Com a popularização de plataformas como o LinkedIn, está se tornando cada vez mais comum que os recrutadores abordem os candidatos que eles acreditam combinar com as vagas que possuem em aberto. Saber como reagir a esse primeiro contato com o recrutador é importante para criar uma boa conexão.
Também existe a possibilidade de você, em algum momento, ter encaminhado seu currículo para o recrutador por e-mail. Depois de um tempo, ele pode entrar em contato com você, pois resgatou sua candidatura e te pegar de surpresa. Independente do caso, é importante saber como agir ao falar pela primeira vez com o recrutador.
O principal objetivo dessa conversa é criar uma boa impressão. Isso porque, em um processo seletivo, as etapas, muitas vezes, são aceleradas e talvez você não tenha outra oportunidade para demonstrar que, de fato, possui o perfil para a vaga em aberto.
Como agir no primeiro contato com o recrutador?
Caso não saiba como agir quando o recrutador entrar em contato, veja algumas dicas que vão te ajudar a causar uma boa impressão e conseguir a tão desejada entrevista de emprego.
1 – Não seja afobado
O primeiro passo é manter a calma e segurar a ansiedade. Seja educado e escute com atenção tudo o que o recrutador tem a dizer. Depois que ele terminar, tire suas dúvidas caso tenha alguma.
Pode ser que algumas informações não sejam passadas nesse primeiro contato como o salário. Caso o recrutador não toque no assunto, talvez seja interessante perguntar sobre isso na entrevista presencial ou online. O foco neste primeiro momento deve ser mostrar que está interessado na vaga. Como fazer isso? Veja no próximo tópico.
2 – Demonstre interesse
É importante que, durante a conversa, você deixe claro que está interessado na vaga. Para isso, faça comentários do tipo: “Agradeço muito seu contato, acredito que tenho, sim, o perfil para a vaga e gostaria muito de seguir no processo seletivo”.
Se a vaga for semelhante à que você ocupa atualmente ou a última vaga que ocupou, é interessante você comentar sobre isso com o recrutador, pois vai mostrar que você já possui conhecimento na área.
3 – Faça perguntas de forma estratégica
Para o trabalhador, é fundamental saber detalhes como o horário de trabalho, o salário, o local da empresa e se a posição é home office, presencial ou híbrida. No entanto, nesse primeiro momento, é bacana optar por perguntas que indiquem que você está interessado na posição em aberto.
Faça perguntas sobre a empresa para entender que ramo ela atua e peça detalhes sobre as funções que a pessoa irá desempenhar caso seja contratada. Assim, você saberá como pode contribuir com sua experiência e ficará mais fácil “vender seu peixe”.
Claro que se o recrutador abrir uma brecha você pode falar sobre salário, carga horária, benefícios e coisas do gênero. Não ache que esse tipo de assunto é proibido durante a conversa. A dica, na verdade, é você não focar apenas nisso nesse primeiro contato com o recrutador.
4 – Entenda por que o recrutador te procurou
Pode ser que nesse primeiro contato, você fique pensando: “Como o recrutador me encontrou?”. Para saber como a empresa chegou até você, pergunte ao recrutador como ele conseguiu seu contato.
Veja um exemplo: “Muito obrigado por ter entrado em contato. Uma curiosidade, você encontrou meu contato no LinkedIn ou no meu currículo? Nos últimos meses, eu me candidatei para algumas vagas dessas duas formas e gostaria de saber como me encontrou e se gostaria de saber mais sobre meu perfil profissional”.
Saber o que chamou a atenção do recrutador é importante para você entender como se destacou e usar isso a seu favor. Pode ser que seu perfil no LinkedIn esteja chamando atenção e você nem saiba disso. Ou que elaborou um bom e-mail de apresentação e, sabendo disso, pode repeti-lo quando se interessar por outras vagas.
5 – Seja educado, mas não forçado
Durante o contato, seja gentil e educado, mas não precisa exagerar para não parecer forçado. Também evite forçar uma intimidade e usar termos mais informais para se referir ao recrutador, como “flor”, “querida”, “amada” e coisas do gênero.
Demonstre seu profissionalismo logo nesse primeiro contato, conversando de forma franca, tranquila e sem demonstrar desespero para conseguir a vaga. Manter a postura é importante porque atualmente as empresas estão de olho nas soft skills dos seus candidatos, que são as habilidades comportamentais.
Tendo isso em mente, se demonstrar muita afobação ou se não for gentil, você pode passar a impressão de que é assim no seu dia a dia errada sobre você.
Invista na sua educação
Para chamar a atenção dos recrutadores, é importante ter um bom currículo e mostrar que é um profissional em constante evolução. A melhor forma de se atualizar e ampliar seus conhecimentos é investindo na sua educação.
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