Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Psicologia além da clínica: 3 áreas para se especializar

psicologia

Quando se graduam, os psicólogos obtêm o registro do Conselho Regional de Psicologia (CRP), que é o sinal verde para desempenhar a nova profissão. Muitos vislumbram atuação em consultórios, mas nem todos precisam trilhar esse caminho na nova carreira. O mercado de trabalho para esses profissionais é mais amplo e vai além da clínica. Apresentaremos aqui, três áreas para se especializar em psicologia.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), existem 11 áreas em que os psicólogos podem buscar título de especialista, além da psicologia Clínica. Entre as quais estão os ramos da psicologia no campo social, jurídico, esportivo, educacional, hospitalar, organizacional, psicopedagogia, neuropsicologia, saúde, trânsito e psicomotricidade.

blog banner desconto em pós-graduação

A maioria desses temas integra a grade curricular oferecida pelas faculdades durante os cinco anos da graduação de psicologia. Entretanto, os estudantes têm apenas uma visão geral dos diversos ramos. Os que desejarem se destacar em determinado segmento, dominar suas técnicas e a abordagem teórica de sua preferência, terão de buscar cursos de aprimoramento.

As especializações oferecidas pela pós-graduação é uma das alternativas para os psicólogos que querem se aprofundar em alguma área específica, enriquecer o currículo e ampliar os horizontes no mercado de trabalho.   

Três dicas de especializações em Psicologia

Estender os estudos para além da graduação, traz várias vantagens aos novos psicólogos. Entre os ganhos, estão: direcionamento dos estudos para um campo de interesse e possibilidade de melhores oportunidades e reconhecimento. Os títulos de especialização também são um diferencial na hora de concorrer às vagas de concurso público.

Listamos três sugestões de especializações. Confira:

1- Psicologia Hospitalar

Os psicólogos estão ganhando grande espaço na área da saúde, principalmente dentro dos hospitais. Se você tem afinidade com essa área, uma pós-graduação em Psicologia Hospitalar pode agregar valor à sua carreira.

Essas especializações preparam psicólogos para a atuação com equipes multidisciplinares de saúde. Assim, ajudam pacientes no enfrentamento de doenças, realizando avaliação diagnóstica e psicoterapia. O trabalho se estende também aos familiares, principalmente durante os serviços de cuidados paliativos de pacientes com doenças crônicas. O papel do psicólogo é essencial nessa etapa quando o foco passa a ser o bem-estar do paciente e não mais a doença.

Mercado de trabalho: hospitais e instituições de saúde

banner sobre o e-book tendências de carreira na área de Psicologia

2- Psicologia Organizacional   

O mundo do trabalho vem passando por grandes transformações e o psicólogo é um dos profissionais que estão no centro dessas mudanças nos ambientes empresariais. A pós-graduação em Psicologia Organizacional capacita psicólogos para que saibam identificar e buscar ferramentas que auxiliam nas diversas situações relativas ao comportamento humano no ambiente de trabalho.

São ensinados conceitos de ética nas organizações, a importância da qualidade de vida no trabalho, responsabilidade social, estilos de liderança, motivação, além de desenvolver habilidades relacionadas às etapas de recrutamento, seleção avaliação de desempenho, entre outros assuntos

Campo de trabalho: Organizações e consultorias

3- Psicopedagogia Clínica e institucional

Os psicólogos que se identificam com a área de educação podem atuar e desenvolver seu trabalho em escolas. A pós em Psicopedagogia clínica e institucional, forma especialistas que dominam os conceitos e as práticas psicopedagógicas nos ambientes institucionais e clínicos.

É uma especialização para profissionais que querem atuar na área da educação por meio de uma formação interdisciplinar, reflexiva e participativa no que concerne à produção e sistematização do saber psicopedagógico. O curso desenvolve competências e habilidades que proporcionam aos profissionais a compreensão das complexidades do processo de aprendizagem no ambiente educacional.

Mercado de trabalho: Instituições de ensino privadas e públicas.

As três pós-graduações citadas têm duração de aproximadamente um ano e meio, com aulas presenciais, em média duas vezes por semana.

Quer conhecer mais cursos de pós em psicologia e em outras áreas de atuação? Confira todas as opções em cursos pós graduação e MBA aqui.

Conheça nossas faculdades