Ir para o conteúdo
Você na Pós

5 grandes tendências da saúde para 2022

 

A tecnologia está presente em todos os setores da sociedade e, na saúde, não é diferente. Os avanços tecnológicos surgem para facilitar nossa vida e otimizar processos que, em outros momentos, eram bem mais burocráticos. Por exemplo: marcar consulta médica por telefone era (ou ainda é) sinônimo de longas esperas pendurado ao telefone ao som de música de elevador. Hoje, já é possível contar com sistemas de agendamento online, que visam facilitar a vida da população e até mesmo agilizar tratativas que demandam urgência. Esta já é uma das tendências da saúde para o ano que se inicia.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Tecnologia é fundamental em novas tendências da saúde

As inovações não se resumem apenas ao agendamento de consultas e exames. Nos últimos anos, ficou ainda mais claro a necessidade de facilidade e agilidade nos processos e, também, a importância do diagnóstico precoce. Para maior assertividade no atendimento à população, a tecnologia é e continuará sendo um braço de apoio importante na busca por vencer os desafios na medicina e, com isso, profissionais de medicina e da área da saúde estão cada vez mais conectados.

Abaixo, listamos 5 tendências da saúde que comprovam que tecnologia e medicina andarão de mãos dadas em 2022.

1 – Inteligência Artificial (IA)

Talvez a principal tendência para a medicina neste e nos próximos anos seja a Inteligência Artificial, que será ferramenta importante na vida do médico. Segundo Andre Cripa, CINO (Chief Innovation Officerr) da CTC e especialista da área da healthcare, em entrevista ao site Startupi, esta inovação pode reduzir erros médicos através do suporte à decisão clínica, aumento de assertividade no momento do diagnóstico, além de emitir alertas e notificações sobre tratamentos.

Ainda segundo André, a “caixa de ferramentas” do médico irá aumentar, fazendo que algoritmos de IA ofereçam  os melhores cenários para que os profissionais tomem suas decisões baseadas em evidências. 

2 – Telemedicina

Em tempos em que o trabalho remoto e as calls fazem parte da rotina de muitos brasileiros, a telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço e aproximando profissionais da saúde e pacientes. Nos últimos dois anos, o número de consultas a distância aumentou e a diferença geográfica não afetou a relação entre médico e paciente. A telemedicina vem com o desafio de acolher e humanizar o contato entre estas partes para que a segunda se sinta atendida de modo que a presença física em uma clínica não seja necessária. E tem sido assim até então.

 3 – Monitoramento remoto

Já ouviu falar da IoT (Internet of Things)? Ela consiste em vários equipamentos vestíveis e garante o monitoramento ininterrupto do paciente. Essa tendência aparece não só para garantir que a pessoa se lembre de tomar sua medicação como também mede dados críticos de saúde que são armazenados e enviados direto para o profissional da saúde. Podemos usar como exemplo o exame de MAPA de pressão arterial, em que o paciente deve ficar com um aparelho de pressão arterial automático no braço juntamente com um registrador na cintura, fazendo medições a cada 15 minutos durante 24 horas.

Leia também: Como cuidar da saúde mental e emocional: 6 dicas

4 – Medicina em 5G

A internet 5G ainda deve chegar ao Brasil em sua forma mais “pura” no segundo semestre de 2022, mas seu impacto na área médica já pode ser previsto. Com esta inovação, soluções que transportam biossinais dos pacientes para seus médicos tornam a tomada de decisão ainda mais assertiva. Além disso, o uso de robôs inteligentes, que já atuam em segundo plano em algumas instituições, deve ser mais expandido com a nova conexão.

5 – Saúde Mental preventiva 

Antes um tabu, hoje uma necessidade. Em meados de 2021, um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) revelou que o Brasil, entre outros 10 países, é um dos lugares com mais casos de depressão e ansiedade no mundo. Como consequência disso, a procura por aplicativos que auxiliam o cultivo da saúde mental cresceu em mais de 130% no último ano.

Com a crescente da conexão 5G, em conjunto com a consolidação da Inteligência Artificial, a área de saúde mental também irá se beneficiar. Além de terapia online, que também já é tendência, o chatbot é uma ferramenta que analisa o padrão de voz do paciente e suas interações nas redes sociais com a finalidade de detectar qualquer comportamento que possa indicar tendências a atitudes drásticas.

Gostou de saber mais sobre as tendências para a área da saúde em 2022? Quer fazer parte da mudança e incrementar ainda mais o seu conhecimento sem sair de casa? A Pitágoras EAD tem o curso perfeito para te ajudar a se desenvolver e a alavancar sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades