Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Sempre é possível mudar de carreira

Quem nunca se perguntou se estava no lugar certo fazendo a coisa certa? Sem dúvida, essa questão começa a aparecer nos pensamentos em um momento da vida no qual se tem a consciência dos potenciais pessoais e que se pode avançar mais, ou de repente, mergulhar em uma área completamente nova. Independentemente da idade.

blog banner desconto em pós-graduação

Quem já fez o processo, garante que pode da certo, mas deve-se ser consciente ao longo do caminho. “Mudar de carreira significa recomeçar do zero em muitos aspectos. Eu não tinha mais contatos profissionais que poderiam me ajudar em uma recolocação ou sequer me orientar sobre próximos passos.

Foi tudo com a cara e a coragem”, disse Karen Ribeiro. Karen entrou para a faculdade de Ciências Contábeis aos 18 anos e achou que seria natural seguir no mundo dos números e contas a pagar. Ledo engano. Perto de completar 30 anos e vivendo uma rotina que descreve como “sufocante e monótona”, ela decidiu dar uma guinada e voltou a estudar para se dedicar a sua verdadeira paixão: a cozinha.

“Foi um desafio enorme mudar para um cenário tão diferente do que eu estava acostumada, mas assim que fui estudar Gastronomia, sabia que aquilo era pra mim”. Hoje Karen divide seu tempo entre pães e bolos artesanais e já tem uma carteira fixa de clientes.

Por onde começar a revolução?

Especialistas em carreira, os chamados coachs, têm alguns passos pré-definidos para que cada um possa fazer o seu planejamento e, assim, evitar surpresas ao longo do processo. Confira abaixo.

Investigue seus sonhos

Pense e repense sobre a nova caminhada e que direção deseja tomar. Pondere os prós e contras, pesquise o que vai precisar estudar ou as certificações obrigatórias que deve ter.

Planeje-se
Recomeçar pode demandar dinheiro. Antes de abandonar o emprego atual, faça um estratégia de como irá suprir as contas durante o período de estudos e recolocação.

Busque uma ajuda profissional
Hoje em dia é relativamente fácil encontrar alguém que possa te auxiliar nessa mudança. Antes de tomar qualquer decisão, escute um especialista.

Seja persistente
Provavelmente você já esqueceu das dificuldades da época de estagiário. Pois esteja preparado para a volta delas. Aprender uma nova função vai provocar inúmeros questionamentos e dores de cabeça, mas, no final, é você que está expandindo seus horizontes. Continue firme.

Já está de olho em algum curso? Aqui nós temos opções de pós para você estudar presencialmente ou a distância.

Conheça nossas faculdades