Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

7 tendências do mercado de trabalho para ficar de olho em 2024

tendências do mercado de trabalho para ficar de olho

Nessa época do ano, muitos já começam a planejar o próximo ano. Os estudos já começam a apontar o que teremos de novidades em 2024, o que inclui também as tendências do mercado de trabalho para ficar de olho.

O cenário corporativo está em constante transformação e, quando se trata de recrutamento e seleção, há muitos desafios para quem busca uma colocação e para os profissionais que procuram os melhores talentos do mercado. 

Um dos pontos de destaque é a escassez de profissionais qualificados, visto que os cargos exigem especializações têm um público mais limitado para ocupar esses papéis. Além disso, a Geração Z tem ocupado mais espaço na força de trabalho e os novos profissionais exigem também uma nova dinâmica. 

Tendências do mercado de trabalho para ficar de olho

Fidelidade, fit cultural e busca por especialização são alguns dos pontos de atenção que irão permear as contratações em 2024. Confira as sete principais tendências segundo a empresa especialista  em recrutamento especializado Robert Half:

1 – Falta de qualificação

Um dos principais desafios para o próximo ano será encontrar profissionais com as qualificações necessárias para atender às vagas. A taxa de desemprego entre profissionais qualificados é quase a metade do que a média geral no país, o que indica que o conhecimento técnico aprofundado é a melhor oportunidade de encontrar uma boa colocação. 

Com isso, a graduação se torna o primeiro passo na chamada educação continuada, que propõe estudos regulares para que os profissionais sigam se aperfeiçoando. E com as oportunidades do Estuda Friday, fazer uma pós ficou ainda mais fácil e acessível, portanto confira as oportunidades das nossas instituições e comece a se preparar. 

2 – Talentos no comando

A escassez na qualificação almejada faz com que os profissionais que, de fato, têm as habilidades desejadas sejam mais disputados. Isso também muda a dinâmica de contratações, visto que eles têm mais opções disponíveis. Esses talentos têm mais clareza sobre seu desenvolvimento profissional e buscam oportunidades que atendam aos seus objetivos de carreira. 

Para as empresas, o desafio é tornar a vaga mais atrativa para essas pessoas. Olhar para as tendências, então, implica em entender o que esses profissionais buscam na hora de tomar uma decisão. Isso inclui fatores como benefícios flexíveis e trabalho híbrido além, claro, de remuneração competitiva. 

3 – Vagas em aberto

Com o déficit de qualificação enfrentado pelo mercado, ficou mais difícil preencher uma vaga. Ainda há um desequilíbrio entre a quantidade de vagas disponíveis e profissionais com as capacitações necessárias. 

Com isso, as empresas também enfrentam problemas de produtividade ao passar mais tempo com as equipes desfalcadas, e veem o impacto em seus resultados. 

4 – Sem mudanças

A instabilidade dos últimos anos transformou o cenário que antes era mais aberto à mudanças. Isso significa que, mesmo depois de participar de um processo seletivo ou ser sondado por outra empresa, é possível que alguns profissionais optem por ficar onde estão, por sentirem que é mais seguro. 

Além disso, com outras oportunidades e propostas, eles podem negociar melhores benefícios em sua posição atual e, se a empresa quiser conter seus talentos, estará mais propícia a chegar aos termos desejados pelo colaborador. 

5 – Funções temporárias

Outra tendência que tem se fortalecendo é a contratação temporária. Segundo pesquisa da Robert Half, tanto empresas quanto profissionais têm visto neste formato uma oportunidade. Para as empresas, permite alocar bons profissionais em projetos específicos, com prazo final pré-determinado. Já para os talentos, oferece mais flexibilidade e aumenta as possibilidades de trabalho. 

Esse formato permite que as empresas se planejem para aumentar seu quadro de colaboradores em períodos de pico, contar com especialistas para situações específicas e ainda conhecer mais a fundo possíveis talentos para criar uma relação a longo prazo. 

Já os profissionais fortalecem seu networking, têm a possibilidade de atuar em áreas diferentes e aumentam sua experiência. 

6 – Alinhamento cultural

Ainda na temática das expectativas dos talentos, a identificação com valores e identidade da empresa se tornou um fator determinante na escolha de uma nova vaga. Esses profissionais são mais criteriosos e não definem uma nova ocupação só pensando em salário, mas sim considerando uma série de fatores relacionados à cultura da organização. 

Seja por conta dos altos índices de burnout, seja por alinhamento social ou preocupação com questões ambientais e inclusão, há uma procura por empresas que tenham propostas alinhadas com esses temas. 

Para as empresas, é uma oportunidade de fortalecerem sua marca empregadora, se destacando para os talentos justamente por seu cuidado com essas questões. Além disso, atrai profissionais que têm mais chance de permanecer, pois se sentem conectados com o propósito da organização.  

7 – Pop-up campus

Quem ainda não está familiarizado com esse termo pode se acostumar, pois as pop-up campus seguirão em expansão no próximo ano. O formato se expandiu a partir das universidades corporativas, que buscam entregar esse conhecimento específico em falta para o mercado de trabalho. 

Já o formato “pop-up” trabalha o modelos híbrido ou EAD, levando o ensinamento para os profissionais onde quer que eles estejam. Assim, eles podem seguir trabalhando e se desenvolvendo ao mesmo tempo. 

Conhecer as tendências do mercado de trabalho para ficar de olho permite que as empresas se preparem melhor para reter esses colaboradores e aumentar o engajamento das equipes. Assim, fortalecem também sua marca empregadora e têm a oportunidade de desenvolver seus talentos internamente. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades