Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Veja o significado de vulnerabilidade e 4 benefícios para a vida profissional

imagem escrito vulnerabilidade

“Ser vulnerável” é um conceito que ganhou as redes sociais nos últimos tempos. Muitas postagens e discussões passaram a girar em torno desse conceito, mas qual seria, exatamente, o significado de vulnerabilidade? E por que ele está sendo tão debatido?

Para descobrir tudo sobre esse tema, continue lendo nosso artigo e tire todas as suas dúvidas.

Qual é o significado de vulnerabilidade?

Que tal começar analisando o significado da palavra? De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra é definida como “qualidade ou estado do que é vulnerável, suscetibilidade de ser ferido ou atingido por uma doença, fragilidade”.

Essa, provavelmente, era a ideia que você tinha em mente sobre a palavra, não é mesmo? Mas será que não podemos pensar em outras maneiras de enxergar esse ponto?

Segundo a definição do dicionário, podemos entender que ser vulnerável é uma característica negativa e até mesmo perigosa, contudo, também é possível ver essa situação de “desvantagem” como algo positivo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A vulnerabilidade segundo Brené Brown

Esse ponto é defendido pela pesquisadora Brené Brown, que a partir de seus estudos, percebeu que ter autoconfiança pode estar diretamente relacionado a compreender a vulnerabilidade como uma parte natural da vida.

Dessa maneira, estar em situações mais arriscadas e incertas significa estar prestes a lidar com o novo, o desconhecido e o inesperado, que muitas vezes, é o ponto de virada que precisamos para dar passos à frente. Em outras palavras, assumir a vulnerabilidade anda lado a lado com a coragem, como explicou um artigo da revista Você S/A.

No mundo profissional, por exemplo, você precisa aceitar a situação de vulnerabilidade que é iniciar um novo emprego. Isso porque se você rejeitar essa sensação de estar exposto e sem defesas, nunca vai buscar novos desafios e, consequentemente, crescer e se desenvolver.

Da mesma forma, se manter em posições seguras e conhecidas te afasta de conversas importantes e conflitos, que podem ser desconfortáveis, mas são necessários em um ambiente corporativo. Dar um feedback negativo, por exemplo, ou apontar por que você não acredita em determinada ideia, são momentos cruciais que vão te deixar mais exposto, mas precisam acontecer.

O que é se sentir vulnerável?

Sendo assim, se sentir vulnerável é perceber que você está em uma situação onde o controle não é seu. Momentos desconhecidos, cenários nada familiares e circunstâncias completamente novas são algumas formas de compreender como nasce esse sentimento de exposição e insegurança, que como vimos, na realidade, pode ser o contrário da fraqueza.

Isso porque assumir a posição de vulnerabilidade significa que você assumiu o risco. Mesmo com medo, inseguranças e a sensação de que você não está preparado o suficiente, você foi. Se colocou em movimento, se abriu para novas oportunidades, decidiu arriscar e seguiu seus instintos rumo ao seu desenvolvimento e crescimento, seja ele pessoal, seja ele profissional.

Imperfeição, erros e experiências

Estar disposto a ser corajoso, no entanto, não é uma garantia de que tudo vai dar certo. Na realidade, a argumentação de Brené Brown passa, justamente, pela ideia da imperfeição. Quando assumimos riscos, precisamos ter a clareza de que o resultado dessa decisão pode ser positivo ou negativo. Aqui está a autoconfiança: acreditar em si mesmo mesmo quando tudo pode dar errado.

Talvez você cometa erros, talvez esse seja o seu grande acerto, mas não há como prever. A coragem mora em desapegar do ideal da perfeição e saber que todos os seres humanos são imperfeitos. Todos vão errar, recomeçar, insistir em falhas e, eventualmente, acertar. O desfecho é indefinido, e você só vai descobrir o resultado se arriscar e se compreender que antes de qualquer grande passo, você precisa se sentir vulnerável.

É a vulnerabilidade que precede todas as grandes experiências da vida, e mesmo quando elas são ruins, podemos aprender com elas e levar ensinamentos para os próximos caminhos dessa jornada.

Benefícios para a vida profissional

Para complementar o texto e te mostrar, com mais exemplos, por que o estado de vulnerabilidade é importante, separamos 4 benefícios da condição para a sua carreira. Veja abaixo.

1 – Aprender a lidar com críticas

Quando você se coloca em movimento e se dispõe a errar, você vai receber críticas. Contudo, no momento em que você percebe que as críticas também fazem parte da vida e são uma oportunidade de crescimento, tudo muda.

Você passa a encará-las de maneira mais leve, afinal, você já entendeu que a perfeição não existe, e que para se desenvolver, você ainda vai cometer muitas falhas no caminho.

2 – Ser mais criativo e inovador

Quando o medo de errar sai de cena, um novo mundo aparece. Ele te permite tentar, ser criativo, pensar em soluções inovadoras, romper com os padrões de trabalho e estabelecer novos paradigmas.

Assim, você desenvolve algumas soft skills que estavam adormecidas e, agora, podem contribuir muito para a sua carreira.

3 – Encontrar novas oportunidades

Quantas vezes você deixou de se candidatar a uma vaga por medo? Quais foram os momentos da sua vida em que as oportunidades passaram e, por receio de se sentir desconfortável, você não as agarrou?

Aceitar a vulnerabilidade é ser corajoso, lembra? E apenas a coragem de tentar pode mostrar novas e incríveis oportunidades para o seu caminho.

4 – Abraçar todo o seu potencial

Por fim, aceitar a vulnerabilidade também significa que você vai descobrir pontos sobre si mesmo que estavam escondidos até agora. A vontade de crescer e tentar vai te fazer olhar para questões nunca antes abordadas, e com ciência do seu potencial, nada vai te parar.

Agora que você já sabe o significado de vulnerabilidade, não se esqueça de ser mais corajoso e abraçar o “ser vulnerável” no seu cotidiano. Essa posição é desconfortável, mas pode ser uma prévia de momentos e aprendizados valiosos, que vão mudar a direção da sua carreira e te deixar mais próximo de seus objetivos.

Por fim, confira a mensagem que o Anderson Hass, Gerente Sr. de Talent Management, da Cogna, preparou sobre o tema:

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades