5 skills de liderança para você desenvolver o quanto antes

equipe de trabalho para ilustrar texto sobre skills de liderança

Quem pretende comandar uma equipe e se tornar um gestor de sucesso precisa conhecer as principais skills de liderança. Essas habilidades serão notadas pelo RH quando houver a oportunidade de promover um colaborador, e também podem ajudar no desenvolvimento profissional. 

Um líder é muito mais do que o chefe que manda. Pelo contrário, para ser eficiente nesse papel, é preciso ter empatia e procurar atuar de forma que inspire as equipes e as mantenha motivadas. Para isso, habilidades sociais são muito importantes, pois precisa saber ouvir e entender qual a melhor forma de potencializar a atuação de cada um. 

Mas também é uma ocupação de muita responsabilidade, que exige difíceis tomadas de decisão e um olhar crítico para o mercado e a atuação da empresa. Claro que a capacitação técnica é o principal quesito a ser observado, afinal é o conhecimento da área e do trabalho executado que permitirá evoluir na carreira. 

Mas dados recentes apontam que as competências emocionais adequadas oferecem maior chance de sucesso na posição. Segundo um levantamento da consultoria global de recrutamento Page Personnel, nove a cada 10 profissionais contratados apenas por seu perfil técnico são demitidos por conta dos aspectos emocionais. 

O que é skill de liderança? 

As skills, ou “habilidades”, são justamente essas capacidades emocionais que permitem a boa relação com as equipes e ajudam a motivá-las. Um líder precisa ter boa comunicação e saber se relacionar com todos. 

A boa notícia é que essas características podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas, portanto quem deseja se tornar uma liderança eficiente, deve conhecer as principais soft skills que um bom líder precisa ter:

Mentoria

A diferença de um líder para um chefe tradicional é que seu foco deve ser inspirar a equipe e garantir que cada um, individualmente, possa prosperar. Isso trará consequências positivas para todos: os profissionais terão a chance de evoluir, as pessoas serão mais comprometidas com suas tarefas e a área terá melhores resultados. 

Ele deve ser como um mentor, entendendo os pontos positivos e negativos de cada um, e buscando maneiras de ajudá-los a aprimorar e desenvolver novas competências. Para isso, precisa acompanhar de perto como as coisas são feitas, mas sempre dando a oportunidade para que o profissional tenha autonomia ao invés de microgerenciar. Assim, ele pode apontar caminhos e ajudar cada um a evoluir. 

Empatia

Glórias pessoais não combinam com um bom gestor. Ele deve ser um ponto de referência da equipe e saber como lidar com todos individualmente com empatia. Para ser um mentor, ele deve saber ouvir com respeito e entender quais são as limitações pessoais e profissionais. 

As pessoas são diferentes e podem estar passando por situações que impactam seu trabalho. Compreender isso permite ajudar cada um a superar os desafios e ser mais eficiente. Essa capacidade também permite que os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar questões que os aflige com o gestor, criando uma relação de proximidade que também vai colaborar para um clima organizacional positivo. 

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Criatividade

O termo “pensar fora da caixa” pode estar meio batido, mas o conceito é necessário para aumentar a competitividade. Quando há um problema, ou quando um novo projeto enfrenta desafios, o líder tem a missão de encontrar soluções que não sejam óbvias, ou não estejam no escopo do que a equipe costuma realizar. 

E, ao contrário do que se pensa, criatividade também pode ser desenvolvida. Algumas pessoas encaram essa habilidade como um “dom”, mas existem formas de estimular o processo criativo. Com isso, o “pensar fora da caixa” surgirá naturalmente, já que a mente estará treinada para buscar o novo. 

Pensamento crítico

Em meio às relações interpessoais e os desafios do trabalho, o líder muitas vezes precisa ser um mediador entre as partes e tomar decisões difíceis. O pensamento crítico facilita esse processo, ao oferecer um olhar imparcial, com foco nos objetivos da empresa. 

Mas também serve para apoiar a equipe e questionar a organização, caso entenda que existem processos que precisam mudar, por exemplo. Ter pensamento crítico significa questionar as coisas de forma racional, pensando nos fatos e nas consequências das ações. 

Aperfeiçoamento

Como vimos, um líder precisa de conhecimentos em diversas áreas, por isso seguir estudando e se aperfeiçoando é o melhor caminho para desenvolver essas habilidades. Os estudos apresentam novos conhecimentos que ampliam a visão de mundo, oferecem novas ferramentas e métodos para atuar profissionalmente, além de tornar os profissionais mais desejados e habilitados para serem líderes. 

Com uma pós-graduação em 4 meses, é possível desbravar novos temas e trabalhar essas características em poucos meses. Também mostra comprometimento com a profissão e o destaca profissionalmente. 

Aprenda a ser um líder

Bons profissionais podem não perseguir cargos de liderança por acharem que não tem o que é necessário, mas todos têm potencial de liderança, e só precisam descobrir como desenvolvê-lo. 

Para começar, trabalhe a comunicação e a inteligência emocional que, juntas, vão oferecer melhor capacidade para trabalhar em equipe. A partir disso, siga o exemplo do líder atual: quais características você admira nele e acredita que o fazem um bom líder? Analise se você as possui também ou tente aperfeiçoá-las. 

Com isso, vai desenvolver novas skills de liderança que o ajudarão em seu crescimento profissional e te colocarão no radar das empresas para ser um gestor.

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