Como se preparar para uma apresentação no trabalho: 4 dicas

se preparar para uma apresentação no trabalho

Existem diversas formas de se destacar dentro da empresa, e uma delas envolve demonstrar na frente dos colegas ou líderes seu conhecimento ou resultados alcançados. Por isso, se preparar para uma apresentação no trabalho é essencial para chegar na hora seguro e confiante. 

E essa preparação passa por várias etapas: fazer um material envolvente, falar claramente, desenvolver as ideias de forma didática e clara e prender a atenção dos ouvintes. Mas como fazer isso com medo de falar em público ou sem conseguir controlar a emoção?

Fazer apresentações é difícil para muitas pessoas, mas faz parte do trabalho. Além de muitas vezes ser obrigatório, essa é uma oportunidade do profissional se destacar. Portanto, buscar maneiras de superar esses medos ajudará a se sentir mais seguro e capaz, e pode levar a uma boa impressão de seu trabalho. 

Como superar o medo de falar em público?

Acredite, se você tem medo de falar na frente de outras pessoas, mesmo que seja em uma simples reunião de time, não está sozinho. Esse temor acomete muitas pessoas, que acabam dominadas pelos nervos, pela vergonha ou por possíveis julgamentos e críticas. 

Em alguns casos, o medo é tão intenso que se transforma em uma condição chamada glossofobia. Nesses casos, é necessário apoio profissional como psicólogo ou psiquiatra. Mas, mesmo se não chega a ser uma fobia, é possível ter sintomas como suor excessivo ou tremores, que impedem que o profissional desempenhe bem esse papel. Veja como lidar com esse medo:

Pratique

Comece com coisas mais simples, como dar uma opinião durante uma reunião com a equipe. Falar em público é uma habilidade e, como tal, melhora com a prática, então comece com passos menores até ganhar confiança. 

Respire

Parece besteira, mas não é à toa que técnicas de respiração fazem parte de processos de relaxamento e meditação. Ao controlar a respiração direcionamos nosso pensamento e focamos apenas no movimento do corpo. Isso ajuda a acalmar e relaxar

Observe

Outra ação que pode ajudar nesse processo é observar como outras pessoas se comportam. Eles mexem as mãos? Fazem perguntas? Elevam a postura? Comece a observar outras pessoas falando em público e tente absorver seus movimentos. 

Como se preparar para uma apresentação no trabalho?

Falar em público é um processo, então não se culpe se logo na primeira apresentação as coisas não saírem como o esperado. Como falamos, a prática ajuda a aperfeiçoar e, com o tempo, vai ficando mais fácil. Isso não significa que, ao fazer uma apresentação, não seja necessário se preparar. 

Seja para uma plateia cheia de pessoas, seja uma sala com gestores na sua empresa, perguntas relevantes podem surgir, e sua postura pode ou não atrair a atenção de quem está assistindo. Por isso, antes de chegar o momento da apresentação, veja como se preparar:

1 – Entenda o objetivo da apresentação

Existem muitos tipos de apresentação: resultados mensais para a equipe, resultados trimestrais para empresa, apresentação de um projeto, lançamento de um produto para o mercado, divulgação de um case de sucesso em eventos. 

Antes mesmo de criar uma apresentação, é preciso entender seu propósito, pois isso definirá aspectos importantes como a necessidade de gráficos ou criação de designs, além de se tornar o foco central do discurso em si. 

2 – Estruture bem o conteúdo

Por mais que o material visual não esteja em tópicos, use-os para estruturar seu discurso. Em geral, uma apresentação é como contar uma história: encontre seu começo e desenvolva as ideias progressivamente. 

Entenda também quais aspectos priorizar e, sempre que possível, baseie as informações que está dizendo com exemplos, dados concretos e cases de sucesso. 

3 – Esqueça os slides

Sim, é isso mesmo, na hora que estiver na frente de todos se apresentando, o ideal é não focar nos slides. Esse recurso visual é muito utilizado pois ajuda a sintetizar a ideia que está sendo apresentada e, para o emissor da mensagem, serve como uma ajuda pontual. 

Nem todas as suas falas devem estar escritas no slide, pelo contrário, o visual deve apenas corroborar o que está sendo falado. 

4 – Domine o conteúdo

Essa é, provavelmente, a dica mais importante: se você não tiver domínio do que está apresentando, o resultado será negativo. Primeiro que a falta de domínio afetará a postura de forma geral, que será mais retraída e não transmitirá confiança. 

Além disso, como falamos, o slide é uma ferramenta de apoio e, se algo der errado com o recurso visual, o orador deve ser capaz de continuar sua apresentação. Por isso, também é recomendado fazer um roteiro e, então, praticá-lo à exaustão. 

Não tenha medo de fazer seu discurso na frente do espelho: observe sua postura, ajuste o tom de voz e mantenha um semblante acolhedor.

Para se preparar para uma apresentação no trabalho e seguir desenvolvendo sua capacidade de falar em público, faça o curso completo de pós online em Comunicação e Oratória e descubra técnicas para se tornar mais comunicativo e a se destacar no trabalho. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!