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Mercado de Trabalho

Sonho brasileiro é trabalhar em grandes empresas: como conseguir?

sonho brasileiro

Segundo uma pesquisa encomendada pela consultoria de recrutamento Page Outsourcing com profissionais do Brasil, trabalhar em uma grande empresa é um sonho brasileiro: 49% dos entrevistados nutrem esse desejo. 

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O que motiva essa ambição é o fato das grandes empresas oferecerem mais segurança e estabilidade, remuneração acima da média oferecida pelo mercado e benefícios mais atraentes do que as empresas de pequeno e médio porte. 

Mas como fazer para conseguir um cargo com a ampla concorrência que existe nos processos seletivos dessas organizações? Confira 6 dicas para chegar lá!

O sonho brasileiro: 6 dicas para trabalhar em grandes empresas

1 – Valorize seu currículo

Um currículo estruturado da forma correta e bem organizado é o seu passaporte para passar da seleção inicial de um processo seletivo. Muitos candidatos são descartados logo no início por erros gramaticais ou por organizarem mal as informações no documento. Portanto, tome muito cuidado com esta questão.

Deixe seu currículo valorizado. Após seus dados pessoais, insira as informações que mais interessam aos empregadores: formação e experiência profissional. Organize tudo por tópicos, adicionando uma breve descrição de cada função, destacando conquistas e resultados, e também seus projetos de maior destaque em cada empresa. 

Ao terminar, revise mais de uma vez o documento e, se possível, peça para um amigo ou familiar realizar uma nova correção. Um único erro gramatical ou de concordância é o suficiente para que o recrutador elimine sua candidatura do processo seletivo. 

2 – Faça um bom networking

Ter uma rede de contatos forte e bem construída facilita muito sua entrada em uma grande empresa. Isso porque bons profissionais sempre são consultados quando há uma vaga em aberto, e uma indicação deles passa a confiança de que o candidato vai dar o seu melhor na busca por bons resultados. 

Antigos colegas de trabalho, ex-professores, amigos de faculdades e ligações feitas através do LinkedIn são seus melhores amigos nessa hora. Se você construiu uma boa relação com eles e amadureceu esse contato com troca de experiências profissionais, tenha a certeza que uma boa indicação surgirá mais cedo ou mais tarde.

Mas é importante ressaltar: não haja por interesse ou o efeito será o contrário. Não busque esses profissionais apenas quando precisar. Converse com eles periodicamente, permita a troca de opiniões sobre o cenário que vocês atuam e sempre que possível ofereça ajuda quando eles precisarem. 

Se essa troca ocorrer, uma relação amigável surgirá e você, certamente, terá um aliado a mais na busca pela vaga em uma grande empresa.

3 – Aposte no LinkedIn

Esta rede social é uma ótima ferramenta tanto para criar contatos como para encontrar boas vagas em grandes empresas e crescer profissionalmente. 

Mas para conseguir chamar a atenção dos recrutadores você precisa ter um perfil forte no LinkedIn. Para isso, mantenha seu perfil sempre atualizado, reposte conteúdos ou poste material autoral regularmente, insira descrições em cada experiência profissional sua falando sobre suas conquistas e destaque bem sua formação. 

Para ampliar suas chances de sucesso, procure profissionais que atuam nas empresas que você deseja colaborar, preferencialmente membros do setor de RH e figuras de liderança. Entre em contato com eles, divulgue seu portfólio, informe sobre sua ambição de ser um colaborador na empresa e mostre-se motivado a atingir o seu potencial máximo. 

São atitudes como essa que conquistam o carisma das pessoas e abrem portas para você chegar onde deseja.

4 – Aprimore suas soft skills

Com bastante treino, foco e persistência, você pode estimular seu cérebro a desenvolver uma característica comportamental que não foi estimulada naturalmente, mas você acredita que será importante para chegar onde deseja em uma grande empresa. 

É possível fazer esse treinamento, apenas focando no que você precisa fazer para incorporar determinada habilidade no seu comportamento profissional.

As principais soft skills procuradas pelos empregadores nos processos seletivos são boa comunicação, empatia, proatividade, inteligência emocional, flexibilidade e organização.

5 – Estude o perfil procurado pelas grandes empresas

Para começar, você deve se programar com antecedência e estudar quais são as políticas de valores da empresa com a qual você deseja colaborar, para ver se o seu perfil profissional realmente combina com o que eles esperam.

Em determinados casos, vale criar uma versão específica do seu currículo, adaptando sua carta de apresentação, objetivos profissionais e descrição de experiências para o que eles esperam.

Esse estudo também vai te preparar para a entrevista de emprego, para que você utilize como argumento detalhes da sua carreira e ambições que você sabe que combina com o que a empresa espera do candidato. 

6 – Faça uma pós-graduação

Ter uma pós-graduação ou especialização no currículo será fundamental para que você se destaque nos processos seletivos e seja bem cotado para vagas nas grandes empresas, que esperam contar com profissionais capacitados para vencer os grandes desafios que o mercado de trabalho apresenta. 

Para que você consiga realizar o sonho brasileiro de ter uma carreira de sucesso em uma grande empresa, invista em uma pós-graduação em Educação ou em outras áreas e evolua profissionalmente.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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