6 sintomas de esgotamento mental e o que fazer

sintomas de esgotamento mental

Nos últimos anos, a Síndrome de Burnout tem atingido cada vez mais profissionais no Brasil. A falta de tempo para relaxar, pressões no trabalho e desafios do dia a dia faz com que as pessoas se sintam fatigadas e comecem a apresentar sintomas de esgotamento mental

E o ambiente de trabalho exerce uma influência direta nessas questões, seja por criar um clima tóxico para os colaboradores ou não ser capaz de apoiá-los quando enfrentam problemas relacionados à saúde mental. 

O que é esgotamento mental?

O Brasil lidera a lista de pessoas mais ansiosas do mundo e problemas sociais, financeiros, emocionais, familiares e profissionais podem contribuir para esse estado. Com isso, os indivíduos passam a enfrentar uma série de sintomas que os leva a um cansaço extremo, falta de paciência e uma sensação de que está prestes a explodir. 

Esse comportamento eleva o nível de conflito na vida pessoal e profissional, faz com que as pessoas diminuam o foco, fiquem estressadas constantemente e, mesmo quando deveriam ou poderiam estar relaxando, seguem preocupadas. 

Com o tempo, esse sentimento começa a se manifestar fisicamente, levando muitas pessoas a ter crises de burnout, ou esgotamento mental, que podem incluir exigir afastamento do trabalho, ou ainda levar a casos de saúde mais graves. 

Embora, como falamos, existem vários aspectos da vida das pessoas que podem levar a essa síndrome, o ambiente de trabalho se tornou associado ao problema de saúde, por ser um de seus principais causadores. 

Cenários competitivos, lideranças incapacitadas, instabilidade econômica são alguns dos fatores que fazem com que algumas organizações sobrecarreguem suas equipes, aumentando as demandas e a pressão por resultado. 

Por outro lado, outras empresas começaram a entender a importância de ter um olhar apurado para a saúde mental dos colaboradores, afinal, eles só são capazes de prosperar e apresentar bom desempenho quando contam com as ferramentas e o apoio adequado. 

Nem sempre é fácil identificar os sintomas, em si e nos outros, portanto a cultura organizacional deve levar em consideração formas de avaliar possíveis sintomas, além de ter procedimentos, treinamentos e um clima que impeça essa condição nos colaboradores. 

Além de treinar as lideranças para que atuem de forma positiva na equipe, buscando palavras e comportamentos que os incentivem, a empresa pode fazer pesquisas de clima organizacional e ouví-los sobre que tipo de flexibilizações ou benefícios podem ajudá-los a ter uma vida mais equilibrada. 

Trabalhador cansado no trabalho. Sintomas de esgotamento mental.

Quais os sintomas de esgotamento mental?

Ter momentos de estresse quando algo dá errado, ou se sentir irritado ou mau humorado pontualmente são sentimentos normais, que fazem parte da vida das pessoas. Mas quando isso acontece com frequência, ou quando os indivíduos reagem de maneira extrema em situações adversas, isso pode ser um indicativo de esgotamento mental. entenda os principais sintomas:

Cansaço excessivo

Um dos primeiros sinais é quando o profissional parece estar sempre cansado, independente da hora ou do dia da semana. Isso pode ser um indicativo também de que não consegue dormir bem mas, mesmo depois de uma noite de sono, a pessoa já acorda exausta. 

Além da falta de energia física, esse cansaço também domina a mente, fazendo com que a pessoa fique menos alerta, cometendo erros simples ao realizar tarefas, esquecendo informações e prazos e agindo de forma “desligada”. 

Emoções exacerbadas 

Não se trata de inteligência emocional, mas sim de uma desconexão entre o fato em questão e a reação. Quando uma pessoa está enfrentando esgotamento mental, ela se sente irritada ou se entristece rapidamente, ao menor sinal de dificuldade. 

Isso pode significar atrito com colegas, ou vontade de chorar sem explicação. São emoções expressas de maneira pungente, muitas vezes além do que o cenário realmente representa. 

Baixa produtividade

O cansaço já contribui para uma queda na produtividade, mas quando o esgotamento se torna aparente, essa questão piora. Até atividades simples, que poderiam ser realizadas com facilidade, acabam demorando, ou nem mesmo são feitas. 

Isso também faz com que o profissional pare de ter ideias ou sentir qualquer estímulo com seus afazeres. 

Dores físicas

O esgotamento também tem manifestações físicas e, além do esquecimento, pode causar dores de cabeça e musculares e problemas gastrointestinais. Outro sintoma comum e que pode indicar uma situação mais grave é a palpitação.

Mulher leva a mão à cabeça cansada no trabalho. Sintomas de esgotamento mental.

Pensamentos negativos e baixa autoestima

Por mais que uma pessoa não esteja ciente de que está passando por um processo de esgotamento mental, ela é capaz de notar certas alterações em seu comportamento. Isso a leva a ter pensamentos negativos sobre si mesma, acreditando que não tem competência para fazer seu trabalho, e até deixando-a com medo constante de ser repreendida ou demitida. 

Falta de prazer na vida pessoal

Todas as pessoas buscam formas de se divertir e relaxar. Para alguns, isso significa jantar com amigos, ir ao cinema toda semana, jogar futebol depois do trabalho, ir para festas ou se dedicar a um hobbie. Independente da atividade, isso gera estímulos que ajudam as pessoas a sentirem prazer e alegria. 

Porém, com sinais de esgotamento, até mesmo esses momentos deixam de ser prazerosos e a pessoa perde o estímulo.

Se algum desses sintomas de esgotamento mental for notado, é preciso desenvolver empatia para lidar com o profissional e, se necessário, buscar ajuda médica. Conheça os cursos de MBA online e saiba como liderar um time priorizando a saúde mental dos colaboradores.

Recomendações para você