Ir para o conteúdo
Carreiras e Mercado

Além do currículo: as qualidades que os recrutadores buscam

recrutadores procuram qualidades

Para conquistar uma vaga de trabalho, é preciso muito mais que um diploma recheado de experiências e certificações. Os recrutadores, buscam profissionais com características que vão além dos diplomas, como comprometimento, integridade e espírito de liderança. Afinal, de nada adianta um candidato com incontáveis cursos que não sabe trabalhar em equipe ou não respeita seus subordinados. Por isso, listamos algumas qualidades que fazem a diferença na hora da entrevista:

Ambição

A ambição, às vezes, pode ter um significado pejorativo, mas não neste caso. Os recrutadores entendem como ambiciosos aqueles candidatos que estão sempre dispostos a entregar o melhor de si em prol da empresa. Funcionários com este perfil costumam superar obstáculos e vencer desafios, sempre com uma inquietude de quem busca por mudanças positivas.

Liderança

Profissionais com espírito de equipe e que contribuem para o desenvolvimento delas são os mais buscados pelos recrutadores. Outras características procuradas são proatividade, colaboração, dinamismo. Para provar isso, você pode contar casos em que você liderou alguma equipe, projeto ou apenas uma atividade e como se saiu.

Vontade de aprender

O aprendizado é um estado constante. Dos candidatos mais experientes aos novatos, expressar a vontade de conhecer coisas novas é um ponto positivo. E o aprendizado neste caso não se limita a cursos. Se mostrar aberto à troca com os colegas de equipe e o intercâmbio entre áreas é fundamental.

Competência

Pode parecer óbvio, mas ter competência e comprová-la é essencial para um bom profissional. Conte a sua rotina de trabalho, como cumpre as tarefas e se é capaz de resolver problemas sozinho, sem supervisão. Se for possível, mostre trabalhos que você executou e como foi o processo. Profissionais de algumas áreas possuem portfólio, então se você conseguir, monte um para apresentar ao seu recrutador.  Isso faz toda a diferença.

Relacionamento

Você não precisa amar a todos, mas preservar um bom relacionamento com as pessoas ajuda você a criar uma boa reputação no mercado. Por isso, se você é aberto e cultiva o networking, suas chances para conquistar uma vaga são altas. E isso é importante em qualquer ambiente. Muitos recrutadores buscam referências nos empregos anteriores e em redes sociais profissionais e saberá se você está sendo sincero ou apenas tentando agradá-lo.

Agora, se você, além de impressionar com as suas características pessoais, deseja se especializar em uma área, que tal investir em uma pós-graduação? Conheça nossas opções de curso.

 

Conheça nossas faculdades