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Carreira em Pauta

7 técnicas de autogestão para o sucesso profissional

técnicas de autogestão

O perfil profissional que chama a atenção das empresas tem mudado nos últimos anos. A tradicional hierarquia de chefe e subordinado ainda é comum, mas as relações estão ganhando novas configurações. Com o avanço das startups e com a popularização do home office, possuir técnicas de autogestão se tornou algo importante no mercado de trabalho. 

Isso está acontecendo porque muitas empresas já não seguem mais o princípio de que cabe ao chefe ficar demandando e cobrando serviços de um funcionário a todo momento para obter bons resultados. As empresas estão cada vez mais atrás de funcionários com habilidades de autogestão, sendo essa uma qualidade que se enquadra nas populares soft skills

Afinal, o que é autogestão? 

A autogestão nada mais é do que a habilidade de um profissional de gerenciar a si mesmo. Isso quer dizer que ele consegue controlar seus horários, tarefas e tomar decisões de forma mais independente, sem precisar ser monitorado e cobrado a todo momento. 

Os profissionais com essa característica conseguem trabalhar de forma mais autônoma e até em um negócio próprio, pois não ficam dependentes de uma supervisão. Vale ressaltar que a autogestão não significa que a pessoa ocupa um cargo de liderança. Ela, na verdade, tem mais liberdade na empresa, pois demonstra responsabilidade e entrega de resultados. 

Vantagens da autogestão 

Depender de chefes para executar tarefas é uma coisa que está se tornando ultrapassada. O perfil dos líderes também tem mudado nos últimos anos. Atualmente, as empresas querem que seus supervisores deem mais autonomia para os membros da sua equipe, assim eles terão mais tempo para realizar outras tarefas condizentes com seu cargo. 

Com isso, a relação entre líder e subordinado se torna mais saudável, pois o funcionário tem mais liberdade e, assim, sente que existe confiança no seu trabalho. 

Vale destacar que as empresas que apostam em profissionais com autogestão têm, inclusive, mudado seu modelo de trabalho. É comum, por exemplo, ver vagas com horários flexíveis e que oferecem ambientes de trabalho mais descontraídos. 

Como desenvolver técnicas de autogestão?    

Para aprimorar suas técnicas de autogestão, siga as seguintes dicas: 

1 – Entenda o que esperam de você

Quando for contratado ou ocupar um novo cargo, pergunte o que a empresa espera de você e quais resultados você precisa entregar. Ter claro quais são suas metas vai te ajudar a se organizar para cumprir suas tarefas e deveres. Para isso, proponha uma boa conversa com seus gestores e tire suas dúvidas. 

2 – Organize seu tempo 

Tendo claro o que a empresa espera de você, gerencie seu tempo. A liberdade dada pelo contratante pode fazer com que você desvie um pouco do seu objetivo. Para evitar isso, liste suas tarefas do dia, organize o que vai fazer primeiro e não deixe de fazer suas pausas para esfriar um pouco a cabeça. Use a flexibilidade a seu favor. 

3 – Entenda seu papel no time 

Ter autogestão não significa que você não vai precisar de ajuda ou que deve fazer tudo sozinho. Em algumas demandas, você pode, sim, necessitar de auxílio. Por isso, é importante saber qual seu papel na empresa e no time que ocupa. 

Lembre-se que, mesmo que cada funcionário tenha uma função, o trabalho em uma empresa é feito em equipe, então não se isole ou ache que pode resolver tudo por conta própria.   

4 – Não deixe de se comunicar

Como citado anteriormente, é importante que haja comunicação no ambiente de trabalho. Se o local no qual trabalha não possui um horário flexível, por exemplo, comunique sua entrada e saída, sinalize suas pausas e as tarefas que realizou no dia. Também não deixe de socializar. 

Independente do modelo de trabalho, ter uma boa comunicação faz toda a diferença. Aproveite também para pedir feedbacks e tenha conversas produtivas com seus colegas de trabalho. Tudo isso pode ajudar no desenvolvimento do seu trabalho e nas suas relações profissionais. 

5 – Faça autoavaliações

Como você está gerenciando seu próprio trabalho, é importante que você também avalie seu desempenho. Desta forma, você conseguirá compreender em quais aspectos você precisa melhorar. Seja sincero consigo mesmo ao fazer essa autoavaliação e veja o que pode fazer de diferente para melhorar seu desempenho no dia a dia. 

6 – Seja organizado

Além de organizar seu tempo, você também precisa organizar seu ambiente de trabalho — principalmente se estiver trabalhando de home office. Ao deixar tudo nos conformes, você não perderá tempo procurando algo quando precisar ou quando alguém solicitar. 

Uma dica é sempre ter uma agenda para anotar as tarefas e obrigações do dia, além dos horários de reuniões e outras coisas do gênero. Isso vai facilitar seu trabalho e sua rotina. 

7 – Amplie seus conhecimentos 

A autogestão, além de te destacar no mercado de trabalho, pode te preparar para um cargo de liderança ou para abrir seu próprio negócio. Tendo isso em mente, não deixe de procurar métodos para aprimorar essas habilidades. 

Uma forma de ampliar suas técnicas de autogestão é se especializando na sua área ou fazendo cursos focados em gestão. A Anhanguera conta com diversas opções de MBA EAD para você encaixar na sua rotina. Os cursos, que possuem de 4,6 e 10 meses de duração, vão te deixar mais preparado para o mercado de trabalho. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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