Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é e como fazer um posicionamento de mercado? Confira!

conceito de estratégia para ilustrar texto sobre posicionamento de mercado

Em um cenário verdadeiramente competitivo, o posicionamento de mercado possibilita que uma empresa se destaque dos concorrentes. É por meio dele que se desenvolve uma imagem e uma identidade que tornam a organização diferenciada e, por sua vez, mais atraente para os consumidores.

Mas primeiro, é preciso entender um pouco mais sobre a essência de um posicionamento de mercado. Para definir, vale parafrasear um dos maiores nomes do Marketing, Philip Kotler. Para ele, consiste na “ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o objetivo de ocupar uma posição diferenciada na escolha do público-alvo”.

Um exemplo, para fins de maior compreensão: uma empresa de calçados esportivos pode se posicionar como uma marca que oferece calçados esportivos inovadores, focando na sustentabilidade como diferencial competitivo. A maior concentração é atender às necessidades de atletas amadores conscientes do meio ambiente, que buscam produtos de alta qualidade e que tenham um impacto positivo no planeta.

Assim, o posicionamento diz muito sobre a forma como uma empresa ou marca é percebida pelos consumidores em relação aos concorrentes no mercado. É o espaço que essa organização ocupa na mente do público em termos de atributos, benefícios, valores e características distintivas.

O que é um posicionamento de mercado?

Quando falamos de posicionamento de mercado, estamos nos referindo à criação de uma imagem única e relevante para a empresa ou produto, que diferencie a empresa dos concorrentes e a torne atraente para o público-alvo. 

Para que um posicionamento de mercado seja eficiente, é necessário compreender a fundo o público-alvo, ou seja: ter em mente suas necessidades, desejos, valores e preferências. Tendo em mente esses fatores primordiais, a empresa passa a desenvolver uma estratégia de posicionamento que se alinhe com os consumidores e destaque o valor único oferecido.

Essa estratégia normalmente é elaborada por uma equipe composta por um gerente de marketing, geralmente responsável por liderar o processo; um analista de mercado, que coleta e interpreta dados relevantes sobre consumidores, concorrentes e tendências; um gerente de produto, normalmente envolvido na definição da proposta de valor, identificação de recursos exclusivos e benefícios do produto e, ainda, profissionais de branding — que possuem a expertise necessária para construir e gerenciar a identidade da marca.

Para desenvolver um posicionamento de mercado eficaz, é importante considerar elementos como a identificação e a segmentação do público-alvo com base em características e comportamentos comuns, a definição de uma proposta de valor da empresa (em outras palavras, o que a diferencia e a torna especial em relação aos concorrentes).

Vale levar em consideração a importância de desenvolver uma mensagem clara e coerente que transmita o posicionamento desejado e garantir que todas as interações e elementos de comunicação da empresa sejam consistentes com o posicionamento desejado. 

Como fazer um posicionamento de mercado? 

A elaboração de um posicionamento de mercado é delicada e deve ser feita com muita atenção, principalmente considerando a relevância de seu impacto na empresa em questão. Algumas atitudes podem tornar essa tarefa mais fácil e fluida:

1 – Pesquisa de mercado

Tudo começa com uma boa pesquisa, e na elaboração de um bom posicionamento não é diferente. Preste atenção em todo o mercado que o cerca, no que os concorrentes estão fazendo e em qual público a empresa deve se concentrar. São informações fundamentais que dão inclusive base para um posicionamento sólido e eficaz.

Nessa etapa, é importante identificar as propostas de valor dos concorrentes, seus pontos fortes e fracos, quais são as estratégias de marketing utilizadas e, principalmente, o posicionamento atual. É com base nessas informações que você encontra a melhor maneira de diferenciar sua empresa ou produto.

2 – Defina e conheça bem o público

Já ressaltamos a importância de conhecer o público-alvo, e uma ideia pertinente é segmentar essas pessoas em grupos específicos com características e comportamentos semelhantes para então personalizar a estratégia de posicionamento, sob a premissa de atender às necessidades específicas de cada um desses segmentos. 

3 – Identifique o que torna a empresa única

A empresa deve ter autenticidade e mostrar algo que as outras não têm. Entender que o cliente não quer mais do mesmo é fundamental. Nessa etapa de elaboração do posicionamento, essa é uma informação que precisa vir à tona: qual o diferencial? No que a empresa se destaca? É uma análise que não pode deixar de ser feita.

4 – Mensagem de posicionamento

Com essa proposta de valor única definida (ou seja, o diferencial da empresa), é hora de estabelecer a mensagem de posicionamento. Essa comunicação deve ser clara, concisa e relevante. A ideia aqui é transmitir de forma convincente como a empresa atende às necessidades do consumidor.

5 – Canais de comunicação  

Outra etapa importante desse processo é a determinação dos canais de comunicação mais eficazes para alcançar o público-alvo. Aqui entram estratégias de marketing digital, mídia social, publicidade, eventos ou outros meios relevantes para o segmento.

Para ajudar a elaborar um bom posicionamento de mercado, vale fazer uma especialização em Marketing. A pós-graduação EAD pode levar os conhecimentos até você, ou seja: nem é preciso sair de casa.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades