Ir para o conteúdo
Curiosidades

Quem é Elon Musk?

Musk

Você pode não conhecê-lo, mas preste atenção nesse nome a partir de agora. O bilionário é uma das mentes mais interessantes da nossa época e dono de ideias que têm rendido rios de dinheiro às empresas que ele comanda.

blog banner desconto em pós-graduação

Nascido em Pretória, na África do Sul, filho de uma modelo e de um engenheiro, Elon Musk teve uma infância financeiramente confortável, porém passível de muito bullying. Por isso, sua atenção foi voltada para romances de ficção científica.

Aos 17 anos, entrou para a Queen’s University of Ontario, no Canadá, onde estudou física. Mais tarde se mudou novamente, desta vez, buscando especializações na Universidade da  Pensilvânia e logo após em Stanford, na Califórnia, porém, nesta última, só durou alguns dias, pois decidiu seguir suas aspirações.

Nesse período, ele e seu irmão Kimbal fundaram a Zip2, uma plataforma online de jornais, que acabou sendo vendida para a Compaq por US$ 300 milhões. Com esse dinheiro, Musk criou um banco online: o X.com, que sofreu algumas mudanças ao longo do tempo e se tornou nada menos que o PayPal. Em 2002, a eBay deu um lance pela empresa e acabou levando. Era hora do sul-africano sonhar mais alto.

Com uma fortuna avaliada em US$ 165 milhões no começo dos anos 2000, Musk investiu na criação de três empresas: SpaceX, Tesla e a Solar City. No começo, a Tesla passou por apuros, pois estava apostando em carros elétricos em um país cuja cultura da gasolina era muito forte.

Os carros de energia limpa tinham fama de serem feios e com motores fracos, mas Musk percebeu a oportunidade e direcionou a sua produção para um modelo esportivo que se diferenciava de tudo que havia no mercado. A receita da empresa vem crescendo, mas especialistas ainda dizem que ela não se consolidou. Levando em consideração o perfil do empresário, isso parece apenas uma questão de tempo.

Musk também é um apaixonado pela exploração espacial e tem feito grandes projetos nos últimos tempos. Em fevereiro deste ano, lançou um veículo da Tesla ao espaço, levado pelo foguete jumbo Falcon Heavy, que já é considerado o mais potente do mundo. Neste momento, o carro está viajando em direção a Marte, onde deve orbitar por muito tempo.

“Eu adoro a ideia de um carro navegando aparentemente sem parar pelo espaço e talvez sendo descoberto por uma raça alienígena daqui a milhões de anos”, declarou o empresário.

O lançamento do veículo Roadster foi transmitido ao vivo. Confira abaixo:

E os “sonhos marcianos” não param por aqui. A SpaceX deseja enviar uma uma missão com carregamentos de suprimentos para as futuras colônias em 2022 e, em seguida, uma missão tripulada no ano de 2024. Se o plano se concretizar, Musk sai na frente, inclusive, da Nasa. O mundo (e o espaço) é ou não de quem ousa inovar?

Conheça nossas faculdades