Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Redator web: quais os conhecimentos necessários para essa função?

mulher com caneta na mão e notebook para representar texto sobre redator web

A internet tem crescido a todo instante e isso tem provocado diversas mudanças no universo profissional. A busca por profissionais especialistas em criação de conteúdo para diferentes segmentos cresceu e o alto fluxo de trabalho é uma realidade para algumas áreas, como o redator web, que tem sido destaque no marketing digital.

A web tem mudado o mercado de trabalho, e o redator passou a ser um aliado fundamental para empresas e consumidores, pois isso ajuda a direcionar materiais que sejam relevantes para o que procuram. O trabalho da pessoa que ocupa essa função é escrever e produzir conteúdo voltado para o universo digital.

blog banner desconto em pós-graduação

Mas, o que é redator web, o que esse profissional faz e o que é necessário para exercer esse trabalho? Isso é o que vamos entender ao longo deste texto!

O que é um redator web?

Redator é aquele que escreve para internet em blogs, portais e redes sociais, e pode incluir diversos formatos de textos: e-mail marketing, infográficos, apresentações de slides e roteiros para vídeos. 

Esse profissional também é chamado de webwriter ou redator online, mas a demanda é sempre a mesma: produzir texto com pautas, persona, palavra-chave e linguagem adequada definidas. Tudo isso ajuda a empresa a ficar bem posicionada no Google de forma orgânica. Tudo isso graças ao trabalho do redator web e de outros profissionais que otimizam os textos para ranquear no site de busca.

Leia também: 7 dicas para escrever melhor: confira e melhore sua escrita

Normalmente, esse profissional recebe as informações das suas pautas junto com a orientação de como esse trabalho deve ser desenvolvido. O objetivo é usar essas instruções para produzir conteúdos que gerem valor para a empresa que o contratou e também para os clientes.

Quais são as principais funções de um redator web?

Entre tantas obrigações, gostar de ler e escrever é imprescindível. Mas,para exercer essa profissão, é necessário saber muito mais do que ser um apaixonado pelo seu idioma nativo. Além disso, é importante se comprometer e ser profissional nessa função. Confira algumas funções do dia a dia de um redator:

1 – Aceite feedbacks

Ser humilde é muito importante no trabalho como redator, pois o texto passa por diversos estágios e revisões de diferentes pessoas. Cada uma pode dar dicas ou corrigir possíveis erros. Para isso, é preciso estar aberto aos feedbacks, ou seja, ter uma escuta ativa e ouvir cada opinião atentamente.

2 – Você será quase um ghostwriting

Uma das principais características dessa profissão é que, muitas vezes, seu trabalho será publicado no nome da empresa que o contratou e não com você como autor. Também é importante estar preparado para poder ver o seu texto com a assinatura de outros profissionais, pois isso pode acontecer.

3 – Seja comprometido e profissional

Aumentar venda de um produto, ser referência no assunto, ter mais acesso no site ou gerar leads são alguns dos propósitos que o seu texto pode ter, e esses objetivos são parte de uma estratégia de marketing. Conseguir cumprir prazos e entregar tudo com qualidade são obrigações dessa profissão e irá diferenciá-lo de outros produtores.

4 – Trabalhe a sua organização

Ser redator é trabalhar com diversas informações ao mesmo tempo, pois envolve clientes de áreas diferentes, tarefas e prazos. E, para você se dar bem, a organização é primordial e só assim a expectativa de todos será alcançada. Para isso, é importante organizar seu local de trabalho, em casa ou na empresa, e se atentar a todos os deadlines.

Redator web: freela vs. contratado

Muitas são as possibilidades para trabalhar como redator web, como freela ou contratado. Por exemplo, o freela recebe por tarefa realizada e aceita o trabalho de acordo com os temas apresentados e disponibilidade. Você também pode optar por ter outro emprego e ser redator freelancer ou trabalhar sempre com redação.

Sendo freela, é possível encontrar clientes fixos e determinar os assuntos de acordo com seu interesse.  Sendo um profissional freelancer, você pode fazer seus próprios horários, ter um sistema de home office e traçar os próprios rumos da sua carreira.

Mas, se você é uma pessoa que precisa de uma rotina fixa, definida e que prioriza os benefícios da carteira assinada, também existe a opção de ser contratado de uma empresa como redator web. Muitas empresas do ramo do marketing digital buscam por produtores de conteúdo para clientes específicos.

Se essa é área que você realmente gosta, busque entender seus horários, como encaixar as demandas na sua rotina e como serão os seus dias ao optar por esse trabalho. Dessa forma, você consegue definir e guiar a sua busca com mais facilidade. Agora, que tal conhecer opções de pós-graduação em Marketing Digital?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades