Ir para o conteúdo
Você na Pós

Tecnólogo pode fazer pós-graduação?

mulher com expressão de dúvida para ilustrar texto sobre tecnólogo pode fazer pós-graduação

A pós-graduação é uma etapa crucial para profissionais que querem crescer em suas carreiras. Contudo, sabemos que existem algumas exigências para que uma pessoa consiga se inscrever em uma especialização ou MBA. Sendo assim, será que um profissional tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Essa dúvida é muito comum e pode deixar muitas pessoas confusas. Por isso, hoje vamos tirar todos os seus questionamentos e explicar quais são as opções para quem se formou em um curso tecnólogo.

Mas antes disso, que tal entender melhor o que é, exatamente, o curso superior de tecnologia?

O que é um curso tecnólogo?

Quando falamos de um tecnólogo, estamos falando de uma graduação tecnológica. Ou seja, um curso de ensino superior voltado para profissionais que querem entrar de forma rápida no mercado de trabalho.

Para isso, eles precisam ter um diploma de conclusão do Ensino Médio, que possibilitará a inscrição em uma graduação mais rápida, que costuma ter de 2 a 3 anos de duração.

Assim, ao final da jornada educacional, estarão aptos a atuarem em um aspecto específico de uma profissão. Por exemplo, você pode fazer um tecnólogo em Comércio Exterior, Design Gráfico, Eventos, Design de Moda, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar ou Redes de Computadores. São diversas opções, em diferentes áreas.

Por mais que os nomes sejam parecidos, é importante não confundir os cursos tecnólogos com os cursos técnicos. As graduações tecnológicas também fazem parte do grupo de cursos do ensino superior, enquanto os cursos técnicos formam profissionais no nível do Ensino Médio.

Afinal, tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Essa diferença, inclusive, é fundamental para entender se profissionais de nível técnico podem fazer uma pós-graduação.

A resposta é sim, tecnólogos podem fazer especializações e MBAs. Isso acontece porque as graduações tecnológicas fazem parte dos cursos do ensino superior.

Tendo em vista que o principal pré-requisito para se inscrever em uma pós é ter um diploma de graduação, isso significa que profissionais técnicos já podem começar a escolher um curso de pós-graduação. Afinal de contas, essa decisão pode impactar positivamente a sua carreira, sabia?

5 vantagens de investir em uma pós-graduação após um curso tecnólogo

1 – Tornar-se um profissional especialista

A primeira grande vantagem é se tornar um profissional especialista. Isso significa que o título será oficial. Assim, você poderá usar em seu currículo e durante processos seletivos, garantindo um grande diferencial em relação a seus concorrentes.

2 – Lapidar os seus conhecimentos na área

O título de especialista, inclusive, é importante por atestar que você é um profissional diferenciado. Afinal de contas, você se dedicou para lapidar seus conhecimentos, mergulhar em um tema específico e aprender tudo sobre ele.

3 – Manter-se atualizado na sua profissão

Além de aprender novas habilidades e melhorar suas técnicas, a pós-graduação oferece a oportunidade de se atualizar. Em um mercado que muda a todo instante, com novidades e tendências surgindo todas as semanas para todas as profissões, se manter atualizado nunca foi tão importante para garantir relevância na sua área.

4 – Ter acesso a melhores oportunidades e salários

Como resultado de todos os pontos anteriores, você será reconhecido pelo mercado de trabalho. Quando perceber, estará apto a assumir novos desafios, conseguir promoções, participar de processos seletivos para cargos mais altos e, consequentemente, obter salários melhores.

5 – Fazer uma transição de carreira

Além disso, caso você esteja pensando em seguir novos rumos profissionais, a especialização pode te ajudar. Com ela, você terá a chance de fazer uma transição de carreira, estudando sobre um novo tema para o futuro da sua carreira.

Quais são as possibilidades de pós-graduação para quem fez curso tecnólogo?

Em termos gerais, os cursos de pós-graduação lato sensu se dividem em dois: especializações e MBAs.

Isso significa que você poderá optar entre cursos voltados para a parte técnica, que são as especializações, e os MBAs, que são focados no desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança.

Ambas as opções oferecem inúmeras possibilidades de cursos e áreas do conhecimento, garantindo que você terá a chance de encontrar a sua pós ideal entre centenas de cursos disponíveis.

Em nossas instituições, por exemplo, você vai encontrar mais de 500 cursos em 9 áreas do conhecimento. Ou seja, você com certeza vai achar uma especialização ou MBA que se encaixa nos seus objetivos de carreira.

O que mais você precisa saber?

Ainda tem dúvidas? Então pode ficar tranquilo, porque respondemos todos os principais questionamentos abaixo.

Quando posso iniciar a pós-graduação?

Você pode começar a sua pós assim que finalizar o curso tecnólogo e obtiver o diploma de conclusão da graduação. Tendo em vista que nossas instituições oferecem especializações e MBAs EAD, isso significa que você pode iniciar o curso a qualquer momento, independente da época do ano.

Qual o tempo de duração de uma pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação podem ser concluídos em 4, 6 ou 10 meses. Com o mesmo conteúdo e excelência em todas as opções, você pode escolher a que mais combina com sua rotina e objetivos. Por exemplo, se você tem pressa, pode optar a pós em 4 meses. Mas se precisar de mais tempo nos estudos pode se inscrever na pós em 10 meses.

Qual o título de quem faz pós-graduação?

Independente da graduação, todos os profissionais que concluem uma pós recebem o título oficial de Especialistas. Dessa maneira, você terá um grande diferencial no seu currículo, atestando os conhecimentos aprendidos durante a sua jornada acadêmica na pós-graduação.

Gostou de saber que tecnólogo pode fazer pós-graduação? Então não perca tempo! Confira todas as opções de pós-graduação EAD e se inscreva ainda hoje, garantindo o seu sucesso profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades