Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual a importância de respeitar seus limites? Veja!

mulher feliz para ilustrar texto sobre respeitar seus limites

A vida moderna, especialmente para quem acompanha as redes sociais, parece não ter um minuto de sossego. As pessoas estão fazendo tudo ao mesmo tempo, gerando uma falsa sensação de produtividade contínua que pode provocar pressão na vida pessoal e profissional. Acompanhar esse ritmo e não respeitar seus limites leva a consequências negativas na saúde mental e bem-estar.

Pode perceber: alguns minutos gastos no Instagram vão mostrar amigos, conhecidos ou influencers fazendo academia, planejando a próxima viagem, cozinhando, visitando exposições, indo em shows, trabalhando até tarde. A soma desses momentos imediatamente levam a crer que você precisa fazer mais. 

Mas isso é só uma ilusão, já que as pessoas selecionam as partes da sua vida que estão compartilhando nas redes. No dia a dia, todos estão lidando com diversos desafios, e usar as experiências dos outros como referência é um erro que vai levar a insatisfação constante. 

Ao mesmo tempo, as pressões por resultados no trabalho e as obrigações da vida pessoal também podem ser aflitivas e causar a sensação de que não está dando conta. O desafio para manter as coisas em equilíbrio, e ainda sentir que a vida está prosperando, é conseguir estabelecer limites. 

A importância de estabelecer limites

Impor limites significa deixar claro para as pessoas como se sente, do que precisa e até onde pode ir. Isso não significa ser egoísta, mas sim entender que, muitas vezes, ir além do que se consegue tem repercussões negativas no corpo e na mente, e vai acabar tendo impacto nas relações pessoais e profissionais. 

A ideia não é criar barreiras, mas sim compreender melhor e descobrir onde pode e deve gastar mais sua energia, tempo e atenção. Por isso, os limites também estão conectados com o autoconhecimento e ajudam a nos oferecer espaço para o crescimento pessoal. 

Um exemplo prático está na relação familiar. Seja com o cônjuge, seja com os filhos e até mesmo pais, é comum sentir uma obrigação de atender as expectativas da família e nos doar, estando disponíveis sempre que necessário. Mas agir assim geralmente tira o foco de você mesmo e não sobra tempo nem espaço para realizações pessoais. 

É preciso haver um equilíbrio que, mesmo que não seja fácil de encontrar, ou até de comunicar para as pessoas, precisa ser feito. Quando lidamos com pessoas que amamos, temos a oportunidade de ter uma conversa mais profunda, compartilhar como nos sentimos, e sermos até flexíveis nos limites.  

Já no trabalho, essa questão pode ser mais difícil de lidar, pois envolve ter que dizer “não” para um colega ou até mesmo superior. Mas uma boa comunicação, pautada em argumentos e dados concretos, pode ajudar também nesse aspecto. 

Como respeitar seus limites

Sim, a teoria é mais fácil que a prática. Expressar nossos limites pode gerar medo, angústia ou ainda a sensação que estamos decepcionando alguém. Mas ultrapassar os limites pode deixar as pessoas em um estado de exaustão que gera ressentimento e, em alguns casos, burnout. Portanto, veja nossas dicas para começar a impor medidas que irão evitar essas reações impulsivas. 

Saiba até onde pode ir

O primeiro passo é justamente entender qual seu limite, por isso esse processo está relacionado ao autoconhecimento. Às vezes, só percebemos que estamos sobrecarregados quando o cansaço já é excessivo ou brigamos com alguém. 

Então a primeira etapa é saber até onde pode ir. Uma forma de reconhecer isso é prestando atenção no próprio corpo. Além de manifestações físicas em decorrência de questões mentais, podemos notar tremores ou respiração ofegante, ou até sentimentos exacerbados como raiva. Tente fechar os olhos e ter consciência desses comportamentos, e seja sincero consigo mesmo. 

Comece aos poucos

Não precisa sair distribuindo “nãos” porque está no limite. A ideia não é atrapalhar as relações, e sim fortalecê-las. Portanto, comece com questões mais simples, ou conversando com alguém com quem se sente mais confortável para expressar seus sentimentos. 

Coragem e assertividade

Colocar em palavras esses sentimentos e questionamentos exige uma dose de coragem. Mas acredite, vale a pena, portanto, nem que tenha que se preparar antes, não se deixe abater e siga firme em seu propósito. 

Ter uma comunicação assertiva ajuda neste processo, para deixar claro como você se sente. Procure também ser empático e demonstrar compaixão, evidenciando que está disposto também a ouvir o que a pessoa tem a dizer, para juntos buscarem alternativas. 

Dedique tempo a você

A falta de limites significa que você está deixando de lado coisas que são preciosas e importantes para o seu desenvolvimento. Pense bem no que está deixando de fazer para atender às necessidades alheias. 

É mais tempo para cuidar da saúde? Um fim de semana para desconectar? Espaço pessoal para se dedicar aos estudos? Desenvolvimento profissional com uma pós? Entenda quais são as vontades que você está menosprezando, e analise que condição atual deve ser alterada para que você se dedique a isso. 

Respeitar seus limites é um processo que envolve escutar a si mesmo. Exercite isso e se tenha como uma prioridade. Lembre-se que deixar essas questões de lado vai afetar sua vida profissional e pessoal mais do que uma conversa amistosa e esclarecedora.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades