Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Programas de Trainee

Programa Trainee

Trainees são jovens selecionados em processos seletivos específicos por organizações que querem investir em formar talentos para que assumam seus cargos de liderança, perpetuem sua cultura e gerem resultados ainda mais efetivos.

Mas, no que consiste um programa de trainee?

Os programas de trainee tem duração variada com média de um ano, podendo chegar a até quatro anos. Em sua maioria, utilizam a prática de job rotation em que os trainees são colocados para trabalhar de maneira consecutiva em diferentes áreas, setores, unidades e filiais da organização para que adquiram a visão do negócio como um todo. Durante o programa, é avaliada a compatibilidade do perfil do trainee em cada uma das áreas ou setores da organização.

Além disso, seu desempenho é avaliado quanto à qualidade de suas entregas, sua capacidade de comunicação, estilo de liderança e relacionamento interpessoal, capacidade de resposta e adaptação às diversas situações e imprevistos da rotina da organização, e maturidade para trabalhar sob pressão e controlar impulsos.

As principais vantagens para um jovem de participar de um programa de trainee é o aprendizado, a experiência intensiva e a real perspectiva de construir sua carreira na organização com possibilidade de rápida ascensão em posições de liderança. A remuneração durante o programa também é um atrativo junto com a ampla rede de contatos construída.

Durante o programa, a intenção é que o trainee gere novas e mais criativas soluções e que, portanto, questione os procedimentos definidos antes de aceitar tudo passivamente. Claro que isso precisa ser feito de maneira respeitosa para com os funcionários que já estão no setor e é fundamental estar aberto a escutar o que eles tem a dizer.

Uma boa dose de resiliência e flexibilidade também é necessária já que os desafios e imprevistos são uma constante. Muitas vezes por receio de ser mal avaliado, o trainee pode manter uma postura tradicional que acaba limitando sua capacidade de gerar soluções inovadoras. Tente controlar o medo de errar e de expor suas ideias. O erro também é esperado junto com a capacidade de inovar e seguir em frente.

Pode ser também que algumas áreas ou setores pelos quais terá que passar durante o programa não sejam nenhum pouco atrativos, mas tente aprender ao máximo, pois isso fará toda a diferença no futuro. Também se lembre de que um programa de trainee exige, em sua maioria, disponibilidade para se mudar de cidade com frequência para que viva a realidade local de diferentes unidades ou filiais da organização. Essa necessária mobilidade pode ser mais difícil para algumas pessoas e é bom já ir se preparando.

Fato é que programas trainee são grandes oportunidades para muitos estudantes. Se essa é uma possibilidade que te atrai, mas ainda não está certo se é a mais adequada para seu perfil, vale a pena procurar um coach especialista em carreira para te auxiliar nesse processo de tomada de decisão definidor de sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades