Qual a melhor pós-graduação em Marketing? Veja 9 possibilidades!

qual a melhor pós-graduação em Marketing

A área do Marketing se desenvolveu e destacou muito nos últimos tempos, atraindo as atenções tanto de profissionais da área quanto de pessoas que atuam em outros segmentos, mas que entendem a importância do campo para todas as atividades do mercado de trabalho. Para todos os contextos, ter uma especialização vai te ajudar a obter mais conhecimento e se destacar na área como um profissional altamente qualificado. Contudo, como descobrir qual a melhor pós-graduação em Marketing?

Tendo em vista que o mercado de trabalho está aquecido, mas com uma alta concorrência entre candidatos e pré-requisitos cada vez mais exigentes, uma forma de chamar a atenção das empresas é seguir o caminho da Gestão de Marketing. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Com ela, você será capaz de assumir posições e atividades gerenciais e de liderança, combinando um aprofundamento acadêmico na área de Marketing com conhecimentos de gestão, que são muito valorizados pelo mercado.

Além disso, é importante frisar que não há um curso único em Gestão de Marketing. Na realidade, as opções na área gerencial são inúmeras, porque você pode se especializar nas mais diferentes frentes de atuação do Marketing, como Marketing Digital e Marketing Internacional.

Qual a melhor pós-graduação em Marketing?

Para entender com mais detalhes, separamos 9 opções de especializações em áreas que possuem alta demanda do mercado. Confira e encontre um curso que se encaixa com os seus objetivos de carreira.

1 – MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento

Voltado para profissionais que querem atuar com Gestão de Marketing, em um contexto de serviços e relacionamento com o cliente, este MBA é ideal para quem sabe que marketing, serviços e relacionamento são excelentes oportunidades para sustentar o crescimento dos negócios, retenção e fidelização de clientes.

Os objetivos do curso incluem o desenvolvimento de competências gerenciais e operacionais, de atividades que utilizem os instrumentos gerenciais do Marketing de Serviços e Relacionamento, o conhecimento de variáveis que impactam a Satisfação dos Clientes e também de conteúdo teórico e prático dos principais temas da área.

As disciplinas do curso são:

  1. Estratégia executiva
  2. Marketing de serviços e relacionamento
  3. Economia e mercados
  4. BI: a inteligência de negócios
  5. Plano de marketing
  6. Marketing digital
  7. Planejamento de comunicação
  8. Branding e pesquisa de mercado
  9. Qualidade em serviços e a satisfação do cliente

2 – MBA em Marketing Digital

Se você também tem interesse em seguir a área de Gestão de Marketing, mas prefere atuar no mundo digital, o MBA em Marketing Digital é uma ótima opção. Ele busca desenvolver competências gerenciais e operacionais em seus alunos, assim como proporcionar conteúdo prático e teórico sobre Marketing Digital e desenvolver exercícios com ferramentas gerenciais de Marketing.

Este MBA tem a seguinte grade curricular:

  1. Gestão de mercados e estratégias de marketing
  2. Estratégia de conteúdo
  3. Marketing e publicidade em mídias sociais
  4. Mapeamento da Jornada do Cliente (CJM)
  5. Marketing digital
  6. E-mail marketing
  7. Plano de marketing
  8. Gestão estratégica da marca e percepção digital
  9. Inteligência de produto com ênfase em data mining e analytics

3 – MBA em Marketing e Vendas

A área de vendas em Marketing chama a sua atenção? Então essa especialização pode te ajudar a atuar neste segmento do mercado. Com ela, você vai aprender os fundamentos de planejamento, execução e avaliação de marketing e vendas, conhecer, analisar e desenvolver elementos para o “mix de estratégias” entre vendas e marketing e também desenvolver uma visão mais abrangente e crítica de mercados.

Para tal, o curso é estruturado com disciplinas que promovem todo o aprendizado. Veja todas elas abaixo.

  1. Plano de marketing
  2. Marketing digital
  3. Produção de conteúdo midiático: formatos e novas tendências
  4. Estratégia executiva
  5. Marketing de serviços e relacionamento
  6. Planejamento de comunicação
  7. Branding e pesquisa de mercado
  8. Gestão de vendas
  9. Produção, consumo e marketing em plataformas multimídias

4 – MBA em Marketing Internacional

O MBA em Marketing Internacional foi pensado para profissionais que desejam planejar, executar e controlar o marketing internacional de uma organização. Com o curso, você será capaz de pontuar a criação e gestão de um plano de marketing e de serviços, identificar oportunidades de mercado e tendências, nacionais e internacionais, e também aprender as grandes diferenças entre marketing e marketing internacional.

Veja a grade curricular do MBA:

  1. Plano de marketing
  2. Marketing de serviços e relacionamento
  3. Branding e pesquisa de mercado
  4. Planejamento de comunicação
  5. Economia internacional
  6. Marketing internacional
  7. Tendências e inovações
  8. Internacionalização de empresas com foco em M&A
  9. Cultura organizacional

5 – MBA em Marketing Digital e Analytics

Com foco em inteligência de mercado, esta especialização busca alunos que desejam explorar as oportunidades do Marketing Digital, com foco em identificar os desafios e ações necessárias para implementá-lo para cada público.

Para isso, o curso vai te capacitar para compreender as novas regras do marketing na era digital. Ele inclui tópicos como KPIs, marketing de conteúdo, segmentação de mercado e consumidores, redes sociais, comercialização na web, comunicação integrada no marketing, planejamento estratégico e mobile marketing.

As disciplinas do MBA são:

  1. Marketing digital
  2. Agile leadership practices
  3. BI: a inteligência de negócios
  4. Gestão estratégica da marca e percepção digital
  5. Estratégia de conteúdo
  6. Marketing e publicidade em mídias sociais
  7. E-mail marketing
  8. Analytics aplicado ao marketing digital
  9. Empreendedorismo e growth hacking

6 – MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Inteligência Competitiva

Prefere atuar na área da inteligência competitiva? Então este MBA é para você. Seu foco é o relacionamento e gerenciamento da base de clientes e, para desenvolver as competências necessárias, você vai discutir o plano de marketing, determinar as estratégias essenciais e também direcionar a inteligência dos negócios, garantindo uma vantagem competitiva sustentável.

Além disso, o curso também preza pela conexão entre os alunos, com o objetivo de promover o fortalecimento de uma rede de contatos profissionais para a troca de informações e experiências.

Abaixo, a grade curricular do MBA:

  1. Gestão customer oriented
  2. Estratégia executiva
  3. Economia e mercados
  4. Gestão de mercados e estratégias de marketing
  5. Marketing estratégico e inteligência competitiva
  6. Gestão estratégica da marca e percepção digital
  7. BI: a inteligência de negócios
  8. Negociação e marketing empresarial
  9. Gestão mercadológica e comportamento do consumidor

7 – MBA em Growth Marketing para E-commerce

O e-commerce se desenvolveu muito nos últimos anos e, para atuar com marketing neste segmento, o ideal é ter uma especialização como o MBA em Growth Marketing para E-commerce. 

Com ele, você vai entender o contexto midiático e tecnológico para desenvolver e conectar soluções em diferentes contextos e compreender a evolução do ambiente de negócios, com foco no comércio eletrônico.

Ademais, também fazem parte dos objetivos do curso conseguir articular conceitos de growth marketing, empreendedorismo e branding, para aplicar no contexto de e-commerce, aprender conceitos legais e aplicar metodologias atuais de gestão, que garantem foco na escalabilidade e resultados.

Conheça as disciplinas que vão possibilitar o seu desenvolvimento:

  1. Evolução do ambiente virtual nos negócios
  2. Empreendedorismo e growth hacking
  3. Mídia e sociedade contemporânea
  4. Branding e pesquisa de mercado
  5. OKRs (objectives and key results)
  6. Gestão estratégica da marca e percepção digital
  7. E-commerce
  8. Organizações exponenciais
  9. Direito empresarial e direito aplicado ao comércio

8 – MBA em Marketing & Experiência do Usuário

A experiência do usuário, popularmente conhecida como UX, ganhou papel de destaque no mundo digital, especialmente em contextos ligados ao Marketing. Por isso, se especializar na área é uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional.

Este MBA oferece conhecimentos específicos de marketing orientado ao cliente, conceitos de design de produtos e serviços, ferramentas para realizar e analisar pesquisa de branding e de mercado, a plena preparação dos profissionais para mapear e desenhar processos ágeis da jornada do usuário. Além disso, ele também te orienta no desenvolvimento de produtos e serviços com foco na interação humano-computador e na usabilidade.

Tudo isso por meio de uma grade curricular desenvolvida especialmente para as necessidades do profissional com foco em experiência do usuário.

  1. Introdução UX/UI
  2. Gestão customer oriented
  3. Branding e pesquisa de mercado
  4. Mapeamento da Jornada do Cliente (CJM)
  5. Design de experiência do usuário – UX
  6. Lean UX
  7. Product Discovery e UX research
  8. Interface humano-computador para aplicações mobile
  9. Gestão de mercados e estratégias de marketing

9 – Gestão Comercial e Estratégica em Marketing Digital

Por fim, uma excelente opção também é a especialização em Gestão Comercial e Estratégica em Marketing Digital. Ela busca pós-graduandos que desejam aprender novas teorias e práticas em gestão comercial e do marketing digital, com foco no desenvolvimento de estratégias para um mercado competitivo, ágil e conectado.

Com este curso, você vai desenvolver competências essenciais para a gestão de marketing e vendas, com foco em canais digitais, e descobrir as principais tendências de mercado na área. Ademais, a especialização também incentiva o processo criativo para elaborar estratégias téticas, testa soluções que contribuam para a gestão e definição de estratégias e conecta os alunos, fortalecendo o networking.

As disciplinas do curso são:

  1. Gestão de mercados e estratégias de marketing
  2. Mapeamento da Jornada do Cliente (CJM)
  3. Gestão de vendas
  4. Marketing digital
  5. Estratégia de conteúdo
  6. Gestão estratégica da marca e percepção digital
  7. Marketing e publicidade em mídias sociais
  8. Omnichannel e interação O2O
  9. Gestão de equipes de alta performance

Agora que você já entendeu qual a melhor pós-graduação em Marketing, está pronto para escolher a opção que melhor se encaixa na sua carreira? Para te incentivar ainda mais a dar esse importante passo profissional, confira o nosso desconto em pós-graduação, que te deixa ainda mais próximo do sonho da especialização.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!