O Trabalho de Conclusão de Curso é um verdadeiro clássico da graduação. Por isso, muitas pessoas acreditam que o projeto é obrigatório para a finalização de todos os ciclos educacionais. Contudo, será que isso é mesmo verdade? O TCC é opcional na pós-graduação ou é mandatório?
Hoje você vai descobrir, finalmente, como funciona o TCC nos cursos de pós-graduação. Além disso, você vai ter a oportunidade de entender a sua importância, e por que ele é uma excelente maneira de se destacar no mercado de trabalho.
TCC é opcional na pós-graduação?
Quando falamos da pós-graduação lato sensu, estamos falando dos cursos de especialização e MBAs. Eles são voltados para o mercado de trabalho focados em profissionais que querem se destacar em suas áreas, no mercado tradicional. Nesses casos, o TCC não é obrigatório; ele é apenas opcional.
Em nossas instituições, por exemplo, você pode contratar esse serviço como um recurso extra, que vai agregar muitos pontos positivos à sua experiência acadêmica. Por isso, apesar de não ser obrigatório, vale a pena se dedicar a um Trabalho de Conclusão de Curso e colher os frutos que ele vai render.
Então, se você ainda não sabe quais são as vantagens do TCC, nós descobrimos vários deles para você. Para isso, conversamos com tutoras da pós-graduação EAD, que também são tutoras orientadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso, para te passar os melhores benefícios, que você confere abaixo.
7 motivos para investir no TCC da pós EAD
1 – Reconhecimento acadêmico
Sendo o TCC um artigo científico, é fundamental mencionarmos que um dos benefícios do projeto é ter reconhecimento acadêmico. Afinal de contas, como relembra a tutora, Biomédica e Doutora em Fisiologia Humana Fernanda Novi, você poderá publicar o trabalho em revistas nacionais e internacionais.
Isso fará com que o seu nome faça parte do mundo científico da sua área de atuação, abrindo um leque de possibilidades e garantindo reconhecimento do seu trabalho.
Além disso, Luana Michelle da Silva Godoy, mestra em Direito Negocial, relembra que estar exposto à possibilidade de desenvolver um trabalho acadêmico pode despertar em você o interesse pela pesquisa, abrindo novos caminhos profissionais. Inclusive, você sabia que é possível conciliar a vida acadêmica com a profissional? E isso só vai fazer você se desenvolver ainda mais.
“Publicar conteúdos relevantes é uma excelente forma de alimentar o próprio portfólio”, destaca a tutora orientadora.
2 – Desafiar-se em um novo projeto
Fernanda também ressalta que fazer um TCC significa se desafiar em um novo projeto. E que não será um projeto qualquer, afinal, você escolherá um tema que gosta, dentro da sua área de atuação favorita, podendo relacionar o trabalho com o seu dia a dia profissional.
Então, podemos dizer que escolher o TCC opcional é o “melhor dos dois mundos”, fazendo com que você tenha uma experiência diferente, capaz de impulsionar a sua carreira e abrir novas oportunidades e possibilidades.
3 – Desenvolvimento de novas habilidades comportamentais
Falando em desafios, saber lidar com eles não será a única soft skill que você irá desenvolver. Fazer um TCC é algo grandioso, que vai fazer com que você melhore uma série de habilidades e competências, sabia?
Fernanda, por exemplo, menciona a capacidade de comunicação, gestão de tempo e proatividade, “que são requisitos muito desejados para o ambiente de trabalho que esse aluno está inserido ou irá se inserir.”
Ademais, Aline Gomes da Silva, doutora e mestra em Educação e mestra em Ciências Sociais, menciona que o TCC pode “mostrar aos empregadores a capacidade do aluno de conduzir pesquisas, analisar dados e comunicar resultados de forma eficaz”, dentre muitas outras soft skills.
4 – Aprofundamento no conhecimento da sua área
E não podemos esquecer do ponto principal do TCC, que é aplicar o conhecimento que você aprendeu ao longo da especialização e, nesse processo, adquirir ainda mais bagagem e referências para a sua vida profissional.
Fernanda resume bem ao dizer que, “por meio do TCC, o aluno pode aprofundar no conhecimento específico dentro da sua área de estudo e desenvolver habilidades específicas dentro dessa área. Isso reflete diretamente na sua carreira profissional, podendo seu TCC ter um destaque dentro de seu campo de atuação e abrir outras oportunidades em sua área de trabalho.”
5 – Ganhar pontuações em concursos e processos seletivos
Sabia que ter um TCC de pós no currículo pode te colocar na frente em concursos e processos seletivos?
Luana lembra desse diferencial, assim como Aline, que explica que “alguns órgãos, conselhos, empresas e instituições podem atribuir mais pontuações para os certificados de especialização nos quais conste que o aluno desenvolveu uma pesquisa científica.”
6 – Networking acadêmico
O processo da pesquisa científica é bastante complexo. O que significa que você vai “entrar em contato com mais pesquisadores que estão centrados em investigar o tema pelo qual ele se interessa”, como explica Aline.
O resultado dessa jornada é o networking acadêmico. Ou seja, você terá a chance de conhecer outros profissionais que estudam os mesmos assuntos que você, aumentando seu leque de contatos.
7 – Contribuir com o desenvolvimento do conhecimento
Além disso, não podemos nos esquecer do impacto do seu trabalho no desenvolvimento do conhecimento. Independente do tema, produzir conhecimento sempre será valioso e importante, contribuindo para que a área evolua e cresça ainda mais.
Como bem destaca Aline, “toda pesquisa científica bem realizada, desde as mais simples até as mais complexas, favorecem a construção de conhecimento tanto na esfera social quanto na esfera individual.”
Gostou de descobrir se o TCC é opcional na pós-graduação? Então aproveite para começar agora mesmo a pós-graduação EAD e já começar a pensar no tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso.