Reuniões são fundamentais dentro de uma empresa. Isso porque essa é uma ótima forma de expor ideias, resolver problemas e esclarecer dúvidas. No entanto, nem sempre isso acontece e o que era para ser produtivo, acaba não sendo. Sabendo disso, é importante ter saber o que falar em uma reunião de liderança.
Primeiro, é preciso ter claro que essas reuniões são espaços importantes para os líderes compartilharem não apenas ideias, mas também atualizações sobre o crescimento da empresa. Também é um momento para dar e receber feedbacks. Lembre-se que esse é um bom momento para ser ouvido, então prepare-se bem para falar o que acha pertinente.
Outro ponto importante é saber que nem tudo será resolvido durante a reunião. Às vezes, algumas decisões precisam ser analisadas antes de serem tomadas. Isso quer dizer que alguns assuntos serão abordados na reunião, mas serão necessárias conversas adicionais ou outras análises antes de bater o martelo sobre uma decisão.
O que falar em uma reunião de liderança?
Quando uma reunião for marcada, é importante estar atento aos temas que serão abordados na conversa. Caso isso não seja previamente definido, confira quais temas são interessantes discutir no encontro:
Metas e objetivos
Em uma reunião de lideranças, é importante discutir quais são as metas de curto e longo prazo, seja de uma equipe específica ou de toda a empresa. Também é interessante avaliar se houve progresso nas metas e analisar se é possível ou não mantê-las.
Essa é uma ótima oportunidade para identificar os desafios e obstáculos que precisam ser superados, então use esse momento para discutir detalhes de como as operações estão acontecendo.
Desenvolvimento da equipe
Outro ponto a ser discutido é quais são as oportunidades de desenvolvimento profissional para os profissionais que integram sua equipe. Nesse ponto, é importante pensar em treinamentos, workshops ou programas de mentorias que vão aprimorar as habilidades dos colaboradores.
Também é importante mostrar que está focado em ampliar seus próprios conhecimentos. Uma excelente forma de fazer isso é realizando uma pós-graduação EAD. Contamos com diversos cursos de qualidade nos quais é possível garantir seu certificado em menos de um ano. Além de estudar online, você paga um valor acessível.
Feedback e reconhecimento
Para manter a equipe motivada, também é fundamental reconhecer o trabalho árduo e os sucessos da equipe. Nesse tipo de reunião, você pode dar um feedback sobre desempenhos individuais ou coletivos.
Quando precisar criticar algum ponto, pense em como fazer isso de forma construtiva e não se esqueça de sempre reforçar uma cultura de reconhecimento. Isso motiva não apenas as equipes como também os líderes.
Proponha melhorias
A reunião propicia um ambiente de trocas de ideias. Talvez algo que um líder esteja fazendo no setor dele possa servir de exemplo para o seu e vice-versa. Por isso, essa troca é tão importante.
Esse também é um ótimo espaço para propor ideias de melhorias nos processos da empresa, pensando em como aumentar a eficiência ou em como trazer mais inovação para o dia a dia de trabalho. Pensar de forma coletiva pode trazer grandes ganhos para o time.
Comunicação e colaboração
Destacar a importância de uma comunicação clara e colaborativa entre os membros de uma equipe é outro tópico interessante para se tratar em uma reunião de liderança. Proponha conversas de como os líderes podem criar um ambiente no qual os funcionários se sintam à vontade para opinar, dar ideias e também feedbacks.
Ter uma comunicação com a equipe vai ajudar na colaboração entre o time e todos saem ganhando. Além disso, as pessoas se sentem mais confortáveis em ambientes onde se sentem ouvidas e têm suas opiniões respeitadas.
Desafios e soluções
Ao se reunir com outros profissionais que estão na mesma posição que você, você pode ter ideias de como solucionar problemas. Isso porque talvez um outro líder já tenha enfrentado o desafio que você está enfrentando com sua equipe atualmente.
Expor as dificuldades que está passando não é um sinal de que não é um bom líder, isso na verdade vai mostrar ao time que você se sente seguro em expor um problema e que conta com o auxílio deles para conseguir encontrar uma solução para o desafio em questão.
Visão e estratégia
Reuniões também são momentos de projetar o futuro. Sabendo quais são os objetivos da empresa, veja como você pode contribuir para ajudar nesse processo. Uma ideia é discutir como cada time pode alinhar suas estratégias aos objetivos gerais da organização, assim ficará mais fácil atingir a meta futura.
Cultura e valores
Ter um time alinhado aos valores e cultura da empresa é algo importante. Por isso, reuniões de líderes são espaços para reforçar isso. Também é fundamental analisar se a empresa está valorizando a diversidade, a inclusão e promovendo uma cultura que torne o ambiente de trabalho saudável para os funcionários.
Desafios do mercado
Como citado anteriormente, esses encontros de liderança são bons espaços para planejar estratégias para o futuro da empresa. Sabendo disso, analise antes da reunião as tendências de mercado e discuta com a equipe como a empresa pode se adaptar para responder de forma eficaz aos novos desafios.
Seguindo essas dicas, ficará mais fácil você se planejar e saber o que falar em uma reunião de liderança. Provavelmente, não será possível abordar todos os tópicos acima em apenas um encontro, então veja o que condiz com a atual realidade da empresa e foque nisso para tornar a reunião produtiva para todos.