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Carreira em Pauta

Sente desânimo com o trabalho? Saiba o que fazer em 7 passos

mulher com expressão triste para ilustrar texto sobre desânimo com o trabalho

Todos os profissionais provavelmente já sentiram desânimo com o trabalho.

Experimentar altos e baixos, vitórias e desafios é uma parte normal de qualquer emprego, seja ele presencial, seja ele remoto. 

Entretanto, aprender sobre os sinais de desânimo pode auxiliar na hora de identificar quais mudanças devem ser feitas para que seja possível reencontrar a alegria e a satisfação na  carreira novamente. 

Confira abaixo alguns sinais de desânimo com o trabalho e como fazer para resolver esse problema.

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Por que eu não tenho ânimo para trabalhar?

Todos os profissionais têm dias de desânimo com o trabalho. Isso é totalmente normal!

No entanto, existem algumas situações de desânimo mais intensas e que podem acabar levando ao burnout

Confira abaixo algumas razões para o desânimo com o trabalho:

  • Excesso de tarefas;
  • Cultura organizacional negativa;
  • Esgotamento profissional;
  • Falta de alinhamento entre seu propósito e os ideais da empresa;
  • Necessidade de uma mudança de carreira.

O que fazer para não ter desânimo com o trabalho?

Por mais que pareça complicado, é possível seguir algumas dicas e conseguir deixar o desânimo de lado durante o expediente.

Confira essas 7 dicas que separamos de como não desanimar no trabalho!

1. Faça uma lista

Ao sentir sinais de desânimo, uma boa ideia é fazer uma lista de fatores que podem estar causando esse sentimento. 

Anote os desafios enfrentados nos últimos tempos e as decepções sofridas no ambiente de trabalho. 

É possível que o desânimo tenha fatores externos e, ao compreender eles, seu humor pode acabar mudando.

Este é o primeiro passo para superar qualquer sentimento negativo no trabalho.

2. Encontre uma nova perspectiva

No dia a dia, pode ser decepcionante e frustrante passar por situações, resultados ou desafios dos quais não gosta ou com os quais não concorda. 

Por isso, encontrar uma nova perspectiva pode ajudar a concentrar sua energia naquilo que é possível controlar sobre a situação, em vez de focar nas coisas que não pode.

3. Seja proativo

Outra razão de sentir desânimo com trabalho é ser apenas reativo, esperando que as coisas aconteçam sem que haja nenhum esforço de sua parte.

Por isso, para que haja satisfação no ambiente de trabalho, é fundamental que todo profissional seja proativo.

Quer uma promoção? Vá atrás dela! Quer um aumento? Peça para seu chefe. Gostaria de ter mais conhecimento em relação a um assunto específico? Comece um curso livre ou faça uma pós-graduação!

4. Encontre ânimo no trabalho em si

Além de trabalhar com objetivos específicos, como recompensas ou promoções, é importante encontrar satisfação e alegria no trabalho em si. 

Reserve um tempo para identificar as tarefas ou projetos que você mais gosta, ou que fazem o tempo passar rápido – é quando você está organizando informações? Comunicando-se com os colegas? Trazendo novas ideias e soluções criativas para problemas?

Encontre as coisas que você gosta de fazer em sua carreira e tente incorporá-las cada vez mais ao seu trabalho. 

5. Converse com outras pessoas

Quando você se sentir desanimado, pode ser útil compartilhar seus sentimentos e frustrações com um colega de trabalho ou amigo de confiança. 

Muitas vezes, um colega de trabalho que conhece bem seu ambiente de trabalho pode ajudá-lo a ganhar uma nova perspectiva!

No entanto, tome cuidado para compartilhar informações construtivas em vez de ser desrespeitoso ou depreciativo.

Da mesma forma que conversar com um colega, encontrar um mentor de carreira pode ajudá-lo a entender suas próprias deficiências, áreas em que você pode melhorar e/ou se é simplesmente hora de partir para outra oportunidade. 

Um mentor também pode responder a perguntas relacionadas à carreira e servir como um guia em situações desafiadoras, incluindo a superação do desânimo em sua carreira.

6. Identifique outros fatores

Quando você se sentir desânimo com o trabalho, talvez seja hora de fazer um inventário de outros estressores mais gerais em sua vida. 

Talvez você esteja passando por uma grande mudança de vida ou enfrentando desafios pessoais, por exemplo. 

Além disso, mesmo pequenos estresses em sua vida pessoal podem fazer com que o trabalho diário regular pareça esmagador!

Considere encontrar horários ao longo do dia para praticar o autocuidado, mesmo que você tenha apenas um minuto ou dois. 

Ações pequenas, mas significativas, podem fazer uma grande diferença, como passar um minuto em uma sala silenciosa para respirar fundo cinco vezes ou caminhar pelo escritório ou bairro. 

Geralmente, ter uma boa noite de sono, consumir alimentos saudáveis e se exercitar regularmente também são boas maneiras de praticar o autocuidado.

7. Reveja seu planejamento de carreira

Dê uma boa olhada em sua carreira e nos objetivos que você definiu para si mesmo. 

Seu trabalho atual ainda está no caminho certo ou você fez um desvio de seu caminho ao longo de sua jornada profissional? 

Converse com seu gerente para ver se há maneiras de alinhar melhor seu trabalho com seus objetivos gerais de carreira. 

Seu gerente pode, geralmente, ajudá-lo a encontrar algo mais adequado dentro da empresa. 

Caso contrário, considere outras oportunidades em seu setor que o ajudarão a seguir o caminho certo para seus objetivos e combater o desânimo com o trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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