologia abre inúmeras portas, possibilitando a atuação em múltiplas frentes na área da saúde, você pode investir em uma pós para conseguir atuar exatamente com o que deseja. Interessante, não é mesmo?

5 opções de pós-graduação na área de psicologia

Para te ajudar a fazer uma escolha, separamos abaixo 5 cursos que estão em alta. Confira agora.

1 – Psicologia Organizacional

Caso você tenha interesse em ser um profissional que atua dentro das empresas, com psicologia organizacional e gestão de pessoas, essa especialização é uma excelente oportunidade. Ela vai te oferecer toda a base necessária para aprimorar os conhecimentos que você já obteve na graduação, te transformando em um especialista.

Veja a grade curricular do curso, que é 100% online e te garante a flexibilidade necessária para conseguir seguir com a sua trajetória acadêmica.

  1. Comunicação e motivação nas organizações
  2. O papel do psicólogo nas organizações
  3. Ferramentas e técnicas de coaching
  4. Qualidade de vida, saúde, higiene e segurança no trabalho
  5. Competências socioemocionais
  6. Cultura organizacional
  7. Dimensão humana na governança corporativa
  8. Treinamento e desenvolvimento
  9. Recrutamento e seleção

2 – Psicologia Hospitalar

Por outro lado, se você prefere atuar em ambientes hospitalares, a pós em Psicologia Hospitalar pode ser a sua escolha ideal. Ela é destinada a psicólogos que desejam conhecer mais sobre a área hospitalar e suas especificidades, para que assim desenvolvam uma visão prática e direcionada ao enfrentamento dos desafios da área.

Assim, os objetivos do curso são apresentar conceitos gerais, proporcionar o conhecimento sobre as diversas opções de atuação de um psicólogo no hospital, os conhecimentos técnicos e técnicas específicos, e também os conceitos e técnicas de intervenções no cotidiano hospitalar.

As disciplinas são as seguintes:

  1. História da psiquiatria e saúde mental
  2. Atuação do psicólogo na prática hospitalar
  3. Concepções epistemológicas e psicopatologia geral
  4. Saúde mental na infância e adolescência na assistência hospitalar
  5. Psicofarmacologia
  6. Atenção psicossocial e uso de álcool e drogas
  7. Saúde mental do trabalhador e do idoso
  8. Programas de prevenção e apoio psicológico a profissionais da saúde
  9. Cuidados paliativos, finitude e morte

3 – Neuropsicologia

O curso de Neuropsicologia tem como principais objetivos oferecer conhecimento sobre as principais regiões cerebrais e suas correlações funcionais, além de apresentar as funções cognitivas e seus conceitos.

Outros pontos abordados na pós são a reflexão sobre os principais instrumentos de avaliação de cada uma das funções cognitivas, e o conhecimento de instrumentos de avaliação para os principais transtornos na infância, adolescência, vida adulta e terceira idade.

Para tal, o curso é estruturado na seguinte grade curricular:

  1. Neurociências e processo de aprendizagem
  2. Psicomotricidade e desenvolvimento motor
  3. Bases morfológicas e funcionais do sistema nervoso
  4. Inteligência e funções executivas: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  5. Atenção, memória e aprendizagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  6. Linguagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  7. Habilidades visuoespaciais, praxias e gnosias: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação
  8. Neuropsicologia da infância e adolescência
  9. Neuropsicologia do adulto e idoso
Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

4 – Psicologia Escolar

Gosta do ambiente escolar e quer trabalhar com crianças e adolescentes? Então não deixe passar a oportunidade de cursar uma pós em Psicologia Escolar. Ela oferece aprofundamento nas bases práticas e teóricas de atuação do psicólogo em escolas, incluindo a identificação e resolução das dificuldades de aprendizagem e o processo de orientação escolar.

Além disso, seus objetivos incluem detalhar estratégias para enfrentar os desafios da aprendizagem, apresentar e discutir questões sobre dificuldade de aprendizagem, conflitos e estresse laboral, elucidar a atuação e o papel do psicólogo em sistemas educacionais e escolas, e também analisar políticas públicas para a atuação em escolas.

O curso é composto pelas 9 disciplinas abaixo:

  1. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
  2. Funções executivas no processo de aprendizagem
  3. Problemas e distúrbios de aprendizagem
  4. Saúde mental na infância e adolescência
  5. TGD, altas habilidades, superdotação e AEE
  6. Caracterização e atuação do psicólogo na escola
  7. Atuação do psicólogo em sistemas de ensino
  8. Psicomotricidade e desenvolvimento motor

5 – Psicologia Clínica

Por fim, a clássica Psicologia Clínica também pode ser muito beneficiada com uma pós-graduação. O curso apresenta informações sobre a legislação normativa, expõe elementos para reflexão sobre os diferentes modelos de atuação da área, debate linhas teóricas da psicologia e também conta com outros objetivos.

Eles incluem o fornecimento de elementos para reconhecer as diferentes áreas da atuação clínica, aprender a realizar avaliação psicológica, elaborar documentos pertinentes e também compreender as possibilidades de manejos terapêuticos, avaliação de psicopatologias e elaboração de estratégias de cuidado em saúde mental.

Confira abaixo a grade curricular.

  1. Introdução à psicologia clínica
  2. Psicologia Clínica e Avaliação Psicológica
  3. Principais Abordagens em Psicologia Clínica
  4. Psicopatologia
  5. Psicologia clínica em contextos grupais
  6. A clínica com crianças
  7. Intervenção psicológica em situação de crise
  8. Discussão e manejo de quadros clínicos específicos
  9. Ética e responsabilidade profissional

Por que investir em uma pós em psicologia?

Se você ainda não foi convencido sobre a importância de investir em uma especialização, veja abaixo 4 motivos extras que vão te ajudar nessa decisão.

1 – Se tornar um especialista

Ao concluir uma pós-graduação, você ganha o título de especialista, ou seja, tem como comprovar que é um profissional especializado em um tema específico.

Seja ele psicologia clínica, seja hospitalar, por exemplo, o importante é que você se dedicou e estudou muito para conquistar esse título, mostrando que você deseja sempre progredir e ser um profissional bem preparado.

Dessa maneira, você aumenta seus conhecimentos e pode oferecer um atendimento ainda melhor aos seus pacientes, independente da área da psicologia escolhida.

2 – Garantir destaque em processos seletivos

Hoje em dia, ter uma graduação não é mais o suficiente para garantir uma boa progressão de carreira. Por isso, se dedicar a uma pós significa aumentar os seus diferenciais, ser um profissional mais qualificado e chamar a atenção em entrevistas.

Assim, você se torna um candidato muito mais interessante e valorizado pelas empresas, que desejam ter colaboradores altamente capacitados e comprometidos com suas carreiras.

3 – Conseguir aumentos de salário

Tendo em vista que são poucos os profissionais pós-graduados e bem qualificados, como explicamos acima, o mercado valoriza os especialistas. Isso é refletido em boas oportunidades, cargos mais altos, reconhecimento dentro das companhias e aumentos de salário.

Colaboradores valiosos e raros precisam ser mantidos, portanto, as organizações investem em estratégias para reter esses talentos – o que inclui melhores compensações financeiras.

Da mesma maneira, se você trabalhar de forma autônoma, também poderá cobrar mais para refletir sua alta capacitação profissional.

4 – Ter destaque na sua área

Por fim, não se esqueça do destaque que poderá conquistar na sua área. Quanto mais qualificado, maiores as suas chances de ter reconhecimento por se dedicar a um tema específico e ser referência nele. Unindo experiência profissional com uma especialização, você terá todas as oportunidades de ganhar esse destaque.

Então, o que você está esperando para começar a sua pós-graduação na área de psicologia?

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!