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Principais métricas de Marketing Digital que você deve conhecer

dispositivos conectados para ilustrar texto sobre principais métricas de Marketing Digital

Você sabe quais são as principais métricas de Marketing Digital para uma empresa? Não, elas não têm só a ver com o número de pessoas que seguem o perfil de uma marca nas redes sociais, mas também com o retorno trazido pelas ações no meio digital. 

Elas estão relacionadas à geração de oportunidades de negócio e como uma forma de entender como as estratégias de comunicação estão contribuindo ou não para os resultados da empresa.

Se essas informações afloraram a sua curiosidade sobre as métricas digitais, vamos te explicar agora o que elas são, representam e como você pode acompanhá-las para analisar a evolução do seu negócio. Confira abaixo!

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Primeiro, o que é Marketing Digital e o que são métricas?

Antes de mais nada, vale explicar que o Marketing Digital funciona de uma forma um pouco diferente, já que quando falamos sobre ele, abordamos a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. 

Philip Kotler – considerado o pai do Marketing – conceitua a área como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Na era digital, trazemos esse processo social ainda mais para perto.

Os  canais digitais, como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros se tornam então uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo. Ou seja, por onde as empresas podem solucionar dores e desejos de clientes e potenciais consumidores. 

As métricas aparecem como um meio para mensurar tudo isso. Elas são representadas por indicadores que ajudam a medir o sucesso de uma campanha específica, por exemplo, ou de todo o trabalho de Marketing. Dessa maneira, podemos definir as métricas do Marketing Digital como o primeiro passo para que qualquer empresa elabore os seus planos, ações e estratégias. 

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Então, a partir dos dados coletados através das mídias digitais mencionadas anteriormente, é possível estudar cada etapa de um projeto de forma e monitorar a eficiência do trabalho de forma prática e direta.

Quais são as funções das métricas do Marketing Digital?

São muitas as funções das métricas no Marketing Digital. É importante mencionar que elas devem ser analisadas não apenas no começo e no final da campanha, mas durante todo o processo para que, caso seja necessário, as ações sejam adaptadas.

Entre as principais funções estão:

  • Apontamento dos pontos positivos e negativos das campanhas;
  • Auxílio para o aprimoramento de estratégias;
  • Assistência para a tomada de decisões e investimentos;
  • Diminuição do grau de incerteza para os próximos passos da área;
  • Identificação do Retorno Sobre o Investimento de forma objetiva;
  • Mensuração da performance de cada campanha e do envolvimento do público.

Além de entender as funções, é preciso saber que, ​​para estabelecer o melhor indicador ou as melhores opções entre todas as possíveis, é necessário entender o objetivo da ação. Sem um objetivo definido, não é possível identificar se a campanha está sendo eficiente. 

As 6 principais métricas de Marketing Digital

Existe uma grande quantidade de métricas que podem ser acompanhadas, mas algumas são essenciais para não errar na estratégia.

1 – Custo de aquisição por cliente (CAC)

Saber quanto cada cliente novo custa para o seu negócio é essencial para o financeiro da empresa. Para calcular o custo de aquisição por cliente (CAC), é necessário incluir todos os gastos para atrair o consumidor, como os investimentos em mídia, salários de time de marketing e vendas, entre outras despesas.

Depois de somar todas as despesas e os investimentos, divida o resultado pelo número de novos clientes em determinado período. 

2 – Ticket médio

Essa métrica é usada para saber a média de quanto cada consumidor gasta na sua empresa. A sugestão é considerar o ticket médio mensal, ou seja, dividindo a receita do mês pelo número de clientes que fizeram compras naquele período. Se o valor estiver baixo, você pode implementar novas estratégias para atrair mais compradores para a sua marca.

3 – Taxa de conversão

Acompanhar a conversão mostra o desempenho dos seus conteúdos, já que, segundo a estratégia de Inbound Marketing, essa é a porta de entrada para novos leads. Assim, divida a quantidade de conversões pela sua audiência total e multiplique esse número por 100.

4 – Taxa de rejeição

Essa métrica diz respeito à quantidade de usuários que apenas visualizaram uma página em seu site e saíram sem realizar nenhuma ação. Para saber esse número, divida a porcentagem de sessões únicas por todas as sessões feitas em seu site. O Google Analytics também traz esse dado para você.

5 – Valor do tempo de vida do cliente (LTV)

O Lifetime Value (LTV) mostra o potencial de lucro dos seus clientes e aponta a receita média que eles gastam no seu negócio. Em uma empresa bem colocada, essa métrica deve ser três vezes maior que o custo de aquisição por cliente (CAC).  Para entender esse valor, multiplique o ticket médio mensal pelo tempo médio de retenção de cada um dos seus consumidores.

6 – Custo por lead

Já sabemos que nem todo mundo que acessa o site irá comprar, mas é importante nutrir o cliente nesse processo. Conheça a métrica do curso por lead ao dividir o investimento total na campanha pela quantidade de leads gerados. Verificar os resultados mostra quais são os pontos positivos e negativos de cada campanha. 

Depois de gerar todas essas métricas de Marketing Digital, você pode analisar quais são as ações que dão resultados e quais podem ser feitas futuramente, adotando melhores estratégias para otimizar o seu negócio. Aproveite para conhecer os cursos de MBA EAD em Marketing Digital e se tornar um especialista no assunto. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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