Soft skills: o que significa e como desenvolvê-las para se destacar no mercado de trabalho

imagem com o termo soft skills

O mercado de trabalho formal está mais disputado do que nunca. Se você deseja conseguir uma vaga ou mesmo se manter empregado, é fundamental que tenha algum diferencial, ou seja, para ser um bom profissional, já não basta mais apenas ser “o melhor tecnicamente”. É preciso que tenha algumas das soft skills desenvolvidas.

Por soft skills entende-se um grupo de habilidades e competências que são relacionadas ao comportamento humano, ou seja, são as competências comportamentais.

blog banner desconto em pós-graduação

O World Economic Forum ou o Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional sem fins lucrativos que anualmente reúne os principais líderes políticos, alguns empresários e representantes culturais para que possam discutir e pensar em soluções a respeito dos grandes problemas globais. Um desses temas é o mercado de trabalho. E no relatório de 2020 apresentaram quais são as 15 soft skills que devem ser mais demandas até o ano de 2025. Vamos a elas:

  1. Pensamento analítico;
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
  3. Resolução de problemas complexos;
  4. Pensamento crítico e analítico;
  5. Criatividade, inovação, originalidade e iniciativa;
  6. Liderança e influência social;
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia;
  8. Design e programação de tecnologia;
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação;
  11. Inteligência emocional;
  12. Solução de problemas e experiência do usuário;
  13. Orientação de serviço;
  14. Análise e avaliação de sistemas;
  15. Persuasão e negociação.

Bem, agora que você já conhece algumas das soft skills mais buscadas, vamos então encontrar formas de desenvolvê-las o quanto antes. Por se tratar de competências comportamentais, o desenvolvimento delas depende muito de você. Também reforço que há muitas coisas a serem ditas sobre cada uma das soft skills apresentadas. Então, trarei abaixo apenas algumas dicas, tudo bem?

– Busque o autoconhecimento: para mim, esse é o ponto crucial e a primeira coisa que deve ser pensada. Autoconhecimento é tudo!!! Por exemplo, você pode iniciar identificando quais são os seus pontos fortes e pontos a desenvolver, quais são seus talentos, o que você gosta de fazer;

– Esteja sempre atualizado: não basta apenas estudar sobre a sua área específica de atuação. É extremamente relevante que você busque aprender sobre as diversas áreas do saber. Isso ajudará a ampliar o seu repertório e visão sistêmica, além de contribuir no desenvolvimento da criatividade;

Leia também: Carreira e profissão são sinônimos?

– Faça perguntas para entender melhor sobre a informação que está lendo ou recebendo: não acredite em tudo o que você vê e ouve na TV ou na internet e não repasse fake news. Sempre que receber alguma notícia “duvidosa” pense, por exemplo: “Qual a fonte utilizada?” e “Essa fonte de pesquisa, é confiável?”. Com isso, antes de repassar a informação, cheque-a para confirmar a veracidade;

– Desenvolva a sua comunicação: embora essa soft skill não esteja na lista das 15 “mais”, se você observar, indiretamente, ela se relaciona a várias das soft skills indicadas. É impossível fazer negócios com alguém que não consiga minimamente expressar as suas ideias. Lembre-se também que, para ser um bom comunicador, é fundamental desenvolver a escuta ativa, que é o ouvir prestando a atenção no que é dito;

– Procure não ter uma postura defensiva e resistente: nem sempre é tão fácil assim sair da “zona de conforto”, mas é necessário. Então, se esforce o máximo que puder. Pratique a resiliência e aceite as mudanças. Elas sempre vão acontecer e, o quanto antes nos adaptarmos e encontrarmos o lado positivo na mudança, melhor será;

– Use sua empatia: essa é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, compreendendo suas emoções e sentimentos, sem julgamentos. Assim, aprendemos a ser mais tolerantes conosco e com os outros;

– Vivencie o diferente. faça coisas que não está acostumado a fazer ou que nunca fez. Se desafie!!! Corra riscos (desde que bem calculados, combinado?!); tenha um tempinho só para você… nem que seja uma pausa, para não fazer nada… apenas descanse… Acredite, grandes ideias surgem nesses momentos de “ócio criativo”. Experimente!!! 

 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!