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Carreira em Pauta

Você já recebeu um Feedback hoje?

ilustração com a palavra feedback

Olá, vamos fechar a agenda às 14 horas para o nosso Feedback?

Você já perdeu a respiração com uma frase dessa no ambiente de trabalho?

O momento de realização de um feedback deixa muitas pessoas desconfortáveis, principalmente quando existe a necessidade de interagir sobre pontos fracos, problemas ou fraquezas. Sentimentos como ansiedade, insegurança e medo de não ter apresentado os resultados esperados na empresa surgem pelos pensamentos em uma fração de segundos, podendo gerar os efeitos primitivos de “Luta ou Fuga” no corpo, como coração acelerado, perda da respiração e aquele “frio” no estômago.

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É muito comum a pessoa querer sair correndo deste momento, principalmente quando não sabe o real, e nobre, motivo do Feedback, que é o desenvolvimento do indivíduo. Isso se dá por vários motivos, entre eles a falta de conhecimento dessa ferramenta e também do mito criado envolta “do tão temido momento” de feedback, que infelizmente é repassado como sendo terrível.

Tenho lido muitas críticas nas mídias sociais sobre como um “chefe” foi ruim e até desumano no momento do feedback. Tais posts geram muito engajamento, pois resulta em uma indignação coletiva, apesar de que na postagem aparece “apenas” a versão de quem “recebeu” o feedback, sobre aquele que “deu” o feedback… o que já pode gerar discussão sobre a situação, seguindo o conhecido provérbio Chinês “Para todo fato existem 3 versões: A sua, a minha e a verdade”.

Vou tentar desmistificar o feedback, e não estou dizendo que realmente haja momentos ruins de feedback realizado de forma inadequada, porém é necessário que tais histórias, verdadeiras ou não, sejam cada vez menos frequentes pelo lado negativo e que sejam lembradas como sendo interações positivas para todos os envolvidos, pois somente assim pode-se aproveitar as informações do feedback de forma mais eficiente possível.

Vou aproveitar o conhecimento do Daniel Goleman que em seu livro “Inteligência Emocional” registrou 4 dicas para quem recebe um feedback, pois quem recebe também tem um papel muito importante no processo:

1 – Encare a informação como sendo valiosa para aprimorar-se e não como um ataque pessoal:

  • O feedback é um momento de troca, com foco no desenvolvimento individual, ou seja, tente focar nos pontos de melhoria e não entenda que “você” está sendo atacado, mas sim que é um momento de lapidação, como foco nas ações, atividades e resultados e não no indivíduo apenas.

2 – Controle seus impulsos para não cair na defensiva… tente assumir a responsabilidade do fato:

  • Baixar a guarda é essencial para este momento, pois a escolha aqui não é Lutar ou Fugir, por mais que o corpo esteja preparado para isso, o ideal é racionalizar sobre a importância do feedback e tirar o estado mental da defensiva, aproveitando ao máximo o momento para interagir e refletir, sem o foco de se defender de um ataque pessoal.

3 – Caso esteja muito incomodado no momento com a informação recebida, ou não esteja preparado para receber as informações, seja transparente com o outro e peça para que o feedback seja realizado/continuado em outro momento (afinal de contas não somos máquinas, mas sim seres humanos e as vezes precisamos de tempo para “digerir” a informação):

  • Nem sempre estamos preparados para ouvir certas verdades, por isso aceite que nem sempre é o melhor momento para tratar de alguns assuntos, logo é melhor conversar em outro momento para aproveitar de forma mais racional e eficiente o momento do feedback.

4 – Encare a crítica como uma oportunidade para, junto com quem critica, trabalhar em prol da resolução do problema:

  • Aceitar que existem fraquezas ou pontos de melhoria nem sempre é fácil, pois somos moldados e cobrados pela perfeição desde a infância, em que os erros são geralmente objetos de punição, ou seja, acabamos aprendendo que errar é ruim, sendo que deveríamos ser ensinados de que não somos perfeitos e que precisamos trabalhar as fraquezas se quisermos nos desenvolver.

É fato que quando sabemos receber um feedback de forma madura e construtiva conseguimos analisar com maior clareza as informações recebidas, evitando julgamentos e obtendo o melhor da situação. Consequentemente o resultado positivo dessa interação aparecerá em sua rotina, podendo modificar inclusive seu nível de estresse e seu desenvolvimento, pois acabamos evitando sentimentos ruins e compreendemos melhor onde investir para progredir pessoal e profissionalmente.

Aproveite ao máximo o feedback em todas as esferas de sua vida e, caso não tenha tido muitos momentos como esse, não se acomode ou fuja dele, faça o contrário, construa momentos de feedback ou peça para seu líder, pois somente assim você terá certeza se o caminho que está trilhando vai te levar ao objetivo que você sonha.

Autor: Juliano Bonfim Carregaro

Mestre e Doutor em Ecologia, graduado em Pedagogia, Administração e Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos, além de outras especializações na área de Gestão. Entusiasta do ensino e apaixonado pelo processo de Ensino e Aprendizagem dentro e fora de sala de aula. Busca a melhoria contínua e acredita que o ensino e o conhecimento são as bases para o crescimento do indivíduo em todas as áreas de suas vidas.

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