“A pós-graduação forma o profissional para o mercado de trabalho”; veja a entrevista

mulher feliz com notebook para ilustrar texto sobre pós-graduação

Em um mercado cada vez mais concorrido, os profissionais que desejam se destacar devem investir em uma pós-graduação. Isso porque, com a especialização, é possível conquistar novas oportunidades, crescer na carreira, fortalecer o currículo, manter a empregabilidade em alta e realizar os seus objetivos profissionais.

Quer saber mais sobre o tema? O blog do Portal Pós conversou com Ana Carolina Gulelmo Staut, coordenadora de pós-graduação na Platos. Leia a entrevista!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Pós-graduação, empregabilidade e muito mais

Blog: 76% dos recrutadores acreditam que contratar profissionais qualificados hoje é difícil ou muito difícil. É o que diz a 20ª edição do Índice de Confiança da Robert Half. Como você enxerga a importância de investir em uma pós-graduação para se qualificar?

Ana: Cursar uma pós-graduação significa se tornar especialista em determinada área.  E a qualificação profissional está diretamente ligada à especialização. O SENAI estima que a defasagem de trabalhadores qualificados que vemos hoje se estenderá até 2023. Aqueles que começarem a se preparar agora, por meio de cursos como a pós-graduação, sairão na frente e terão mais chances de alcançar essas áreas com maiores defasagens ou de alcançar a tão almejada ascensão profissional.

B: Qual é o perfil de um profissional que possui a empregabilidade em alta?

A: Hoje, muito se fala que o profissional deve ser protagonista da sua própria carreira. Um perfil muito buscado pelas empresas, e que está em alta, é aquele que não espera apenas da empresa a responsabilidade sobre seu crescimento e aprendizado. 

Esse profissional assume a responsabilidade sobre sua carreira, tem comprometimento com as entregas, estuda não apenas para aprender sobre sua atual atividade, mas para se desenvolver para o futuro e o mercado de trabalho, tem um bom relacionamento interpessoal, se comunica bem, é empático e proativo!

B: O que o profissional deve fazer para se manter ativo no mercado de trabalho?

A: Uma pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon mostra que a maior parte dos trabalhadores não pretende parar de trabalhar quando chegar a hora da aposentadoria. Apenas 34% têm esse desejo. E para conquistar uma carreira duradoura e se manter ativo no mercado de trabalho, o profissional precisa exercer o aprendizado, o desenvolvimento contínuo e precisa se preparar. 

Para isso, é necessário focar em uma educação continuada, através de cursos livres, especializações e leituras, para se manter sempre por dentro dos assuntos que são tendências no momento. Manter conexões, não apenas virtuais, mas também um círculo social ativo, e um bom networking com pessoas com interesses profissionais semelhantes, além do constante desenvolvimento das soft skills mais buscadas pelo mercado. Esse conjunto de práticas mantém o profissional sempre preparado para o mercado de trabalho.

B:  Por que é importante saber como se reinventar e não ter medo de novos desafios na vida profissional?

A: Sentir medo é normal, o que não podemos é deixar que o medo nos paralise, que nos faça abrir mão de novas oportunidades e desafios. Vivemos em constante adaptação. Se reinventar é um dos processos da trajetória profissional e um dos meios de se alcançar novos degraus na carreira. Todo crescimento profissional, mudança de emprego ou transição de carreira vem acompanhado de novos desafios e de reinvenção. Por isso, é tão importante perdermos o medo do novo!

B: Como a proatividade pode ajudar a aumentar a empregabilidade?

A: Proatividade é a capacidade da pessoa em resolver problemas de maneira autônoma e, muitas vezes, antecipada. O profissional proativo, ao olhar determinado processo, não pensa apenas em executá-lo da forma como sempre foi feito, mas tenta enxergar as melhores formas de executá-lo. 

Em um cenário em que as empresas buscam cada vez mais soft skills, ser proativo é um grande diferencial para o fator empregabilidade. Isso porque, quando a proatividade é bem executada, a empresa percebe a otimização do tempo e a melhoria de processos. Com isso, ganha a empresa e ganha o profissional.

B: Qual a relação entre pós-graduação e empregabilidade?

A: Estima-se que apenas 1% da população brasileira cursou algum tipo de pós-graduação. Esse número nos mostra que cursar uma pós é um grande diferencial para aqueles que estão buscando emprego, uma promoção ou até mesmo uma transição de carreira. Além disso, um levantamento do Instituto Semesp mostra que profissionais com pós-graduação ganham, em média, até 150% a mais que aqueles que não possuem especialização.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, estar entre esse 1% de brasileiros especialistas, e ter a chance de ganhar até 150% a mais, é um investimento de grande importância na carreira.

B: Quais os benefícios para a carreira de quem faz uma pós-graduação?

A: A pós-graduação apresenta inúmeros benefícios para a carreira de um profissional. O primeiro é o título de especialista em determinado tema. O profissional que se especializa se destaca entre aqueles que não se especializaram e estará mais atualizado ao que está acontecendo na sua área de atuação.

A pós-graduação forma o profissional para o mercado de trabalho, desenvolve competências e habilidades profissionais mais buscadas, agrega conhecimentos específicos e amplia o horizonte, melhorando o currículo e garantindo o networking! E, consequentemente, isso se transformará em oportunidades de emprego e/ou ascensão profissional.

Após ler a entrevista e entender como a pós-graduação é capaz de contribuir com a sua carreira, confira os cursos oferecidos pelo portal Pós.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!