Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é um profissional experiente? Qual o perfil? Saiba!

homem de terno para ilustrar texto sobre profissional experiente

As empresas têm se concentrado cada vez mais em contratar um profissional experiente, pelas conveniências que acompanham alguém com conhecimento prévio na área, que não precisa de um treinamento tão intensivo. Mas você sabe qual o perfil desse colaborador?

A experiência pode ser resumida como um amplo conhecimento e habilidades em um campo específico ao longo de um período significativo de tempo. No entanto, é importante entender que ser um profissional experiente não se resume apenas à quantidade de tempo dedicado a uma área, mas também envolve a capacidade de aplicar esse conhecimento de forma eficaz. 

Normalmente, um profissional experiente também se destaca por sua capacidade de tomar decisões embasadas, resolver problemas complexos, lidar com situações desafiadoras e ter uma boa adaptação a mudanças.

A experiência também costuma acompanhar habilidades sólidas e um histórico comprovado de desempenho bem-sucedido, mas deve ser considerada como um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento.

Por que contratar um profissional experiente?

A empresa que contrata um profissional experiente se depara com uma série de benefícios, que refletem não apenas em seus resultados, mas também na própria interação com a equipe. Separamos algumas dessas características positivas:

1 – Conhecimento aprofundado

O profissional mais experiente acumula conhecimento aprofundado na área em questão, o que poupa um tempo que seria utilizado para o treinamento de determinadas ferramentas ou funções, por exemplo. É justamente esse conhecimento aprofundado que pode trazer soluções eficientes e inovadoras para problemas mais complexos, de acordo com o que a empresa precisar.

2 – Decisões sólidas

A experiência também permite que o profissional tome decisões com base no que já sabe que dá certo. Isso implica em mais precisão, uma vez que existe uma compreensão mais profunda do contexto e das nuances de um determinado campo. Esse profissional já errou no passado e, agora, tem a chance de transformar isso em um aprendizado.

3 – Habilidades

Naturalmente, o profissional com experiência teve mais tempo e oportunidade de desenvolver suas habilidades. O acúmulo de experiência proporciona o desenvolvimento e o aprimoramento necessários para a realização de determinadas tarefas. Sendo assim, é válido presumir que um profissional experiente terá a capacidade de executar suas responsabilidades de forma mais eficaz.  

4 – Economia de tempo e recursos

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, é correto entender que a contratação de um profissional que conta com uma experiência anterior ajuda a empresa a economizar tempo e até mesmo recursos.

5 – Engajamento e trabalho em equipe

O profissional que já passou por outras empresas também costuma estar mais acostumado a trabalho em equipe, e pode ser mais engajado, o que também ajuda a promover o engajamento dos outros colaboradores.

6 – Mentoria

Profissionais experientes podem servir como mentores valiosos para equipes mais jovens ou menos experientes. Eles têm a capacidade de orientar e orientar outros profissionais, compartilhando seus conhecimentos e oferecendo conselhos práticos. 

7 – Liderança

Além disso, a experiência pode ajudar a identificar um líder eficaz, justamente porque esse profissional pode mostrar capacidade de tomar decisões assertivas e inspirar suas equipes. Se a empresa estiver procurando alguém com espírito de liderança, é uma boa ideia investir na contratação de profissionais mais experientes.  

Como se tornar um profissional experiente?

Mas como se tornar um profissional experiente? Apenas a passagem de tempo não é suficiente para a construção de um bom colaborador. Existem outros fatores a serem levados em consideração:

1 – Prática

Às vezes, a experiência teórica pode não ser suficiente para o que um determinado cargo exige. Com isso em mente, pode ser necessário buscar oportunidades para aplicar seus conhecimentos teóricos na prática. Isso pode envolver estágios, trabalhos voluntários, projetos paralelos ou empregos iniciais. 

O fato é que, quanto mais experiência prática você adquirir, mais rápido poderá desenvolver suas habilidades e entender os desafios reais enfrentados no campo.

2 – Não tenha medo de pedir ajuda

Reconhecer que você ainda tem o que aprender é um bom passo para adquirir experiência. Com isso, profissionais que trabalham há mais tempo naquela área podem ajudar. E não ter medo de buscar mentoria faz a diferença.

Com isso, a dica é encontrar profissionais experientes em sua área e estabelecer relacionamentos de mentoria. Eles podem orientá-lo, compartilhar seus aprendizados e oferecer conselhos valiosos à medida que você avança em sua carreira. Aproveite sua sabedoria e aprenda com suas histórias e desafios superados.  

3 – Não fuja de desafios e responsabilidades

O bom profissional precisa saber que os desafios fazem parte do desenvolvimento, por isso, faz diferença apostar na proatividade, ou seja: encontrar soluções antes mesmo de levar o problema adiante. Esteja disposto a assumir projetos desafiadores e responsabilidades adicionais sempre que possível. Isso te ajudará a crescer.

4 – Estude e se mantenha atualizado no mercado 

Uma dica é: nunca pare de aprender. Aprofunde-se em sua área de atuação, acompanhe as tendências e avanços recentes e esteja atualizado com as melhores práticas. O profissional experiente também carrega consigo uma boa pós, que fornece os conhecimentos necessários.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades