O Guia Salarial da Robert Half em 2024 destacou os profissionais mais difíceis de encontrar em Marketing. Essa é uma informação que pode ser usada ao seu favor, uma vez que ajuda a ver quais áreas ainda contam com uma baixa quantidade de profissionais interessados, contribuindo para a alta demanda.
Se você está buscando uma carreira com boas oportunidades de emprego, é útil conhecer aquelas em que há uma demanda crescente e uma oferta limitada de profissionais qualificados. Isso pode influenciar suas escolhas educacionais e de treinamento.
Além disso, podemos observar que as profissões em alta demanda muitas vezes oferecem salários mais competitivos. Seguindo essa linha de raciocínio, conhecer as carreiras escassas pode fornecer informações valiosas durante negociações salariais, permitindo que você destaque seu valor no mercado de trabalho.
A abrangente área do Marketing
A área de marketing, de modo geral, pode ser definida como um conjunto de atividades e processos que uma empresa realiza para promover, comunicar e vender produtos ou serviços.
O marketing abrange uma ampla gama de atividades, desde a pesquisa de mercado e a definição de estratégias até a implementação de campanhas publicitárias, gestão de mídias sociais, análise de dados e relacionamento com clientes. Mas o objetivo final é criar valor para os clientes, construir uma marca forte e impulsionar o crescimento do negócio.
Podemos ver que o marketing exerce grande importância no âmbito corporativo atual. Em um mercado altamente competitivo, as empresas precisam diferenciar seus produtos e é aí que o marketing desempenha um papel crucial: a criação e comunicação dessas diferenciações, ajudando as empresas a conquistar destaque, em comparação com a concorrência.
O marketing se desdobra em diversos subnichos para atender às complexidades e demandas específicas do mercado. Essa especialização permite que profissionais de marketing desenvolvam expertise em áreas específicas, atendendo às necessidades cada vez mais sofisticadas.
Profissões mais difíceis de encontrar no Marketing
Dito isso, algumas áreas são mais procuradas pelos profissionais do que outras. Por isso, para se destacar, vale direcionar a atenção às áreas menos procuradas, isto é, que possuem maior demanda.
1 – Especialista em Business Intelligence
O papel do especialista em Business Intelligence (BI) envolve a coleta, análise e interpretação de dados. Nesse caso, a premissa é ajudar as organizações a tomar decisões. Isso pode incluir dados internos, como transações comerciais, dados de clientes e operacionais.
Com o aumento da conscientização sobre a importância da análise de dados para as tomadas de decisão empresariais, a demanda por profissionais de BI tem crescido significativamente. À medida que mais empresas reconhecem o valor de transformar dados brutos, a busca só faz crescer.
Na prática, o profissional que pretende ingressar a área em questão pode optar por algumas pós-graduações, como:
- Business Intelligence, Big Data e Analytics – Ciência de Dados
- MBA em Business Intelligence
- Engenharia de Dados
2 – Especialista em transformação digital
Enquanto isso, o especialista em transformação digital se concentra no processo de transformação de uma organização para se adaptar às mudanças tecnológicas e otimizar seus processos, estratégias e modelos de negócios.
As responsabilidades incluem o desenvolvimento de estratégias claras e abrangentes para guiar a organização na jornada de transformação, como a definição de metas, identificação de tecnologias relevantes e estabelecimento de um plano de implementação.
À carreira, também cabe a integração de tecnologias inovadoras capazes de impulsionar a transformação digital, como inteligência artificial, automação, Internet das Coisas (IoT), análise de dados, nuvem computacional e outras soluções digitais.
A transformação digital ainda pode englobar a implementação de estratégias de gestão de mudanças para garantir que os funcionários estejam preparados e dispostos a adotar as mudanças propostas. Isso inclui comunicação clara, treinamento adequado e apoio contínuo durante o processo de transformação.
Assim, o especialista que deseja sucesso nessa área pode cursar uma pós-graduação em:
- Tecnologia, Inovação e Transformação Digital
- Transformação Digital Focada na Experiência do Cliente
- Internet das Coisas – IoT
3 – Analista de Marketing Digital
Já o analista de Marketing Digital atua na execução e otimização de estratégias de marketing online para promover produtos, serviços ou marcas. O profissional colabora na criação de estratégias de marketing digital alinhadas aos objetivos gerais de marketing e negócios da empresa.
O profissional também cria e implementa estratégias para promover a presença da marca nas redes sociais. Isso pode incluir a criação de conteúdo, o gerenciamento de contas, a interação com seguidores e a análise de métricas de desempenho.
Para isso, o profissional pode estudar uma das seguintes opções de pós-graduação:
- MBA em Marketing Digital
- Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias
- MBA em Marketing Digital e Analytics
Habilidades e aprendizado contínuo
O Guia Salarial da Robert Half em 2024 destacou, ainda, habilidades comportamentais que têm a maior demanda, como:
- Adaptabilidade
- Comunicação
- Perfil analítico
- Autonomia
- Flexibilidade
Já as técnicas mais buscadas envolvem idiomas e estratégias de negócios. As certificações mais exigidas são:
- Power BI
- CRM
- Google Ads
- SEO
- Inbound Marketing.
Para ingressar nos profissionais mais difíceis de encontrar em Marketing, vale buscar uma pós-graduação EAD, principalmente levando em conta a importância do aprendizado contínuo.