5 tendências de educação para investir ainda em 2023

professora para ilustrar texto sobre tendências de educação

Todas as áreas passam por momentos de mudanças e adaptações, não é mesmo? Afinal de contas, elas precisam se atualizar, acompanhar as demandas da sociedade e oferecer serviços e produtos cada vez melhores. Por isso, se você é da área da educação, estar ligado nas tendências de educação é fundamental para se manter um profissional atualizado.

Levando em consideração as novidades, tendências e debates atuais da área, você sempre será um profissional capaz de oferecer o melhor para as empresas. E, neste caso, para os seus alunos também.

Então, se você quer se manter competitivo e relevante para o mercado, não deixe de conferir as 5 principais tendências do momento. Assim, você poderá direcionar seus esforços para focar no que vai, de fato, fazer diferença na sua trajetória e carreira.

Tendências de educação: 5 novidades para você se destacar

1 – Uso da tecnologia

A primeira tendência é o uso da tecnologia. Não dá para negar ou tentar evitar: já faz tempo que ela chegou para ficar, e daqui para a frente, ela vai ocupar um espaço cada vez maior nas escolas.

Por mais que muitos profissionais ainda torçam o nariz para as tecnologias, elas têm um enorme potencial benéfico, que vai potencializar o aprendizado dos alunos e ser o seu grande aliado em sala de aula.

Ficou curioso para saber como dominá-las? Então veja algumas opções de pós-graduação que vão te ajudar nessa missão:

Metodologias Ativas e TDICs na Educação

Com a especialização em Metodologias Ativas e TDICs na Educação, você vai aprender a analisar, conhecer e oportunizar a melhoria contínua nos processos de aprendizagem, olhando para as oportunidades que a tecnologia pode oferecer.

Mídias, tecnologias digitais e Cultura Maker na educação

Já na pós em Mídias, tecnologias digitais e Cultura Maker na educação, você vai ter a oportunidade de discutir as novas tendências da área, aprender sobre ferramentas digitais para construir processos educacionais diferenciados e inovadores, e observar as transformações na educação ao longo do tempo.

Além disso, a especialização te ajudará a refletir sobre o papel dos educadores frente aos novos modelos de ensino, e ainda te preparará para usar mídias, tecnologias digitais e cultura maker em sala de aula.

Robótica educacional

Quer se especializar em Educação 4.0, Sistemas Adaptativos e Ensino Híbrido, dentre outros temas voltados à tecnologia? Então opta pela pós-graduação em Robótica educacional

Com ela, você vai desvendar o mundo da robótica, aprendendo sobre programação, cultura maker, sistemas ciber-físicos e metodologias ativas, aumentando seu repertório e melhorando a experiência de seus alunos.

Informática na educação

Para conseguir empregar de forma eficaz a informática e tecnologias educacionais em formatos educativos, escolha a especialização em Informática na educação. Ela vai te ajudar a refletir sobre o papel da informática na educação, apresentar políticas de software livre e muitos conhecimentos teóricos, técnicos e práticos das ferramentas da área.

Tecnologias e Ferramentas Digitais na Educação

Se o seu objetivo é desenvolver competências na educação mediada pelas tecnologias, vale a pena considerar o curso de Tecnologias e Ferramentas Digitais na Educação. Com ele, você vai aplicar os fundamentos teóricos e metodológicos da educação digital, compreender suas inter-relações com as práticas educacionais e aprender uma série de conceitos.

Eles incluem Educação 4.0, ferramentas pedagógicas, cultura maker, gamificação, robótica, softwares educacionais livres, educação digital e muito mais.

Tecnologias Imersivas Aplicadas à Educação

Por fim, a pós em Tecnologias Imersivas Aplicadas à Educação foca no Metaverso. Em resumo, ela vai te apresentar os principais conceitos, perspectivas e desafios da educação 4.0, além das tendências em EAD, fundamentos do Metaverso aplicados à Educação e mídias, roteirização e educação inclusiva.

2 – Habilidades socioemocionais

A segunda tendência para prestar atenção é o foco nas habilidades socioemocionais. Também conhecidas como soft skills, elas têm sido muito visadas pelo mercado de trabalho. Contudo, ter competências comportamentais é fundamental desde muito antes do ingresso no mundo profissional.

Para as crianças, contar com professores capazes de incentivar e impulsionar o desenvolvimento de tais habilidades é valioso. Afinal, assim elas terão experiências muito mais profundas, proveitosas, respeitosas e humanas ao longo de toda a vida.

Competências socioemocionais na escola

Para conseguir passar tais ensinamentos aos seus alunos, você pode fazer a pós em Competências socioemocionais na escola. Dessa maneira, você vai aprofundar seus conhecimentos em habilidades comportamentais no campo escolar, sendo capaz de aplicar seus conhecimentos em sala de aula e em projetos extras.

Saúde mental nas escolas

Outra opção é a especialização em Saúde mental nas escolas, que foca na elaboração e execução de projetos voltados à prevenção de transtornos mentais e promoção de saúde mental nas escolas.

Com ela você poderá atuar para desenvolver redes de atenção e apoio psicossocial nas escolas, elaborar, executar e avaliar projetos de prevenção de transtornos mentais, e também trabalhar de forma ética para criar estratégias de enfrentamento.

3 – Educação bilíngue

Já faz tempo que falar inglês se tornou um pré-requisito para muitas vagas de emprego. Mas além disso, dominar outros idiomas é uma ferramenta valiosa para qualquer pessoa. Ela é capaz de abrir portas e oferecer uma experiência única no mundo, mostrando que existem milhares de maneiras diferentes de se comunicar e expressar em cada cultura.

Por todos esses motivos, ser exposto a outras línguas quando criança faz toda a diferença, e as escolas querem oferecer essa possibilidade aos seus alunos. Para isso, elas precisam de profissionais capacitados e focados em educação bilíngue.

Metodologias para o ensino da língua inglesa

Se você quer ser um deles, aposte no curso de Metodologias para o ensino da língua inglesa. Ele é um aprofundamento teórico e prático, que vai focar em metodologias de ensino de língua estrangeira, oferecer debates críticos sobre o ensino de línguas e frisar o respeito pela diversidade cultural, dentre muitos outros temas.

Educação Bilíngue

Você também pode decidir pela especialização em Educação Bilíngue. Ela explora as características desse tipo de ensino, aborda a aprendizagem de um novo idioma, estratégias de ensino, o papel da língua inglesa na BNCC e ainda passa pelas competências socioemocionais, para complementar o curso.

4 – Estímulo a práticas sustentáveis

A sustentabilidade precisa estar no dia a dia de todos, e isso inclui o cotidiano de crianças e adolescentes nas escolas. Para que isso ocorra, contudo, as instituições de ensino precisam de profissionais realmente capacitados, que saibam como abordar o tema na teoria e na prática, e sendo um exemplo para inspirar os estudantes.

Educação ambiental

Isso você pode aprender na pós-graduação em Educação Ambiental, que vai te guiar no aprendizado de ferramentas para o desenvolvimentos de políticas e ações educativas voltadas para a conservação ambiental.

Práticas para o ensino de Geografia e Educação Ambiental

Uma segunda possibilidade é o curso de Práticas para o ensino de Geografia e Educação Ambiental. Com ele, você aprenderá sobre as relações dos fundamentos do ensino da Geografia com Educação Ambiental, além de avaliar políticas públicas da área, entender o conceito de responsabilidade social e ambiental e de sustentabilidade, e analisar os impactos das intervenções humanas na degradação ou conservação ambiental.

5 – Direitos humanos e diversidade

A última tendência, mas não menos importante, é a necessidade de ser um profissional atualizado em questões de Direitos Humanos e Diversidade.

Elas perpassam todas as esferas da vida dos adultos e também das crianças, que necessitam de professores atualizados para tirar dúvidas, servir de exemplo e mostrar a importância da diversidade e do respeito aos Direitos Humanos para todos.

Inclusão e diversidade na educação

Então, se você quer se aprofundar no tema e ganhar notoriedade em processos seletivos, adicione a pós em Inclusão e diversidade na educação em seu currículo. Assim, você aprenderá ferramentas teórico-metodológicas para facilitar a elaboração, planejamento e execução de ações educacionais com foco na inclusão e respeito à diversidade.

Decorou as tendências de educação e escolheu a que você mais gosta? Então chegou a hora de começar a pós-graduação em Educação que melhor se encaixa nos seus objetivos! O próximo passo será brilhar nas entrevistas – e na sala de aula.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!