Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quem pode fazer pós em Psicologia Organizacional?

mulher no escritório para ilustrar texto sobre quem pode fazer pós em Psicologia Organizacional

Ter uma especialização é essencial para qualquer profissional, inclusive para os psicólogos. Com o objetivo de focar em uma área em particular da área, você pode optar por uma série de cursos disponíveis, incluindo aqueles focados na parte organizacional e do trabalho. Contudo, quem pode fazer pós em Psicologia Organizacional?

Se você tem essa dúvida, continue lendo para encontrar a resposta e descobrir mais detalhes sobre essa opção de curso.

Quem pode fazer pós em Psicologia Organizacional?

O primeiro passo é compreender quem está apto a se inscrever em qualquer pós-graduação. Como o nome já indica, os cursos de especialização fazem parte de uma etapa após a faculdade. Ou seja, para fazer uma pós você precisa, obrigatoriamente, ter um diploma de graduação. Ele pode ser de um bacharelado, licenciatura ou até mesmo curso tecnólogo.

Contudo, em alguns casos, há pré-requisitos extras para se matricular em determinados cursos. Pode ser que você precise de um diploma específico ou tenha registro no Conselho Federal da Profissional, por exemplo, por isso é importante verificar os detalhes da pós específica que você deseja cursar.

No caso da pós em Psicologia Organizacional, não há requisitos extras. Qualquer profissional com graduação pode fazer a especialização em Psicologia Organizacional, com destaque aos interessados em gestão de pessoas nas organizações. Isso significa que profissionais da psicologia, assistência social, pedagogia, administração e direito, dentre muitos outros, podem se inscrever na pós.

Tudo sobre a especialização em Psicologia Organizacional

Gostou de saber que você está apto a se tornar um pós-graduando? Então o que acha de aprender um pouco mais sobre essa especialização?

Contexto da pós-graduação

Ela surgiu em meio às mudanças no mundo do trabalho, com impactos que marcaram as últimas décadas e continuam trazendo desafios aos profissionais de gestão de pessoas. Afinal, o quadro de colaboradores é de extrema importância para qualquer companhia, e contar com práticas e políticas atualizadas para lidar com os funcionários é fundamental para garantir um bom ambiente de trabalho.

Neste contexto, a psicologia organizacional e do trabalho é um campo do conhecimento capaz de contribuir para a compreensão e transformação do fazer humano no trabalho.

Ela se debruça sobre gestão de pessoas, processos e fenômenos organizacionais, saúde do trabalhador, ergonomia e qualidade de vida do trabalho, se tornando um aspecto de suma importância dentro de qualquer empresa.

Objetivos do curso

Com tudo isso em vista, a especialização em Psicologia Organizacional vai te capacitar para contribuir com o mundo corporativo. Assim, você vai adquirir uma visão ampla sobre as grandes áreas de atuação da psicologia nas organizações e trabalho, focando em gestão de pessoas, comportamento organizacional e saúde mental no trabalho.

Além disso, você também vai entender a importância do fenômeno psicológico e sua influência na dinâmica organizacional, aprender a diagnosticar, planejar e avaliar questões de comportamento individual e grupal e propor políticas de Recursos Humanos.

Outros objetivos incluem aprender com estudos e projetos para a promoção da saúde mental e qualidade de vida no trabalho, e desenvolver habilidades para uma gestão de recursos humanos moderna.

Matriz curricular da especialização

Tudo isso será trabalhado ao longo das 360 horas do curso, separadas em 9 disciplinas. Elas foram pensadas especificamente para te capacitar no contexto da Psicologia Organizacional, desenvolvidas por professores altamente capacitados, e com experiência de mercado, para oferecer conteúdo de qualidade.

Confira abaixo a matriz curricular completa da especialização:

  1. O papel do psicólogo nas organizações
  2. Ferramentas e técnicas de coaching
  3. Comunicação e motivação nas organizações
  4. Qualidade de vida, saúde, higiene e segurança no trabalho
  5. Dimensão humana na governança corporativa
  6. Cultura organizacional
  7. Treinamento e desenvolvimento
  8. Competências socioemocionais
  9. Recrutamento e Seleção

Todas as disciplinas são ministradas por videoaulas gravadas, que ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Você pode acessá-las quando e onde quiser, assim como a totalidade dos materiais de suporte pedagógico, oferecidos para deixar a sua experiência na pós-graduação ainda mais completa.

Eles incluem podcasts, slides, materiais de leitura, indicações de leituras extras, a maior biblioteca virtual da América Latina e um sistema de tutoria para tirar as suas dúvidas.

Competências e habilidades a serem desenvolvidas

Todas as disciplinas e materiais extras vão te impulsionar a desenvolver uma série de competências e habilidades. Elas serão fundamentais para a sua atuação dentro da Psicologia Organizacional, e vão fazer toda a diferença em processos seletivos.

Veja todas elas a seguir:

  • Ser protagonista no desenvolvimento humano dentro das organizações
  • Fazer análises diagnósticas de fatores que influenciam o desempenho nas empresas: relações humanas, cultura e clima organizacional
  • Aplicar conhecimentos teórico-metodológicos da psicologia organizacional e do trabalho nas ações de desenvolvimento humano nas organizações
  • Promover melhorias nos processos de gestão de pessoas
  • Desenvolver competências relacionadas ao processo de gestão de pessoas
  • Promover a saúde mental
  • Planejar e desenvolver projetos nas áreas de seleção, treinamento, avaliação de desempenho e planejamento de carreira, considerando ferramentas específicas de diagnóstico e intervenção
  • Analisar condições de trabalho e propor planos de melhoria da qualidade de vida
  • Aplicar ferramental técnico-metodológico na intervenção de processos de conflito
  • Compreender os processos de satisfação, motivação e aprendizagem no contexto das organizações e do trabalho.

Agora que você já compreendeu quem pode fazer pós em Psicologia Organizacional, o que está esperando para se inscrever? Torne-se o mais novo aluno da pós-graduação EAD Anhanguera e garanta o seu título de especialista em poucos meses, acelerando a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades