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Tendências e Inovação

6 tendências globais de marketing para 2023: veja quais são

ícones saindo da tela para ilustrar texto sobre tendências globais de marketing

Quem trabalha com o mundo digital já deve estar querendo saber mais sobre as principais tendências globais de marketing para 2023, não é mesmo?

Afinal, assim como em outras esferas do mundo online, o marketing digital muda rapidamente, fazendo com que os profissionais da área precisem estar de olho em quaisquer atualizações.

Desta vez, não é diferente: as maiores mudanças no marketing dizem respeito à conexão das marcas com os clientes, oferecendo melhores experiências e criando canais de comunicação mais acessíveis e intimistas.

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6 tendências globais de marketing para 2023

Confira agora essas 6 tendências globais de marketing e fique por dentro do mercado digital em 2023!

1. As marcas devem ter propósitos

Uma das maiores tendências globais de marketing é a conceituação de marcas com propósitos bem definidos.

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes quando se trata de escolher com quais marcas fazer negócios. 

Muito disso se deve à saturação do mercado, à abundância de opções e à expansão do marketing digital que permite que as pessoas se conectem com marcas fora de sua área geográfica. 

Por isso, uma das melhores maneiras de uma marca se destacar em sua indústria é desenvolver e liderar com um propósito forte e autêntico, voltado para sua missão e centrado em seus valores.

Uma missão clara e poderosa serve como base para todas as marcas. Ela governa como seu posiciona para seu público e clientes, moldando, assim, seu valor e sua percepção pelos consumidores.

2. O conteúdo gerado por usuários é importante

Outro integrante das principais tendências globais de marketing para 2023 é o conteúdo gerado pelos usuários.

As marcas não precisam se esforçar demais e produzir todo o material de marketing e conteúdo por conta própria. 

Uma ótima maneira de aliviar a carga de trabalho das equipes de marketing e destacar os clientes é aproveitando o conteúdo gerado pelo usuário (CGU). 

O CGU costuma ser mais autêntico e confiável, já que é elaborado por clientes fiéis e defensores da marca.

Ao explorar o CGU, as marcas podem efetivamente começar a moldar a percepção e o sentimento da marca, destacando o conteúdo de clientes leais e investidos.

Esse tipo de conteúdo também é altamente eficaz para aumentar o engajamento e a interação do usuário, especialmente nas mídias sociais, ao mesmo tempo em que aumenta as conversões e a receita da marca.

3. As experiências do usuário se tornam mais importantes

Mais uma das principais tendências globais de marketing para 2023 é o investimento em melhores experiências dos clientes.

As marcas precisarão criar experiências incríveis para os clientes em 2023 a fim de garantir que possam continuar prosperando em condições incertas. 

Os clientes de hoje baseiam sua lealdade a uma marca na experiência que ela oferece mais do que qualquer outra coisa.

Por isso, as marcas que buscam elevar a experiência do cliente devem considerar a aplicação criteriosa de tecnologias como IA, aprendizado de máquina e realidade virtual/aumentada. 

Essas tecnologias tornam a experiência do cliente mais eficiente e abrem novas oportunidades para os clientes interagirem e se envolverem com as marcas!

4. Maior implementação do marketing de conversação 

Em geral, as tendências de marketing dominantes hoje são aquelas altamente focadas em marcas que adotam um tom mais conversacional e pessoal. 

Isso é mais conhecido como marketing de conversação, que se esforça para estabelecer uma conexão individual e em tempo real entre os clientes e aqueles que fazem marketing para eles. 

O objetivo do marketing de conversação é aprimorar a interação e a experiência do cliente, fornecendo soluções instantâneas, resultando em níveis mais altos de fidelidade e satisfação dos consumidores.

5. Adoção de marketing omnichannel

Outra integrante das principais tendências globais de marketing para 2023 é a adoção do marketing omnichannel.

No passado, os profissionais de marketing se concentravam em canais únicos ou complementares ao decidir sobre as abordagens para conquistar novos clientes.

Por conta disso, o marketing omnichannel é uma mudança um tanto nova que continuará ganhando força em 2023!

Essa modalidade de marketing mantém uma experiência de marca consistente em qualquer canal em que um cliente possa interagir com sua marca.

Isso significa não apenas rastrear que tipo de feedback os clientes fornecem em canais específicos, mas também trazer campanhas e mensagens unificadas para possíveis clientes em potencial.

Essas estratégias ajudam a devolver o poder ao cliente!

6. Adoção de estratégias de marketing baseada em perguntas

Por fim, as marcas devem considerar o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo baseada em respostas em 2023, ao invés de estratégias tradicionais e de conteúdo promocional.

O ímpeto para isso é que, no ano passado, as pesquisas de zero-click representaram mais da metade de todas as consultas do Google!

Isso significa que, quando os usuários pesquisam algo, a maioria não clica em nada após executar a consulta.

Agora que você já conhece as tendências globais de marketing para 2023, veja as opções de especializações oferecidas na área pela pós Anhanguera:

  • MBA em Marketing Digital e Analytics
  • Gestão Comercial e Estratégica em Marketing
  • MBA em Marketing e Vendas
  • MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento
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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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