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Mercado de Trabalho

Relacionamentos positivos com colegas e liderança; saiba criá-los

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Para garantir que você ajude a construir um meio que propicie um bom trabalho, é preciso cultivar relacionamentos positivos e boa convivência com seus colegas. Sem uma boa vivência com colegas e gestores, o clima no trabalho fica incômodo, propenso a pequenos atritos que podem virar desavenças e atrapalhar o rendimento de todos. 

Por este motivo, manter um ambiente harmonioso é fundamental para chegar ao sucesso e alcançar bons resultados. Neste artigo, saiba como cultivar relacionamentos positivos com seus colegas e lideranças em 6 dicas fáceis de aplicar. Veja como esta melhoria ficará evidente no dia a dia!

6 dicas de comportamento para incentivar relacionamentos positivos com seus colegas

1 – Seja empático

Empatia é uma das habilidades mais procuradas em profissionais no mercado atual. Um colaborador empata tem a habilidade de ser um elemento integrador, motivando seus colegas de trabalho e fortalecendo o vínculo de confiança com todos.

O principal motivo que alimenta o interesse dos empregadores é o fator que fará um profissional empático se relacionar bem com seus colegas e gestores: facilidade em se colocar no lugar do outro e agir compreensivamente.

Quando você se dispõe a escutar seus colegas e tentar entender pelo que eles estão passando, passa a ter mais consideração do seu time. Este é um elemento fundamental para fortalecer os laços de confiança, pois, por mais que não consiga entender exatamente como ele se sente, demonstrar consideração pelo momento é admirável.

Quando perceber que um colega não está bem ou passando por grandes dificuldades, se disponibilize a escutá-lo. Caso ele se sinta confortável em compartilhar a dor com você, escute atentamente sem fazer julgamentos e tome atitudes que visem ajudá-lo a superar este desafio. É uma atitude positiva que fortalecerá o laço entre vocês.

2 – Tenha proatividade

Profissionais que demonstram dedicação com o próprio trabalho tendem a fortalecer suas relações com a equipe. Ser proativo e provar através de atitudes que você está mais empenhado em obter resultados de qualidade do que cumprir apenas o obrigatório conta como ponto positivo. 

Na área profissional, a proatividade é uma habilidade complementar de um bom relacionamento interpessoal. Quem se disponibiliza para ajudar os colegas na execução de atividades, mesmo que esta não seja sua obrigação, tende a se tornar um colega querido pelo grupo e desenvolver boas conexões de confiança e cooperação.

Caso esteja sem tarefas para entregar e perceba que pode ajudar algum colega, não hesite. Além de estimular um relacionamento positivo no escritório, é bem provável que você conquiste o mesmo comportamento em situações contrárias, quando houver muito trabalho a realizar e seu time se mobilize para ajudá-lo.

3 – Seja sempre solícito com gestores

Demonstrar boa vontade com as figuras de liderança é sempre um indicativo de que a relação tende a se fortalecer. Ser solícito com os gestores, atendendo as demandas sempre de forma gentil e prestativa, mostra seu comprometimento com a empresa, intensificando a ligação de confiança.

Isso não significa atender a todas as demandas, mesmo que a sua rotina não suporte este acúmulo de atividades. Muito pelo contrário. Ser solícito inclui, inclusive, notificar quais demandas você consegue absorver e quais precisarão ser remanejadas, mas sempre apresentando argumentos com o porquê da sua resposta.

Manter uma boa relação com as lideranças quase sempre resulta em uma boa convivência com todo o time. Isso porque a integração entre os colaboradores passa por ter uma boa conexão de confiança com os gestores, logo o espírito de equipe é maior quando os profissionais contam com o apoio do líder.

4 – Não tente fazer “transferência de culpa”

Um dos comportamentos mais repreensíveis em profissionais é o de tentar transferir a culpa dos seus erros. O colaborador com este perfil, sempre que comete um erro, prefere culpabilizar um colega que atrasou uma demanda, ou alegar que não foi notificado corretamente sobre as coisas que precisava fazer, para justificar sua falta de atenção.

Agir desta forma mina a sua relação com todo o time, causando uma impressão negativa generalizada. Afinal de contas, quem deseja se aproximar de um colega que futuramente pode comprometer seu trabalho, acusando-o para justificar um erro?

Em hipótese nenhuma pratique transferência de culpa. Assuma seus erros de maneira honesta, mesmo que você acredite que isso possa te prejudicar. Desta forma, seu comportamento será visto exemplar pelo seus colegas e gestores, o que conta como ponto positivo para sua continuidade na empresa e fortalecimento do relacionamento profissional.

5 – Seja compreensivo com as dificuldades dos colegas

Nem todo mundo possui a mesma facilidade em executar uma tarefa, pois cada profissional possui um conjunto de habilidades diferente. Portanto, ao identificar um colega com dificuldades, se disponibilize para ajudá-lo. Como dito anteriormente, pessoas proativas tendem a ter um relacionamento melhor no ambiente de trabalho.

Da mesma forma, não julgue outros profissionais pelas dificuldades que eles possuem, principalmente com outros colegas de trabalho e líderes. Isso compromete sua imagem na empresa, criando a impressão de que você é uma pessoa maldosa, focada mais em observar o trabalho dos outros do que se esforçar nas suas entregas.

Quem é visto desta forma no ambiente de trabalho só cultiva opiniões negativas sobre si. Tratar bem seus colegas é o princípio básico para a criação de um ambiente harmonioso. Portanto, não cultive comportamentos que possam causar problemas de relacionamento.

6 – Pratique a escuta ativa

Há uma grande diferença entre ouvir o que um colega tem a dizer e praticar a escuta ativa. Quando você apenas ouve o que o interlocutor tem a apresentar, sem refletir sobre o que é dito ou sequer prestar atenção, isso é ineficiente. A escuta ativa significa prestar atenção verdadeiramente no que é dito, gerando resultados positivos na relação.

Quando você pratica a escuta ativa, gera uma conexão de confiança maior com seus colegas. Esta conexão favorece a criação de relacionamentos positivos, logo deve ser um comportamento incentivado e praticado por você.

Agora que você já sabe como cultivar relacionamentos positivos, que tal investir na sua trajetória profissional para impulsionar ainda mais seu crescimento? Investir em uma pós-graduação EAD em Arquitetura e em outras áreas de conhecimento é o próximo passo para alavancar a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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