Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Educação Continuada: o que é e como promover

educação continuada

Você provavelmente já ouviu a frase “nunca é tarde demais para aprender uma coisa nova”, não é mesmo? Com as novas tecnologias e o acesso facilitado à educação de qualidade, ela se tornou ainda mais verdadeira. E é nesse contexto que a educação continuada passa a ganhar destaque.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Criada a partir da filosofia de que a aquisição de conhecimento deve ser constante na vida dos indivíduos, a educação continuada tem como objetivo promover o desenvolvimento recorrente das pessoas, seja no âmbito profissional, seja no pessoal.

Mas o que é, afinal, a educação continuada? Para te ajudar a entender melhor o conceito, e também de que maneiras ele pode ser promovido, elaboramos este conteúdo. Continue lendo e confira!

O que é educação continuada?

A educação continuada é um modelo de aprendizagem que tem como principal objetivo a qualificação constante de um indivíduo. Nesse sentido, ela se refere à aprendizagem que acontece após a Educação Básica e a chamada Educação Secundária, momento em que estamos ingressando no mercado de trabalho.

Quando surgiu no Brasil, por volta dos anos 1970, a educação continuada tinha como principal foco a área da saúde, graças aos avanços que eram feitos em um curto espaço de tempo. Diante de tais mudanças, compreendeu-se que os profissionais deveriam continuar aprendendo novas técnicas e se familiarizando com o mercado.

No entanto, hoje em dia, é difícil encontrar uma área de atuação profissional que não seja submetida a mudanças frequentes. Os avanços tecnológicos dos últimos anos transformaram a nossa vida de diferentes maneiras, e, diante desse cenário, a necessidade de educação continuada se expandiu.

Assim, os programas de educação continuada se multiplicaram e se tornaram mais comuns. Eles podem acontecer de diferentes maneiras, dentro e fora do ambiente profissional. Em alguns casos, são as próprias empresas que os desenvolvem; em outros, a motivação parte diretamente do profissional.

Leia também: Já conhece o lifelong learning? Descubra o que é, os benefícios e como empregar na IES

Quais são os tipos de educação continuada?

A educação continuada pode ser aplicada a partir de diferentes programas, cada qual com o seu objetivo específico. A decisão de como aplicá-la depende da instituição e também do público alvo

No entanto, são tipos comuns de educação continuada:

A educação continuada também pode ser aplicada tanto dentro de uma empresa, como parte de um projeto de aprimoramento dos profissionais, quanto em Instituições de Ensino Superior. 

Quais são os benefícios da educação continuada?

A proposta de aprendizagem constante da educação continuada faz com que ela seja um investimento interessante, por diversos motivos. Desde uma maior satisfação pessoal até um aumento significativo dos resultados, a aplicação desses programas oferece uma série de benefícios para o estudante, o profissional e também para a empresa que a promove. 

Abaixo, separamos os principais deles. Confira!

Benefícios para o profissional ou o aluno

A educação continuada apresenta uma série de vantagens para os profissionais a ela submetidos, tanto dentro quanto fora do espaço empresarial. Confira as principais:

  • O desenvolvimento de competências socioemocionais, a partir de atividades em grupo ou de treinamentos específicos para estimular a inteligência emocional, a liderança e a resolução de conflitos;
  • O desenvolvimento técnico, objetivo central da educação continuada, que possibilita que novas técnicas sejam implementadas no cotidiano das empresas;
  • A motivação, uma vez que a educação continuada promove uma maior sensação de avanço profissional e faz com que o colaborador se sinta valorizado pela empresa;
  • A evolução profissional, possibilitada a partir do reconhecimento das habilidades e competências do colaborador, que pode, então, avançar na hierarquia corporativa;
  • A autoconfiança, pelo fato de que a educação continuada é uma maneira de a empresa demonstrar que acredita nas habilidades do colaborador e investe diretamente nela, tornando-o mais apto a lidar com o mercado.

A formação continuada de professores também é uma maneira de garantir que os alunos de uma Instituição de Ensino terão acesso a profissionais qualificados e atualizados quanto às pesquisas da sua área.

Além disso, a educação continuada é uma maneira de garantir a empregabilidade dos alunos e, dessa forma, pode ser um programa implementado já no Ensino Superior.

Leia mais: Qual a importância da educação continuada?

Benefícios para a empresa ou para a IES

A educação continuada também é benéfica para as empresas que as promovem. Isso porque elas possibilitam:

  • A criação de equipes de alta performance, com profissionais e alunos atualizados e mais competitivos, capazes de traçar metas e projetos mais ambiciosos;
  • A criação de um ambiente inovador, onde os colaboradores ou alunos conhecem as necessidades atuais do mercado e podem pensar em soluções mais assertivas;
  • Melhores resultados, a partir de uma equipe mais motivada a trabalhar e estudar de maneira eficiente e alcançar metas;
  • Maiores índices de retenção de colaboradores e alunos, uma vez que eles se sentem valorizados pela empresa e pela IES e motivados a continuar trabalhando e estudando ali;
  • Trabalhadores e alunos mais engajados com o propósito da instituição, uma vez que os treinamentos e preparos constantes também são uma maneira de ressaltar os objetivos daquela empresa ou IES.

Como promover a educação continuada no Ensino Superior?

Muito se fala da criação de programas de educação continuada no ambiente profissional. No entanto, as instituições de educação superior também podem ser responsáveis pela promoção desses programas em seus polos, mesmo antes de o aluno estar completamente formado.

Dessa maneira, ela prepara os estudantes para ingressar no mercado de trabalho, garantindo: 

  • mais autonomia do aluno;
  • maiores chances de contratação;
  • mais segurança para participar de processos seletivos;
  • maior conhecimento de mercado.

Para promover a educação continuada no Ensino Superior, a IES pode apostar em algumas práticas. São elas:

1. Cursos de extensão

Voltados sobretudo para os alunos de graduação, os cursos de extensão universitária visam ampliar os conhecimentos dos estudantes acerca de um tema específico. Quando aplicados em articulação com as necessidades do mercado, eles podem ser um importante diferencial no currículo do recém-formado.

2. Cursos de pós-graduação

Os cursos de pós-graduação, stricto ou lato sensu, são uma maneira de preparar o aluno que acabou de sair da faculdade para o mercado. Eles são uma especialização cada vez mais requisitada e fazem com que o estudante se aprimore tecnicamente.

O aluno também pode optar entre MBA ou especialização, de acordo com as suas prioridades.

3. Cursos livres

Os cursos livres, assim como os cursos de extensão, são uma maneira de fazer com que estudantes que já deixaram o ambiente universitário continuem se aprimorando. 

Eles podem abordar temas importantes para o crescimento profissional de diversas áreas, desde o desenvolvimento de soft skills até o preparo técnico, auxiliando novos profissionais a se destacar em entrevistas de emprego e no dia a dia corporativo.

Agora que você já sabe o que é a educação continuada e como ela pode ser promovida no Ensino Superior, não deixe de conhecer o Blog da Saraiva Educação. Nele, você terá acesso a outros conteúdos ligados ao mundo da educação, além de dicas para a sua IES.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades