Ser capaz de analisar dados e identificar tendências, problemas e oportunidades a partir deles é uma habilidade fundamental nos dias atuais. Com tantas informações disponíveis, especialmente dentro dos sistemas empresariais, os colaboradores que dominam as ferramentas de dados saem na frente. Um exemplo é o conhecimento de Power BI.
Contar com a certificação que atesta o domínio da plataforma vai colocar o seu currículo em outro patamar. Além disso, você estará apto a concorrer a vagas específicas, como mostra o Guia Salarial 2024 da consultoria Robert Half.
De acordo com o relatório, para a área de Vendas e Marketing, o programa da Microsoft está entre as habilidades técnicas mais demandadas pelo mercado de trabalho. Além disso, o certificado é um dos mais exigidos na área.
Isso significa que focar na análise de dados pode garantir o destaque que você tanto deseja para a sua carreira. Afinal de contas, as decisões nas empresas são cada vez mais tomadas com base em dados. Com isso, conseguir decifrar as informações e os números vai garantir a sua relevância no mercado.
Contudo, que tal voltar alguns passos para entender exatamente o que é essa ferramenta?
Power BI: o que é? Qual a sua importância?
O programa de BI, ou seja, de Business Intelligence, é uma plataforma de análise de dados da Microsoft. Ele é capaz de agrupar diversos tipos de informações, sejam elas internas ou externas, em inúmeras categorias, criando painéis e relatórios complexos para organizar um grande fluxo de dados.
Dessa maneira, ele é capaz de reunir um grande volume de dados de forma estratégica, garantindo às empresas a oportunidade de traduzir o fluxo de informações. Assim, profissionais capacitados a interpretar dados conseguem identificar uma série de padrões, tendências, problemas e possibilidades, guiando decisões estratégicas para as organizações.
No mundo atual, em que a captura e o armazenamento de dados são atividades corriqueiras para as companhias, ter as informações não é o suficiente. Por isso é fundamental contar com equipes capacitadas para analisar os dados de maneira crítica, olhando para programas de análise de maneira estratégica.
Todavia, ter conhecimento da plataforma e saber utilizá-la pode não ser o suficiente para o mercado de trabalho.
O que é a certificação PL-300?
Muitas companhias exigem a certificação do programa, chamada PL-300, para processos seletivos e até mesmo promoções internas. Por isso, se você deseja se especializar em análise de dados, vale a pena conseguir a certificação. Porém, como é possível fazer isso?
A certificação se chama “Exame PL-300: Analista de Dados do Microsoft Power BI” e é oferecida pela própria Microsoft, visando comprovar as habilidades de análise de informações dos profissionais. Sendo assim, você terá que realizar uma prova com questões sobre manipulação de dados, criação de relatórios, visualização de informações e muito mais.
Há pré-requisitos?
De acordo com a própria criadora da plataforma e do exame, para obter a certificação você deverá mostrar que consegue “agregar valor comercial significativo” com dashboards de fácil compreensão, ensinar outros profissionais a fazer análise de autoatendimento, e também implementar e setar soluções de consumo.
Sendo assim, por mais que não haja pré-requisitos para realizar o teste, a Microsoft recomenda que você já seja familiarizado com o programa e suas utilizações. Por exemplo, saber usar o Power Query, o DAX e conhecer fundamentos de processamento de dados, bem como usar repositórios de dados em sistemas de nuvem e locais vão aumentar suas chances de sucesso na prova.
O objetivo é que você comprove suas habilidades de preparação, modelação, visualização e análise de dados, além de implantação e manutenção.
Como se preparar para o PL-300?
Além de ter o domínio da plataforma, é importante que você se prepare para o exame. Em sua página de ensino, a Microsoft oferece uma série de opções para isso, separadas em duas opções.
Você pode fazer um curso preparatório com um instrutor, ou estudar de maneira independente, com diversos recursos oferecidos pela companhia. Eles são 5 roteiros de aprendizagem gratuitos, que passam pelos principais pontos da ferramenta de Business Intelligence, como você poderá conferir abaixo:
- Introdução à análise de dados da Microsoft
- Preparar dados para análise com o Power BI
- Modelar dados com o Power BI
- Criar visuais e relatórios do Power BI
- Gerenciar workspaces e conjuntos de dados no Power BI
Como se inscrever? É preciso pagar?
Todo o processo de inscrição para a certificação é realizado pelo site da própria Microsoft. Na página do PL-300 você encontrará todas as informações necessárias sobre o teste, incluindo o valor da taxa a ser paga, em dólares, e os idiomas em que a prova está disponível.
Lembrando que você deverá conseguir ao menos uma pontuação de 700 para ser aprovado e, consequentemente, obter o certificado.
Além da certificação PL-300, você sabia que há outras maneiras de comprovar o seu conhecimento em análise de dados? Uma delas é se dedicando a uma pós-graduação na área.
Com uma especialização, você conseguirá se aprofundar no tema, aprendendo com um corpo docente de ponta, conteúdos atualizados e uma grade curricular baseada nas demandas do mercado e dos profissionais.
Sendo assim, para complementar seus conhecimentos em Power BI e reforçar o seu currículo, aumentando suas chances de conseguir posições e salários melhores, invista em uma pós-graduação. Assim, em pouco tempo você verá a sua carreira deslanchar.